Menu
in

Como Escolher o Shampoo Certo: O Guia Completo

escolher shampoo certo

Como escolher o shampoo certo?

As novidades têm sido cada vez maiores em relação ao mundo dos shampoos, e nós, mulheres, ficamos totalmente perdidas sobre cada função que eles têm. Antigamente podíamos comprar o melhor shampoo e saberíamos que ele funcionaria apenas para limpar, hoje são inúmeros os objetivos deles, desde limpar até prolongar o liso, a cor, entre outras funções.

Cada mulher possui um tipo de fio, então além das tecnologias avançadas em relação aos shampoos, precisamos tomar o cuidado de escolher produtos que sejam corretos para o nosso tipo de fio e dano capilar. Por isso, saber para que cada um deles serve, é uma boa forma de entender qual o momento que você pode aplicá-los.

Para te ajudar, fiz um guia #completo para você entender de vez a diferença entre os shampoos.. É hora de desmitificar estes produtos e escolher de vez o certo para seu tipo de cabelo! Vem comigo.

Qual o Seu Tipo de Cabelo? 🧐

escolher shampoo certo

O primeiro passo é saber qual, exatamente, é o seu tipo de cabelo? Ele é liso, ondulado, cacheado, afro, grosso, fino?

escolher shampoo certo

E qual o problema capilar e estado do fio?

Além das características do cabelo, é preciso considerar qual é o estado do fio? O fio está danificado? É quimicamente tratado? É oleoso ou normal? O quem sabe, seco nas pontas e oleoso na raiz?

escolher shampoo certo

Estabelecer isso é essencial porque, por exemplo, um shampoo para cabelos lisos não vai dar certo em cabelos cacheados, já que cada um exige tratamentos diferentes.

Da mesma forma, uma menina de cabelos oleosos não pode usar um shampoo para cabelos secos, senão a oleosidade piora e o cabelo que deveria ficar limpo, acaba pesado.

Cabelo cacheados tendem a se dar melhor com shampoos nutritivos, que são ricos em óleos, manteigas vegetais ou ceramidas.

Já os cabelos oleosos e mais finos respondem melhor a shampoos com agentes que refrescam o cabelo e com textura leve, que não pesam nos fios mas garantem a limpeza e reposição de nutrientes.

Além disso tudo… Qual Efeito Você Quer?

shampoo certo

Você quer um shampoo que ajude a manter o cabelo alinhado?

Ele existe!

Quer um shampoo que ajude a doar volume para os fios?

Ele também existe!

Saber o efeito que se deseja é essencial pra escolher o produto certo, então você precisa ter em mente o que quer.

Qual o melhor shampoo para meu tipo de cabelo?

escolher shampoo certo

Você Tem Alguma Química nos Fios?

#Cabelos quimicamente tratados exigem shampoos especiais.

Qualquer química capilar altera o pH dos fios, e na maioria dos casos isso significa um pH mais alto, ou seja, um pH alcalino, que deixa as escamas dos fios mais dilatadas.

Se as escamas estão dilatadas, os fios ficam mais vulneráveis, de modo que os fatores que causam o ressecamento acabam tendo uma ação muito mais intensa, o que resulta em ainda mais ressecamento.

Assim, o certo é usar um shampoo mais ácido, pra “reduzir” essa alcalinidade, e é aí que tá o problema, porque a grande maioria dos shampoos possuem um pH um pouco mais alto, o que piora ainda mais o ressecamento!

Os shampoos de pH neutro também são boas pedidas, mas é preciso ficar atento, sempre, ao pH dos shampoos e a indicação de cada um deles!

Melhores shampoos para cada tipo de cabelo

shampoo certo

#Cabelo danificado

Se o cabelo tiver danificado possivelmente responderá melhor a um shampoo com ativos reconstrutores, como:

  • Complexo de Aminoácidos
  • Queratina
  • Ceramidas
  • Colágeno
  • Intra-Cylan
  • Ácido Glutâmico

>> Cabelo Danificado: +50 Posts Que Vão Salvar Seu Cabelo

shampoo certo

#Se o cabelo é colorido:

Se o cabelo é colorido responderá melhor a um shampoo com ativos ajudem a evitar o desbotamento e manter a cor intensa por mais tempo, sendo eles:

  • Óleo de Damasco: ajuda a prolongar a cor e a proteger e suavizar a superfície do cabelo.
  • Ativos com filtros UV: ajudam proteger a cor dos raios solares que ressecam os fios e causam o desbotamento precoce da cor.
  • Vitamina E: combate os agentes oxidantes que causam o desbotamento precoce da cor.
  • Pantenol: durabilidade e brilho a cor.
  • Tocoferol: promove proteção da cor e aumentar a sua durabilidade.
shampoo certo

