Categories: Cabelos

Calvície: Tratamentos para combater

Calvície: Tratamentos para combater

A alimentação, o comportamento psicológico, o comportamento social, os cuidados especiais, os fatores genéticos e os fatores hormonais influenciam diretamente na quantidade de fios de cabelo que você possui no seu couro cabeludo. Nem sempre é possível evitar a calvície capilar, que consiste no enfraquecimento dos fios e na desativação dos folículos pilosos, atingindo tanto homens quanto mulheres, mas é possível adiar a sua chegada. Nos casos mais simples, o tratamento tópico estimula a ativação dos folículos pilosos, ao passo que na calvície mais grave, somente o implante capilar resolve a questão que pode abalar a auto-estima de qualquer pessoa.

Tratamento Tópico

Para quem possui falhas ao redor do couro cabeludo e não uma calvície capilar generalizada, seja por causa da alimentação, do comportamento psicológico, do comportamento social, da falta de cuidados especiais, dos fatores genéticos ou dos fatores hormonais, é possível realizar um tratamento tópico para estimular os folículos pilosos a ficarem ativos novamente e produzirem novos pelos nestas regiões falhadas. Para este tratamento tópico, existem shampoos, máscaras, condicionadores, cremes e óleos com ingredientes específicos para promover o estímulo ao couro cabeludo, dos quais se destacam os seguintes ativos: 0 17 alfa estradiol, o cetoconazol, o corticóide, a finasterida, a flutamida, o nitrogênio, o revivogen, o rubefaciente e o ultrastop.

Destes nove, a finasterida, por exemplo, trata-se de uma substância que ativa e fortalece cerca de 86% dos folículos pilosos que estão enfraquecidos, impedindo a evolução do quadro de calvície capilar. O tempo de tratamento tópico varia entre um e dois anos. Podem ser utilizados também os suplementos que são consumidos oralmente e fazem efeito no organismo, como é o caso do Hairgrow e do Pill Food. A escolha não é realizada pelo paciente, mas sim pelo profissional do ramo que fará exames para identificar a melhor solução para cada caso. Em conjunto, é recomendado melhorar a qualidade da alimentação, fazer exercícios físicos, diminuir o estresse, diminuir o consumo de cigarros e diminuir o consumo de bebidas alcoólicas, que são fatores que também influenciam na aceleração da calvície capilar ao longo da vida, favorecendo as entradas e as falhas.

Implante Capilar

Para quem já está em um estágio mais grave de calvície capilar, ou seja, com grandes falhas ao redor da cabeça ou completamente careca, uma solução mais radical é o implante capilar, que foi desenvolvido em meados do ano de 1996 e desde então contribui para a melhoria da auto-estima dos homens e das mulheres. Mas, a técnica de implante capilar é mais recomendada para quem teve a produção de folículos pilosos comprometida parcialmente ou integralmente, de forma definitiva, sem chances de novos fios voltarem a crescer através de tratamentos tópicos. Até há algum tempo atrás, o implante capilar poderia ser feito através da colocação de tufos de fios em uma mesma área nas regiões que estavam comprometidas, mas, oferecendo resultados bastante artificiais.

Com o intuito de parecer mais natural, ao longo do tempo o implante capilar foi sendo aprimorado e hoje em dia é realizado apenas fio a fio. Cada um dos fios utilizados no implante capilar é retirado do próprio couro cabeludo da pessoa que está fazendo o tratamento. Isso significa que cada fio de cabelo implantado é arrancado desde a raiz de uma outra área que não foi atingida pela desativação dos folículos pilosos. Desta forma, cada fio de cabelo implantado passa a se comportar como um fio de cabelo normal, crescendo normalmente, como se a região nunca tivesse ficado falha antes. Pelo fato do implante capilar se tratar de uma cirurgia, é necessário anestesia local e sedativo. Só que não há internação e nem necessidade de raspar os cabelos, mas as atividades normais devem ser retomadas em cinco dias apenas, por conta dos cuidados especiais.

Calvície Feminina: Tratamentos

O tratamento da calvície feminina é determinado pela causa do problema, porque para cada causa existe um tratamento diferente. Atualmente, existem inúmeros tratamentos para esse problema, como medicamentos de uso oral, loções de uso tópico, laserterapia e o microtransplante capilar. É preciso ressaltar que, quando a calvície é de origem genética, dificilmente um  tratamento clínico fará os fios crescerem novamente, mas o tratamento pode interromper a evolução da calvície.

Um medicamento que vem sendo bastante utilizado é a finasterida, que é eficaz no controle da queda dos fios e consegue, em alguns casos, fazer uma repilação, que transforma pelos finos em pelos normais. Ela não é indicada para mulheres em idade fértil, já que pode causar problemas em casos de gravidez. O minoxidil ajuda muito também, sobretudo se for associado com outros tratamentos, já que ele estimula a circulação local e retarda a queda capilar. O lasecomb também estimula a circulação local, o que retarda a queda dos fios e aumenta a espessura dos fios finos, muito comuns em quem tem calvície. Para quem deseja uma solução definitiva, há o microtransplante capilar, que é indicado para calvície de grau II e III e para casos de alopecia cicatricial. É importante saber que mesmo quando realiza-se o microtransplante é indispensável fazer, concomitantemente, um tratamento clínico para estabilizar a queda, porque o que a cirurgia fará é aumentar o volume de cabelo, mas é preciso algo que estabilize a queda.

Calvície: Tratamentos para combater
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Tags: cabelo crescer rapidoCabelos crescer
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Sobrancelhas Postiças – Como Usar, Cuidados, Onde Vende, Valor

Sobrancelhas Postiças – Já ouviu falar? Nosso rosto é sem dúvidas a porta de entrada de qualquer lugar. Ter falhas…

2 dias atrás

Máscara Wella 30 segundos Resenha

Máscara Wella 30 segundos resenha Olá, amoreeee! Se você é como eu, vive numa correria danada, sabe bem que cuidar…

2 dias atrás

Manchas nas Axilas? Como Evitar

As mulheres possuem alguns dilemas comuns de beleza, e um deles é a axila escurecida e manchada. Sim, ela fica…

2 dias atrás

O que é Ballet Fitness?

Entre as opções de atividades aeróbicas disponíveis nas academias, está o ballet fitness, que consiste em uma espécie de dança…

2 dias atrás

Batom Líquido Matte: Os Melhores, Resenhas, Preços

O batom matte é uma tendência que realmente veio pra ficar e está na boca de mulheres em todo o…

2 dias atrás

Caneta Delineadora: Qual A Melhor? – Marcas, Resenhas, Preços

Caneta Delineadora: O Guia Completo? Você sabia que o Brasil é o terceiro país que tem o maior mercado consumidor…

2 dias atrás