Os Riscos do Formol

O formol é um composto líquido altamente tóxico,  originalmente utilizado como anti-séptico e desinfetante, que vem sendo utilizado largamente para promover alisamento nos fios ( as famosas escovas progressivas).

Os riscos causados pelo formol são enormes e, segundo a dermatologista  Denise Steiner, a medida que o formol entra em contato com o couro cabeludo o organismo pode absorver a substância e fixá-la em qualquer órgão do corpo humano, o que pode causar graves complicações.

Quando em contato com a pele, o formol pode causar reações alérgicas graves, queimaduras, irritação, vermelhidão, dor e endurecimento da pele, que é responsável pela rigidez e perda de sensibilidade do local exposto.

Em contato com os olhos causa desde irritação leve até a danos irreversíveis na visão.

A inalação do formol é extremamente agressiva para o organismo, podendo causar câncer no aparelho respiratório, problemas na garganta, no nariz, tosse, ferimentos nas vias respiratórias, edemas pulmonares, pneumonia e até morte se inalado em concentrações muito altas.

A exposição freqüente a essa substância leva a graves dermatites, alterações na visão e no fígado, dentre outras coisas.

Por tudo isso é importante prestar atenção nos produtos que o profissional está usando, se tem selo da Anvisa e  se está na concentração adequada, pois o que parece ser a porção mágica para ter cabelos lisos pode causar graves danos a nossa saúde.

Eu já fiz escova progressiva e lembro que na época meus olhos ficaram extremamente irritados, assim como o meu couro cabeludo. Por causa disso venho procurando outras alternativas para deixar os cabelos menos volumosos.

Alguém aqui já teve alguma reação ao formol?

Beijos

Ju Lopes

Os Riscos do Formol
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

30 Comments
  1. Oi Ju! Ta Boa?

    Hoje em dia, a ANVISA, fez bem seu papel de Vigilante, e quase ou raramente encontramos escovas com mais do que o permitido em concentração de formol (o,2%) o pessoal tem se conscientizado dos riscos do formol a longo prazo!

    Beijos

    1. Oi Lucy, tudo bem?
      Concordo que a Anvisa faz bem seu papel mas acontece que alguns salões alteram os produtos para que o cabelo fique mais liso…Já vi várias denúncias sobre isso e já aconteceu comigo!

      Beijos

  2. Também faço progressiva e sempre dá essa reação nos olhos, e meu couro cabeludo SEMPRE descasca todinho… Vou tentar na próxima a progressiva sem formol, porque é muito ruim ficar lacrimejando 🙁

    Beijos

  3. Eu ja tive sim , meus olhos ficaram bem irritados & meu cabelo ficou cheio de caspa (nunca tive caspa) ja fiz 2 progressivas e nao pretendo fazer mais nenhuma COM FORMOL !

  4. marcela arouche disse:

    Eu tô interessada em usar a ghair da Inoar, mas tô com tanto medo… me ajudem… se tiver alguém q já usou me passa a experiencia pelo email: marcelaarouche@hotmail.com, muito obrigada!!! bjis!!!

  5. Olha eu não faço progressiva porque meu cabelo é liso escorrido mas uso formal na base do esmalte vo teq ve quanto que tem nelas…
    mas uma vez eu vi uma reportagem que um profissional falou que o que a anvisa sugere para usar não é capaz de alisar o cabelo…
    gostei do post 😀
    bjooos

  6. Olá!!!

    eu faço escova marroquina em casa, uso o kit da Inoar, mas apesar de ter o selo da ANVISA e conter formol dentro do permitido, meus olhos ficam muito irritados e todas as vezes q lavo os cabelos após a escova meus dedos da mão ficam enrrugados….

    Será que conter o selo da ANVISA é mesmo confiável, já que sabemos que aqui no Brasil quase nada é confiável e tudo gira em torno de propina? Oq acham?

    Bjão

    1. Ju

      Tubo bem, minha xará?rs
      Olha só, a Anvisa é super séria e fiscaliza sim, acontece que muitos profissionais alteram os produtos para que o cabelo fique mais liso. Vou até fazer uma postagem sobre isso pois aconteceu comigo!

      Beijos

      1. hum entendi…

        eu levantei a dúvida, pois a minha marroquina eu faço em casa, comprei o produto da Inoar lacrado e com selo da Anvisa, e mesmo assim meus olhos ardem muito e minhas mãos ficam enrrugadas….