#Se o seu cabelo tem progressiva ou alisamento:

O ideal é que o shampoo tenha fórmula sem sal e com Ph baixo, contendo ativos reconstrutores que ajudem a repor o que os fios perderam no processo de alisamento, e também ativos que mantenha o liso por mais tempo, sendo eles:

  • Queratina: age na estrutura dos fios, recuperando a fibra capilar.
  • Glyoxyloyl Carbocysteine: base ácida que permite alinhamento da fibra capilar com ação térmica do secador e da chapinha.
  • Pró Vitamina B5: forma uma camada protetora e melhora o condicionamento dos fios ajudando a manter o liso livre de pontas duplas por mais tempo.
  • Arginina: ajuda a repor a massa capilar perdida, forma uma película protetora que fecha as escamas e fortalece o cabelo.
  • Óleo de Açaí: nutre de dentro para fora, deixa os fios sedosos, fáceis de pentear.
shampoo certo

#Se o cabelo é oleoso:

Já os cabelos oleosos respondem melhor a shampoos com agentes que refresquem o couro cabeludo e com textura leve, que não pesam nos fios mas que garantem a limpeza e reposição de nutrientes. Ativos benéficos:

  • Extratos de Alecrim: controla a oleosidade excessiva.
  • Panthenol: tonifica e regula a oleosidade.
  • Extratos de Chá Verde: purifica e refresca o couro cabeludo.
  • Hortelã: remove a oleosidade excessiva.
  • Erva Doce: controla e equilibra a produção excessiva de óleo.
  • Gengibre: limpa suavemente o couro cabeludo e ajuda a controlar a oleosidade

>> Shampoos Para Cabelos Oleosos: Os Melhores

Escolher o Shampoo Certo

#Se o cabelo é loiro ou descolorido

O cabelo loiro, natural ou tingido, tem tendência ao ressecamento e desbotamento da cor. Como aliado, existem os shampoos para loiras com ativos que ajudam na reposição de lipídios e preservam a cor e doam brilho. Só use shampoo com pigmentação perolada ou branca, pois o loiro tende a absorver pigmentação. 

Com o tempo o loiro tende a trazer uma tonalidade amarelada muito feia aos fios, ainda mais se o loiro for tingido. Bem, para evitar que isso aconteça, escolha um dia da semana para usar um shampoo com pigmentação violeta ou azul. Esse shampoo neutraliza os tons destoantes do loiro, como o amarelo e preservam por mais tempo a cor e brilho. 

Confira o post que eu fiz com algumas indicações: Cuidados com meu cabelo loiro.

O universo de produtos as loiras é bem amplo, fique de olho no site cabelosloiros.com.br e na categoria cabelos loiros aqui do site para conferir as indicações de produtos e dicas.

Escolher o Shampoo Certo

Ruivas

Essa cor de cabelo também exige bastante cuidado, pois é muito fácil o ruivo desbotar com o passar do tempo. O shampoo ideal nesse caso é aquele direcionado para cabelos vermelhos ou coloridos.

O segredo para prolongar a cor do ruivo é o cuidado na hora de lavar, é importante que limpe bem os fios sem agredir a cor… Por isso, é indicado primeiro o uso do shampoo neutro, que limpa de forma neutra e suave. Somente depois que você vai de fato tratar os seus cabelos, utilizando o shampoo específico de tratamento para ruivas ou coloridas. Senão não, os dias estarão contados para seu ruivo ganhar aquela aparência horrível de “água de salsicha”.

Escolher o Shampoo Certo

Morenas

Os cabelos tingidos de preto também têm sua tendência: a opacidade. Mas tem solução. O ideal é optar por um shampoo que limpe de forma suave, mas que traga brilho e reposição de nutrientes aos fios. Adquirir shampoo para cabelos pretos é uma saída lógica, mas não é o maior trunfo que você pode usar a seu favor…

Pode lavar as madeixas escuras com shampoo para cabelo colorido, mas os livre de pigmentação, neutro e transparente, ok? Esse produto traz exatamente o que você precisa: luminosidade, brilho e hidratação. Procure mantê-los bem limpos e escovados para refletir o brilho. Desse modo, você dará de novo vida aos cabelos.

