Categories: Cabelos

Cabelos Secos e Volumosos – Como Tratar?

5 Votos de 5

Cabelos SECOS e volumosos

Cabelos Secos e Volumosos – Como Tratar?

Nada pior do que os seus fios volumosos ficarem, da noite para o dia, com o aspecto de ressecados. É o terror para qualquer mulher. Primeiro, porque dificilmente você dará conta de lidar com o volume extremo se os fios estiveram desidratados. É preciso cuidar para que haja um equilíbrio dos fios eles voltem a ficar saudáveis e maleáveis novamente. Vamos às dicas para os cabelos secos e volumosos.

Vamos dar inúmeras dicas para que você possa ter de volta os cabelos que sempre sonhou. No início, vai ser preciso um pouco de esforço, mas em poucas semanas você sentirá a mudança nesses cabelos secos e volumosos.

O que fazer quando os cabelos estão SECOS e volumosos

Em primeiro lugar,  é preciso investir em bons produtos. Quando os cabelos secos e volumosos estão muito ressecados, é preciso um verdadeiro tratamento de choque para que as madeixas assumam, novamente, a vitalidade e brilho. O primeiro passo é investir em bons shampoo e condicionador, que são mais hidratantes e próprios para cabelos com volumes. Não se esqueça, também, de uma boa máscara de hidratação. Toda semana, você deverá fazer um verdadeiro ritual em seus cabelos, com uma boa hidratação.

Cronograma capilar

Dependendo do estado do seu fio, não há forma mais eficaz do que se valer do cronograma capilar. Esse tipo de tratamento permite unir três técnicas poderosas, a hidratação, a nutrição e a reconstrução capilar para que seus cabelos secos e volumosos recuperem todos os nutrientes que precisam. A reconstrução capilar, como mostramos abaixo, deverá seguir uma agenda semanal para que seus fios sejam supridos de todas as vitaminas. O ideal é que seja feito de dois em dois dias quando o cabelo está extremamente maltratado. Depois, quando os fios começarem a responder melhor, é só fazer uma hidratação semanal. É bom lembrar os produtos para cada tratamento são diferentes, mas a boa notícia é que  como são mais concentrados, eles devem durar um bom tempo antes que você tenha que investir novamente.

 

                                                  CRONOGRAMA CAPILAR

 

Cronograma Capilar passo a passo Stop 1 Stop 2 Stop 3
Primeira semana 1º Hidratação Hidratação Nutrição
Segunda semana 2º Hidratação Hidratação Nutrição
Terceira semana 3º Hidratação Hidratação Reconstrução
Quarta semana 4º Hidratação Hidratação Nutrição

 

Lavagem dos cabelos

No verão tudo bem, mas quando as temperaturas caem, nossa primeira reação é diminuir bastante o chuveiro para tomar um banho bem quentinho. O problema é quando também abusamos dessa água quente para lavar os cabelos. Nossa dica é que você lave antes ou depois do banho os cabelos, para não cair em tentação e exagerar na temperatura da água. Quanto mais quente for a água, mais ressecados ficarão os seus cabelos. E, consequentemente, também mais volumosos. Então, para que os cabelos secos e volumosos não fiquem ainda pior… olho vivo.

Especialista

Falamos das hidratações em casa, mas se sentir que os seus cabelos secos e volumosos estão muito ressecados, o melhor a fazer é consultar o seu especialista em madeixas. Isso mesmo. Há diversas hidratações poderosas no salão, com produtos profissionais, que farão milagres pelos seus cabelos.

Ampolas

Para quem deseja potencializar essa hidratação, há inúmeras ampolas no mercado para quer apressar a reconstrução dos seus cabelos secos e volumosos. Geralmente, esses produtos agem de três a cinco minutos e garantem ótima reconstrução dos fios. O uso dessas ampolas é muito simples, basta seguir o passo a passo indicado pelo fabricante. Ela poderá ser utilizada no momento do banho, já que o tenho do produto nos cabelos é bem pequeno.

LEAVE-IN ou óleo FINALIZADOR

Depois que fizer as hidratações e outros tratamentos para os seus fios, nada melhor do que manter a hidratação. Para isso, você precisará de um leave-in que protege seus fios contra as agressividades do tempo e também ajuda a reduzir o ressecamento, já que não deixam qualquer resíduo nos fios e além de tudo selam as cutículas. Atualmente, o mercado oferece diversos tipos de leave-in pensando, justamente, na diversidade dos fios da mulher brasileira.

Já o óleo finalizador também é um ótimo doador de brilho e vitalidade para os fios. Mix de óleos essenciais são vendidos no mercado com a promessa de fazer maravilhas pelos fios. Bastam algumas gotinhas para que os cabelos fiquem ótimos e sem o aspecto de frizz.

Tratamentos químicos

Para acabar com o ressecamento dos fios volumosos, o melhor a fazer é primeiro tratar os cabelos secos e volumosos para depois investir em um tratamento químico como tinturas, alisamentos ou relaxamentos. Tudo porque o produto, ao entrar em contato com um fio fragilizado, abre ainda mais as cutículas, fazendo com que fiquem espigados e sem vitalidade. Primeiro faça as hidratações e cuide do seu fio. Depois, você pode experimentar o tratamento que deseja, mas sempre se lembrando de hidratar os fios a cada semana.

No momento do sono

Cabelos secos e volumosos e desidratados tendem a ficar piores  depois de uma noite de sono. Se for possível, penteie seus fios com um pente de madeira e lance mão de algumas gotinhas de óleo finalizador. Depois faça uma trança e vá dormir. Você verá que, no dia seguinte, eles estarão bem maleáveis e com menos volume.

