Categories: Cabelos

Cabelos Lindos em 8 Passos

É desejo de toda mulher ter um cabelo lindo, daqueles de dar inveja, mas a grande maioria não sabe por onde começar. Produtos nós compramos aos montes, mas nem sempre compramos o produto certo, usamos na frequência certa ou da forma correta.

Confiram abaixo 8  passos simples pra ter cabelos de arrasar!

Hidrate!

O cabelo é composto basicamente  por proteínas, lipídeos e água, e todos os dias, devido a fatores ambientais, mecânicos e químicos, os fios perdem nutrientes, inclusive a água, o que compromete a hidratação, deixando o cabelo ressecado, opaco e sem vida. Pra evitar isso é preciso hidratar os fios regularmente, e a frequência vai depender do estado do seu cabelo, mas, na maioria dos casos, uma hidratação por semana é suficiente.

As máscaras de hidratação não precisam ser as mais caras, já que o que se faz aqui é somente a reposição de água, então pode se jogar nos potões baratinhos vendidos em mercados.

Nutra!

Como expliquei acima, o cabelo é formado por água, lipídeos e proteínas, e como há perda diária desses nutrientes, eles precisam ser repostos com certa regularidade. Nutrir os fios, fazendo a reposição lipídica, é essencial pra sua beleza e saúde. A nutrição capilar é feita principalmente com manteigas e óleos vegetais, que podem vir em máscaras ou comprados “puros”, com o cuidado de fazer uso de produtos que sejam 100% vegetais, porque a mistura com óleos minerais é furada, já que os óleos minerais não tratam os fios, só maquiam.

Qualquer tipo de cabelo deve receber produtos nutritivos, o que vai fazer diferença é o tipo de óleo usado em cada cabelo, porque quanto mais fino for o cabelo, mais fina deve ser a textura do óleo a ser usado.

Reconstrua

Em maior ou menor grau, todo cabelo precisa de reconstrução, porque a perda de proteína, mesmo que seja mínima, ocorre sempre, e ela precisa ser reposta. Quem faz uso de químicas capilares, como coloração, descoloração, alisamentos, relaxamentos e progressivas, dentre outros, precisa prestar bastante atenção na reconstrução, porque as químicas capilares geram uma perda de massa grande, o que fragiliza bastante o cabelo.

Existem reconstruções mais ou menos intensas, e a escolha de qual usar vai depender do nível de danos do seu cabelo. Também a depender do estado do seu cabelo é que será definida a frequência da reconstrução, que em casos extremos pode ser semanal, e em casos mais leves pode ser mensal.

Condicionador

Hoje existe uma confusão muito grande sobre usar ou não o condicionador, e se ele pode ou não ser substituído pela máscara. A resposta é depende, porque máscara e condicionador possuem funções bem diferentes, já que a máscara vai tratar e o condicionador vai, além de condicionar, selar as escamas. Se a máscara possuir pH baixo, ela pode sim substituir o condicionador, caso contrário não.

Escolha condicionadores específicos para o seu tipo de cabelo e para os problemas que ele possui naquele momento, pois cada cabelo e cada problema capilar pedem ativos específicos.

As meninas de cabelos oleosos e finos não devem abrir mão do produto, mas ele deve ser aplicado apenas nas pontas.

A Temperatura da Água

Uma coisa importante e que parece irrelevante é a temperatura da água no momento de lavar os fios. A água quente resseca o cabelo e piora, por causa do efeito rebote, a oleosidade da raiz. O ideal é usar água fria, em temperatura ambiente ou, no máximo, morna, pra evitar que os fios sofram ainda mais danos. Ah, e o último enxágue deve ser feito com água fria, pra potencializar o brilho dos fios.

Intervalo entre as químicas

Eu sou ansiosa e entendo a ansiedade de vocês em querer  mudar tudo de uma vez só, até porque já fiz muito isso, mas tá errado, tá muito errado! O cabelo é uma estrutura frágil e a química capilar é extremamente agressiva, imagina então fazer duas ou três químicas seguidas? Tem gente que descolore, tonaliza e alisa no mesmo dia. Tem gente que faz tudo isso, não gosta da cor e quer pintar dois dias depois… Oi? Jura que você vai fazer isso e espera, de verdade, que o cabelo aguente? Não vai aguentar, vai ficar feio, vai ficar frágil e mesmo com o uso de ótimos produtos vai demorar bastante  pra voltar a ser o que era,  e olhe lá se voltar.

Os dermatologistas dizem que o intervalo entre uma química e outra é de, no mínimo, 20 dias, mas eu hoje, depois de muitos perrengues, só faço uma química quando conseguir recuperar, ao menos em parte, os danos da outra. Portanto, muito cuidado e não pesem na mão pra não ter arrependimento depois!

Cuide da Alimentação!

Parece besteira, mas não é, porque a alimentação é a base para um cabelo saudável e bonito, não tem conversa. Não vai adiantar cuidar do cabelo por fora se internamente ele não tem o que precisa pra crescer forte e saudável, então trate de ter uma alimentação saudável, que privilegie os alimentos certos, que são ricos em vitaminas, minerais e proteínas, que são extremamente importantes para a saúde dos fios.

 Filtro Solar

Já expliquei por aqui, e não foram poucas vezes, que os raios solares danificam muito os cabelos, e não só em relação a cor. Claro que o sol desbota o cabelo, e claro que isso não é legal, mas o sol faz bem mais do que oxidar o pigmento. Ele resseca os fios e acelera a perda de nutrientes, o que deixa os cabelos mais frágeis e quebradiços, e isso sem falar que eles ficam sem brilho, ásperos e sem vida.

Combater tudo isso é muito simples: use um protetor solar capilar! Você pode optar por comprar o produto “puro” ou usar um leave-in que ofereça fator de proteção, que é o mais fácil, já que é um tipo de produto que precisamos usar todos os dias.

Parece frescura, mas não é e em pouco tempo vocês notam facilmente as diferenças!

São esses os oito passos para garantir fios mais bonitos e saudáveis!

 

 

 

Cabelos Lindos em 8 Passos
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Corte Para Cabelo Longo: Tendências, Fotos Inspirações

Corte para cabelo longo A gente fala muito por aqui dos cortes para cabelos curtos que estão super em alta,…

3 semanas atrás

Acidificante: O Que É? Como Usar?

Acidificante Desde que postei no meu instagram @blogdakika sobre o [acidificante da K.Pro] recebo muitas perguntas de leitoras que querem…

3 semanas atrás

Acidificante K Pro Resenha: O Que É, Como Age, Como Usar

Acidificante K Pro Olá miossss amores.... Hoje vou falar do [acidificante da KPro]! Quem me acompanha por aqui ou nas…

3 semanas atrás

Fabíula Nascimento Cabelo: Cor do Cabelo, Corte, Fotos Inspirações

Fabíula Nascimento Cabelo A atriz Fabíula Nascimento mudou o cabelo recentemente e agradou seus fãs... A diva que agora desfila…

3 semanas atrás

Capacete De Led Para Queda De Cabelo: Funciona? Antes e Depois

Com o avanço da tecnologia a queda capilar não é mais um problema, já que existem inúmeros tratamentos para prevenir…

3 semanas atrás

Adoçantes Para Dieta: Melhores e Piores. Meus Preferidos.

Olá miossss, amores tudo bem? Eu que tô na [luta para emagrecer] e fazendo dieta com nutricionista, tenho aprendido muito…

3 semanas atrás