Cabelos Pretos: Como Cuidar Corretamente

cabelo preto - Cabelos Pretos: Como Cuidar Corretamente
Cabelos pretos

Dizem por aí que os cabelos pretos não precisam de muitos cuidados, e essa é uma grande mentira. Todo cabelo, seja escuro ou claro, precisa de cuidados, pois o que conta aqui é a estrutura e as condições em que os fios se encontram, e isso é independente da cor.

Assim, os cabelos pretos precisam de reconstrução, cauterização, hidratação e queratinização tanto quanto os loiros.

É lógico que quem quer manter um cabelo loiro bonito vai precisar triplicar os cuidados, pois o processo para atingir esse tom é mais agressivo, porém isso não significa que o cabelo escuro não precise, também, de manutenção.

O cabelo preto, quando não é bem cuidado, acaba ficando com uma aparência de desleixo, pois desbota facilmente, puxando para o avermelhado ou alaranjado, além de ficar sem brilho, sem maciez, com aspecto espigado e ressecado, principalmente nas pontas.

A decisão de pintar o cabelo de preto deve ser bem pensada, pois é uma cor bem difícil de ser clareada e que, a longo prazo, vai acumulando nos fios, deixando-os com aparência ressecada e favorecendo a quebra.

Como manter sempre o brilho do cabelo preto

Para quem tem cabelo preto e quer manter sempre o brilho, uma dica é fazer apenas o retoque de raiz e no comprimento usar um tonalizante da mesma nuance quinzenalmente ou fazer um banho de brilho caseiro, conhecido como “banho de Petróleo”. Assim, dá para evitar o excesso e o acúmulo de tintura no cabelo e mantê-lo sempre com a cor em dia.

Como fazer em casa o banho de brilho caseiro

  • 2 colheres de sopa de tintura (a mesma que você usa para retocar a raiz);
  • 3 colheres de creme branco;
  • 2 colheres de OX de 10 volumes.

Em um recipiente misture tudo, aplique sobre os cabelos mecha a mecha, proporcionalmente. Deixe agir por 5 minutos e enxágue.

Você pode fazer esse banho de brilho quinzenalmente ou sempre que precisar dar um brilho extra nos fios.

  🔥HIDRATAÇÃO CASEIRA🔝🔥
    1. 🔝Hidratações caseiras
    2. 🔝Hidratação profunda caseira
    3. 🔝Óleo de coco no cabelo
    4. 🔝Hidração com azeite
    5. 🔝Cronograma Capilar Oficial

O grande charme dos cabelos pretos é o seu brilho, por isso, é fundamental investir em bons produtos e hidratações para mantê-lo sempre brilhoso e macio! Confira algumas dicas de produtos para cabelos pretos.

Cuidados básicos com cabelos pretos

Use SEMPRE shampoo e condicionador específicos para cabelos escuros ou para cabelos tingidos, se for o caso.

Procure usar shampoos hidratantes e que sejam à base de queratina ou colágeno vegetal, pois eles ajudam a dar brilho, maciez e restaurar os fios.

Indico a linha da [Senscience True Hue] (para cabelos tingidos), seu uso contínuo preserva até 98% a coloração do desbotamento. Protege dos raios UV.

Senscience True Hue - Cabelos Pretos: Como Cuidar Corretamente
Cabelos pretos

Use leave-in também específico e somente no comprimento e nas pontas. Se você fizer uso de chapinha e secador, dê preferência a um leave-in termo ativado, pois o calor dessas ferramentas também desbotam a cor.

Recomendo o leave-in [Truss Alexandre Herchcovitch Hair Protector], que além de ser termo ativado, conta com ativos que garantem nutrição, restauração e proteção da cor dos fios coloridos.

Truss Alexandre Herchcovitch Hair Protector - Cabelos Pretos: Como Cuidar Corretamente

Falando nisso, use SEMPRE produtos que tenham proteção solar, principalmente os finalizadores (leave-in e reparador de pontas). O BB cream para cabelos é uma ótima opção também, acesse o post para saber mais: BB cream para cabelos.

Cabelos escuros precisam de atenção redobrada em relação ao sol, pois ele queima o cabelo, deixando-os avermelhados, desbotados e manchados, além de ressecar os fios.

O [Schwarzkopf Bc Bonacure Repair Rescue Sealed Ends] é uma ótima opção, é o que eu uso, serve para qualquer tipo de cabelo, sobretudo os tingidos e danificados. Ele é um reparador e protetor dos fios, sela as cutículas frisadas, protegendo e promovendo mais brilho e maciez.