        Mas então deve ser normal, acho q depende da sensibilidade de cada pessoa

        Bjoo 🙂

  7. Recomendo a blindagem, fiz e ADOREI! pena que dura menos que a progressiva com formol, mais vale a pena sim…

  8. Brechozinho da Mel disse:

    Eu fiz selagem nos fios por duas vezes e tive sérias reações, fiquei muito mal com alergia que afetou minha sinusite e rinite, cdescamação do couro cabeludo e inchaço nos olhos, depois disso amiga voltei a velha e boa escova e chapinha rsrs

  9. Ola sou manicure e gostaria de ver uma reportagem sobre FORMOL nos esmaltes pois na minha cidade tem manicures que ja usam queria saber os pos e contras como vc explica na reportagem do FORMOL no cabelo. Obrigada. Beijos

    1. Oi Ivete,

      Prometo fazer essa postagem ainda essa semana, certo?
      Beijos

  10. Não uso nada com formol. Bjos Celinha

  11. Tamiris Muniz disse:

    Olá!!!
    Bom nunca fiz progressiva e nem quero fazer preferiro meus cachos e quando quizer a lisar faço um escovinha rsrs…mas minhas irmas fazem…e uma vez eu no cabelereiro fazendo escova estava ao lado de uma moça que estava fazendo a progressiva e eu tenho riniti nossa meus olhos irritaram e comecei a espirar o nariz coçava muitooo…

    Mas é isso ai galera procure outra coisa pois derrepente alisa o cabelo mas faz mal a saude e de pensar nao é?

    bjos fik com Deus!!!

  12. Oi Ju, uma cabeleileira conhecida teve uma reação tão forte que ficou internada vários dias tomando corticóides e foi proibida pelo médico de reultilizar o produto. Já uma vizinha teve uma descamação que dilacerou o couro cabeludo. Eu já fiz e não tive problemas graves, apenas uma leve descamação que passou em umas três lavagens. Acho que depende muito do profissional também né?

    1. Julliana Lopes disse:

      Oi Cris,

      Eu já fiz mas não faria de novo…Primeiro que o risco não compensa, segundo que a longo prazo acaba com a cabelo.
      Meu cabelo ficou super fraco depois da progressiva e eu gastei um bom dinheiro com cauterização…

      Fora isso, muitos profissionais no intuito de obter um resultado mais liso acrescentam mais formol do que se deve…E aí piora tudo!

      Beijos

      1. Concorco inteiramente com você,tanto que não fiz de novo e não vou fazer. Meu cabelo também ficou fraco e fininho depois da progressiva,um horror! Minha mãe vive fazendo,nos primeiros dias o cabelo dela fica lindomaravilhoso,mas depois de alguns dias,fica horrivel! Ressecado e quebradiço! beijo.

  13. Jéssica Ferreira disse:

    sim eu ja tive irritação provocada pelo formol.E eu gostaria de saber se vc conhece o produo N restore so num lembro a marca, e gostaria de saber se contem formol??

  14. Bom , Eu já fiz escova progressiva mais de 3 vezes .. Sempre dá essas reaçoes , mais nunca tive problemas de saúde .. confesso que a escova progressiva pra mim é a melhor , mesmo com muitos riscos de saude .. Porque o cabelo fica lindo .. principalmente o meu , faço de tudo para a progressiva durar mais .. e dura muito mais tempo do que todas essas escovas .. Até porque é um saco fica de 4 em 4 meses retocando a escova , fazendo aquelas mesmas coisas ..
    Mesmo com isso tudo , tive reaçoes normais por causa do formol .. mais meu cabelo sempre ficou do jeito que eu queria .. Lindo e liso ..

  15. Monica da Silva Oliveira disse:

    Eu uso restauração termica da portier fine o cabelo fica liso, os olhos ardem mas ele é autorizado pela anvisa.Será que ele tem formol ele também é a base de alcool.