Spa para cabelos

Atualmente, diversos salões de beleza estão oferecendo o spa para cabelos, um tratamento que tira o excesso de produtos acumulados no decorrer dos meses e que acabam fazendo muito mais mal do que bem para os cabelos secos e volumosos. Com produtos adstringentes, eles fazem essa limpeza profunda, mas ao mesmo tempo também doam hidratação com uma técnica específica. É ótimo para não só domar os seus fios, como também dar maior vitalidade a eles.

Corte

Se os seus cabelos estão impossíveis e além de bastante ressecados, com pontas duplas, o melhor a fazer é um bom corte. Além dos fios ganharem força, as hidratações e outros tipos de tratamento ficarão mais aparentes em seus fios.

Receita de hidratação em casa

Que tal algumas receitinhas para você fazer em casa e hidratar e nutrir os seus cabelos secos e volumosos.

Óleo de coco e azeite

Misture 50 ml de azeite com 50 ml de óleo de coco

Aqueça por 30 segundos no micro-ondas e passe nos cabelos. Deixe agir por pelo menos uma hora. Depois lave os fios normalmente com um shampoo e um condicionador específico para o seu tipo de madeixa.

Lanolina e ovo

50 ml de lanolina e um ovo. Bata os dois ingredientes no liquidificador e passe a mistura nos fios. Deixe agir por 30 minutos e depois enxague e lave com seu shampoo e condicionador costumeiros.

Iogurte natural e óleo de semente de uva

1 copo de iogurte natural e 3 colheres de óleo de semente de uva. Misture bem os dois ingredientes e passe nos cabelos. Deixe agir por 30 minutos e enxague.

Bepantol com creme de hidratação

Utilize o creme de hidratação de sua preferência, e específico para o seu cabelo, e misture com uma colher de bepantol. Lave os cabelos normalmente e depois passe essa mistura, que deverá ficar no cabelo por pelo menos uma hora. Enxague novamente e passe um leave-in de sua preferência.

Máscara de maisena

Quatro colheres de maisena e 100 ml de água. Essa máscara, também conhecida como touca de gesso, é um tratamento de hidratação emergencial para quem está com os fios bem ressecados. Misture os dois ingredientes até que dissolver bastante e leve ao fogo para engrossar. Desligue, deixe esfriar e passe nos cabelos. Deixe agir por pelo menos uma hora. Depois, retire com água fria e penteie os fios como de costume, não se esquecendo de um bom leave-in.

Mel e azeite

Duas colheres de mel, duas colheres de azeite. Misture bem os ingredientes e passe nos cabelos já lavados previamente. Deixe agir por 40 minutos e depois enxague com água fria. Essa máscara dá brilho e vitalidade aos fios.

Abacate e óleo de argan

Meio abacate e duas colheres de óleo argan. Bata os ingredientes no liquidificador, até que forme um creme. Passe em todo o cabelo e deixe agir por uma hora. Depois enxague com água fria ou morna.

Leite

150 ml de leite e um borrifador. O leite é uma proteína ótima para os fios porque doa brilho e também nutrição. Você deverá borrifar os cabelos com o produto e colocar uma touca. Deixe agir por 30 minutos e depois enxague.

Queratinização e cauterização

Você pode também optar por um desses tratamentos, que são ótimos para fios extremamente ressecados e volumosos. A queratinização é um tratamento de choque, que devolve aos fios toda a queratina roubada pelas químicas e ações do tempo. Além de hidratar, a queratinização também reconstrói os fios.

Já a cauterização é uma técnica que devolve aos cabelos secos e volumosos as proteínas e vitaminas perdidas com as diversas agressões sofridas.

Tanto uma quanto a outra pode ser feita em casa, mas nossa indicação, caso o seu cabelo esteja precisando demais de uma força para voltar a ter vitalidade, é procurar um salão especializado.

Como você viu, só terão cabelos secos e volumosos se quiser. Nossa dica é que quanto mais cedo você investir em tratamento, também mais depressa os seus fios responderão. Então, corra para recuperar rapidamente os seus fios. Você poderá fazer uma máscara diferente a cada semana. Nossa promessa, com todos esses tratamentos e também dicas, é que logo logo as suas madeixas estarão lindas, com volume controlado e cheias de brilho.

Cabelos Secos e Volumosos – Como Tratar?
5 (100%) 5 Votos

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

BB Cream: Qual o melhor? Benefícios, Como Usar?

BB Cream: qual o melhor? 🧐 ✅ Benefícios, como usar, dicas para ter uma pele de rica 🙋 Se produtos baratinhos…

2 dias atrás

Velashape: Como Funciona? Benefícios ✅

Eliminar o aspecto casca de laranja da celulite, quebrar e dissolver a gordura localizada e tonificar a pele, acabando de…

2 semanas atrás

Cosméticos coreanos que fazem sucesso no mundo

Cosméticos coreanos mais procurados. Uma solução que tem se destacado no mundo da beleza são os cosméticos coreanos. Em Nova…

2 semanas atrás

Como Parar de Roer Unhas? ✅

Como Parar De Roer Unhas Guia completo ✅ Ninguém sabe muito bem o motivo e nem quando exatamente começou, mas…

2 semanas atrás

Shampoo a Seco Caseiro ✅ Vídeo Passo a Passo

Shampoo a Seco Caseiro Amido de milho? Farinha de trigo?! Fermento em pó?! Talco?! Sim, nós mulheres encontramos soluções pra…

2 semanas atrás

Shampoo A Seco: Melhores, Tipos, Resenhas, Como Usar, Benefícios

Já falei por aqui algumas vezes que meu [cabelo é oleoso e fino] - e não é fácil administrar a…

3 semanas atrás