Schwarzkopf Bc Bonacure Repair Rescue Sealed Ends 75ml - Cabelos Pretos: Como Cuidar Corretamente
Schwarzkopf Bc Bonacure Repair Rescue Sealed Ends 75ml

Hidratação é fundamental e vai depender do estado do seu cabelo. Se estiver muito maltratado, siga o [cronograma capilar] hidratação, reconstrução e hidratação para recuperar rápido.

Agora se o cabelo tiver apenas ressecado, faça o uso de máscara de hidratação e nutrição semanalmente. Da mesma forma, cauterizações, reconstruções e queratinizações vão depender das necessidades do seu cabelo.

E para hidratação recomendo a máscara maravilhosa da Wella conhecida como (máscara Wella 30 segundos), mas o nome dela é Wella Enrich Self-Warming, a tradução é a máscara de auto-aquecimento. Veja o post completo: máscara Wella 30 segundos. Eu acho essa máscara super prática, porque ele hidrata muito e age rápido.

mascara wella 30 segundos - Cabelos Pretos: Como Cuidar Corretamente
cabelo preto
mascara wella 30 segundos - Cabelos Pretos: Como Cuidar Corretamente
cabelo preto

Você encontra a Máscara Wella 30 segundos na loja Queromuito.com e na nossa loja Patricinha Esperta.

Reiterando, para deixá-lo livre de manchas e desbotamentos, faça banho de brilho ou banho de Petróleo a cada 15 dias (receita passada neste post) ou use tonalizantes. Um ótimo tonalizante é do [Wella Color Touch], que contém tecnologia e ativos com queratina, ceras condicionadoras, que não agridem tanto o cabelo.

Para deixá-lo bem brilhante, use sprays de brilho para finalizar o penteado ou tirar aqueles “arrepiadinhos” que insistem em ficar, sabe? Os sprays de brilho ressaltam mais ainda o brilho e o glamour do cabelo preto, fazem toda diferença no acabamento do look. Um exemplo, é o da [Wella Eimi Spray], que uso e amo de paixão.

Wella Eimi Spray de Brilho Glam Mist 200ml - Cabelos Pretos: Como Cuidar Corretamente
cabelo preto

Outra dica para dar brilho, é dissolver 2 colheres de sopa de vinagre de maçã em meio litro de água fria e, após lavar o cabelo, jogue no cabelo, deixe agir por 2 minutos e enxague novamente com água fria.

O vinagre equilibra o pH do cabelo, fechando as cutículas e aumentando o brilho, além de auxiliar contra a caspa e a queda de cabelo.

O vinagre de maçã oferece multi-benefícios para os cabelos, veja alguns vídeos aonde ensinamos como usá-lo nos cabelos:

Como usar vinagre para acabar com a raiz oleosa

Reconstrução ácida com vinagre de maçã

Use e abuse de reparadores com silicone e óleos vegetais com Argan, NAS PONTAS, pois elas sempre ficam muito ressecadas. Eles são muito bons para manter as pontas hidratadas e alinhadas.

Mais dicas sobre hidratação, nutrição ou reconstrução:

Tom de pele x cabelo preto

Além dos tratamentos capilares, fique atenta ao seu tom de pele ao escolher o nuance: pessoas mais claras ou amareladas não ficam muito bem com essa cor pois pode ser que a palidez da pele fique mais acentuada, mas é claro que existem exceções, né?

Já as morenas, negras e bronzeadas ficam ótimas e, se você quer parecer mais jovem, fuja do preto, pois ele dá um ar mais sóbrio e sério.

pele negra cabelo preto - Cabelos Pretos: Como Cuidar Corretamente

@nnlacewigsgina

Cabelo preto curto

cabelo preto - Cabelos Pretos: Como Cuidar Corretamente

@asagaya3349

Então meninas, essas são as dicas para que seus cabelos pretos fiquem sempre brilhantes e saudáveis! Comentem, deixem dicas e sugestões!

Beijos no coração,

Kika

ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kika @blogdakika

Patricinhaesperta.com.br

Eu acredito na beleza, na beleza que vem de dentro para fora. Na beleza de quando a gente olha no espelho e se senti feliz em não seguir padrões - só feliz com nós mesmas. Acredito em almas bonitas e na beleza da natureza. Amo os animais e as flores. Adoro uma boa vaidade também, afinal, um bom batom vermelho e as unhas feitas deixam os dias mais coloridos. Vem comigo que vou te mostrar um pouco do meu mundo.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.