  16. Eu comprei um shampoo e condicionador da TIGI efeito liso e um balsámo power(não lembro o nome todo), um pouquinho caro, mas como não sei fazer a escova sozinha…
    uso esses produtos e só seco com o secador e faço a touca e vou maquiar e quando solto o cabelo ele está lisinho. beijo meninas…

  17. Olá! Alguem conhece uma progressiva da marca Portier?? Dizem que é maravilhosa.. obrigada

  18. Gente vamos tomar cuidado pq nao é so em produtos da progressiva q essas loucas poe nao! Se até em esmalte tao pondo imagina se o salao todinho nao ta adulterado por essas xaropes! Nao podemos mais permitir esse tipo d coisa , formol é coisa séria ele pode trazer mtas complicações serias pro organismo se inalado ou em contato com a pele de qualquer maneira ele é absorvido pelo organismo onde pode causar serias complicações! Tem gente que fala q fala q nunca aconteceu nda e que por isso nunca vai acontecer mais é aí q elas se enganam pois ja na primera aplicação os olhos ardem, couro cabeludo,narinas ardendo e etc estes ja sao os sinais q o formol esta entrando no organismo ou seja afetando ja , depois se a pessoa insistir em usar msm q nao seja nela mais se ela continuar entrar em contato cm o produto pd ter certeza q em pouco tempo ele tera algum problema d saude ou ate varios, entao por favor nao use produtos nada com formol só compre produtos fiscalizados e q nao tenham NADA eu disse NADA da substancia! Se quer alisar o cabelo tem tantos alisantes permitidos como guanidina, hidroxido d calcio, tioglicolato d amonia e porque nao usar estes sabendo q sua saude e das outras pessoas nao vai estar comprometida ? Nao seria burrice vc acabar com sua saude e a dos outros usando um produto totalmente perigoso cmo o formol? Entao pessoal vamos ficar d olho no que compramos e qualquer coisa q forem fazer no salão peça pra ver a embalagem a composição so ke sabemos ke elas jogam formol dentro entao qndo abrirem a embalagem deem uma chocoalhada e cheire d longe se começar ardencia nos olhos no nariz e aquele cheiro mto forte é claro tem formol lá! Isso vale ate pra esmalte! Formol além de acabar com sua saude acaba com os fios e em qualquer coisa q vc o utilizar! Vamos alertar todo mundo desse perigo!

  19. o meu ficou lindo ate na 4 vez com a progressiva,depoisssssss aiiiiiiiiiiiiiiiii acabou caiu,afinou, deu mta caspa ficou mto horrivel mesmo mastigado e seco nunca mais entro na progressiva, agora faço em casa a marroquina da inovar fica otimo tem selo da anvisa mas mesmo assim nao deixo cair no couro cabeludo.

  20. fiz 3 vezes na terceira vez fiz uma japonesa vicia mas o meu cabelo deu uma falha e o couro cabeludo esta super sensivel ardendo ate de pentiar entao nas outras vezes nao deu problema nenhum mas essa porque troquei de salao quase os danos foram inrreverciveis.. fica a dica

  21. Essa historia de que uma ou outra escova n¿o tem formol e mentira, mesmo que em pequena quantidade, a cada vez que vc faz a escova esta pequena quantidade se aloja em algum lugar de seu corpo.Hoje estamos enlutados por uma amiga que foi v¿tima desta escova, apos fazer o procedimento, em menos de dois dias faleceu, primeiro paralizou os rins, e assim foi com todos os outros orgaos, ela tinha apenas 30 anos, deixa uma filha linda de 12 anos, uma familia e amigos desolados. ISSO SERVE DE ALERTA, temos outras formas de ficarmos bonitas, n¿o precisamos arriscar nossas vidas. Nossa amiga ja tinha feito v¿rias vezes, achava que era comum e nao tinha perigo, mas esta vez foi a ultima, infelizmente perdemos uma otima amiga por uma coisa ridicula

  22. TIVE REAÇÃO QUE NUNCA OUVI FALAR: MEU ESTÔMAGO FICOU MUIIIITO IRRITADO!
    E AGORA QUE JÁ FAZ CERCA DE TRÊS SEMANAS QUE FIZ, QUANDO LAVO MEUS CABELOS E O CHEIRO FICA MAIS FORTE, MEU ESTOMAGO DÓI!!!
    E MEU COURO CABELUDO ESTA COÇANDO MUITO E SAEM MILHÕES DE CASQUINHAS… NÃO SEI O QUE FAZER………

Leave a Reply

Your email address will not be published.