Categories: Cabelos

Caspa: Como Lidar?

Caspa, como lidar? Cada vez mais vejo pessoas reclamando da caspa, isso quando não vejo o cabelo repleto de pozinho branco, um verdadeiro desastre, que afeta pessoas de todos os sexos, idades e regiões.

A caspa, pra quem não sabe,  é uma manifestação mínima da dermatite seborreica que se manifesta sob a forma de lesões avermelhadas, descamações acentuadas e pruridos no couro cabeludo. Ela pode ser seca, que é quando aparecem aqueles pozinhos brancos, ou gordurosa, que acarreta inflamações e crostas úmidas no couro cabeludo.

Ainda não se sabe ao certo o que causa a caspa, mas acredita-se que o seu aparecimento está ligado a um fungo chamado pityrosporum ovale, que é normalmente encontrado no couro cabeludo, mas que passa a ser produzido em maiores quantidades.

Além disso, situações de baixa imunidade como o estresse, depressão e a ansiedade agravam o problema. Os distúrbios  hormonais ou glandulares, a gravidez, as químicas capilares, a utilização de produtos inadequados, os processos alérgicos e a ingestão de gordura em excesso também são fatores ligados ao aparecimento da caspa.

O excesso de produção de sebo pelas glândulas sebáceas, que  deixa o couro cabeludo oleoso,  faz com que as descamações fiquem aderidas à pele, o que agrava ainda mais a situação.

Para contornar o problema  é preciso usar diariamente shampoos com princípios ativos como o piritionato de zinco, o octopirox,  o cetoconazol,  a sulfacetamida sódica, o sulfeto de selênio, o ácido salicílico, o enxofre e o alcatrão.

Em casos mais graves é preciso procurar um dermatologista, que irá receitar loções a base de corticosteroides ou sulfacetamida. Quando há crostas espessas é necessário usar alguns produtos como os  ceratolíticos, creme com enxofre, ácido salicílico, loção salina com fenol, dentre outros, para removê-las.

Lavar os cabelos todos os dias é essencial e funciona como medida preventiva, sobretudo para quem possui cabelos oleosos, pois é preciso eliminar as escamas com a mesma velocidade em que elas se formam. Para lavar os cabelos a água não pode ser muito quente para não estimular ainda mais a oleosidade e piorar a descamação.

Quando no início,  essas simples medidas minimizam sensivelmente a situação, mas quando não há esse cuidado a caspa vai piorando e pode levar a um processo inflamatório intenso que acarreta inúmeros problemas, inclusive a queda capilar.

Existem várias linhas comerciais, dessas que vendem em mercados e farmácias, indicadas para cabelos com caspa, mas eu ainda acho que esse tipo de produto só é indicado para quadros leves ou iniciais da caspa. Para quadros mais intensos ou recorrentes, o melhor é optar por produtos que são, na verdade, medicamento, como o shampoo de cetoconazol, por exemplo, que é vendido em farmácias e age muito bem nesses casos, melhorando sensivelmente o problema de maneira rápida.

Outros shampoos, com outros ativos, também podem ser utilizados, como os shampoos e sabonetes de enxofre, por exemplo, que são baratos e agem muito bem nesses casos, mas o ideal mesmo é procurar a ajuda de um dermatologista, que é quem vai indicar corretamente o melhor produto para cada caso.

Beijos

Ju Lopes

ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Que pente que me penteia?
Pare de lutar contra os cabelos secos já!
Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Postagens recentes

8 Nutricionistas de Campinas Que Valem A Pena Você Seguir no Instagram

8 perfis de nutricionais para você seguir no Instagram Olá miosss amores, tudo bem? Primeiro, quero agradecer muitíssimo o carinho…

6 horas atrás

Quando Desistir de Descolorir?

Quando Desistir de Descolorir? Tem hora que não da né gente! O Cabelo está às mínguas de judiado, danificado ao…

13 horas atrás

Transport Benefícios, Como Usar, Quantas Calorias Queima

Amores, hoje vou falar pra vocês do transport (elíptico), quais seus benefícios, como usar e quantas calorias queima. Esse é…

3 dias atrás

O Melhor Exercício e Dicas Pré e Pós Treino

Olá miossss amores, tudo bem? Se você é minha leitora sabe que prometi fazer um registro diário do meu treino…

4 dias atrás

Meu Desafio de Emagrecimento: Dieta e Treino

Olá, MIOSSSS AMORESSSSSS!!! Tem alguém aí querendo emagrecer? Eu sei que já faz um bom tempo que eu deixei de…

5 dias atrás

Chega de Cabelo Curto Arrepiado nas pontas!

Cabelo Curto Arrepiado nas pontas Os cabelos curtos são tão quistos como forma e comprimento de cabelo, tanto quanto os…

1 semana atrás