Castanhas

Apesar de ser uma cor que desbota menos do que as demais, de forma alguma deve ficar sem seu o seu shampoo especifico. Um exemplo é o Shampoo da Amend Castanho Brilliant. É possível encontrar de outras marcas, eles auxiliam a preservar e a reavivar a cor do castanho por mais tempo e doam brilho.

O shampoo certo: a diferença entre limpar e tratar

Não são todos os tipos de shampoos que cumprem o papel de limpeza dos fios. É comum ver muitas pessoas utilizando shampoos de tratamento para limpar os cabelos e isso está errado, pois eles não retiram a sujeira e os resíduos dos fios.

O único que irá limpar verdadeiramente é o shampoo transparente – aquele que, quando aplicado na palma da mão, não apresenta coloração. Na dúvida, apele para o shampoo de bebê, que possui aparência similar e efeito idêntico, além de ser neutro e com aroma suave.

A segunda variedade disponível no mercado é o shampoo translúcido. Trata-se de uma versão com tonalidade perolada e que tem como finalidade o tratamento do cabelo e não a limpeza.

Por fim, há o shampoo de textura leitosa, que também só trata, mas é mais pesado e denso do que as demais variedades mencionadas.

Abaixo confira mais detalhadamente esses tipos de shampoos e seus objetivos:

shampoo certo

Shampoo de tratamento e shampoo de limpeza

Eu costumo separar os shampoos em basicamente duas categorias: os que limpam muito bem e os que tratam. Claro que os shampoos de tratamento limpam, mas prefiro ter um shampoo específico pra isso, que geralmente é um shampoo super baratinho e transparente.

Já os shampoos de tratamento possuem uma textura mais cremosa ou perolada. Existe um cuidado em relação a isso porque esse tipo de shampoo, via de regra, tende a pesar nos fios, o que pode ser complicado para as meninas de cabelos lisos e finos. Todos são assim? Não, por isso é bom conhecer os tipos de shampoo, os tipos de ativos e o que eles proporcionam.

shampoo certo

Shampoo sem sulfato

Quando o shampoo não tem sulfato a diferença é que ele não fará tanta espuma. Eles promovem a limpeza, mas é mais suave. Muitas pessoas não gostam dessa sensação de lavar a cabeça sem espuma. Mas, costumam fazer para os cabelos cacheados ou ressecados. Por ser natural, pode ter alguns efeitos colaterais, por isso é importante que você procure conhecer mais do produto que for comprar.

shampoo certo

Shampoo antirresíduos

Esse shampoo garante que nenhuma impureza continue em nossas cabeças. Que acaba sendo necessário quando usamos muitos finalizadores, já que seus resíduos ficam impregnados nos fios. O ideal é usá-lo a cada duas semanas ou antes de um tratamento capilar, pois remove excesso de resíduos e abre as escamas facilitando a absorção de nutrientes.

Cabelos com progressivas, alisamentos devem evitá-lo, pois esse shampoo abre a cutícula fazendo com que a química seja parcialmente removida. Quem possui coloração também não pode, pois pode perder com mais facilidade a cor.

shampoo certo

Qual a função dos shampoos que possuem óleos naturais?

Hoje podemos contar com muitas linhas que utilizam algum tipo de óleo natural, tanto nos finalizadores, quanto nos shampoos. A importância deles é para cada detalhe que você precisa cuidar nos fios.

No caso dos shampoos, que possuem óleo de melaleuca, ele poderá ajudar as mulheres que têm problemas suaves no couro cabeludo.

No caso dos shampoos que possuem o óleo de macadâmia, argan ou ojon, esses vão servir para cabelos que são ressecados ou que possuem algum tipo de tintura, deixando-os mais tratados e hidratados.

Mas em todos os casos, de shampoos que possuem algum tipo de óleo natural, todos eles servem para termos os fios mais hidratados.

shampoo certo

Shampoos em bálsamo, para que servem?

Esses produtos possuem uma textura bastante leve se comparado com outros produtos. Shampoos que possuem essa característica têm como principal objetivo limpar. Além dos bálsamos, podemos encontrar também os que são em creme, ou em balm.

shampoo certo

Como ele possui uma textura leve, é indicado, principalmente, para mulheres que possuem a pele do couro cabeludo um tanto sensíveis, ou que estejam frágeis. Servem também para mulheres que pintam os fios e, principalmente, para as que possuem megahair, porque a limpeza precisa ser feita de forma leve nesses casos.

Shampoo hidratante (perolado)

Esse shampoo limpa de forma mais suave é indicado para cabelo seco ou ressecado. Cabelos cacheados e com muito volume se beneficiam deste shampoo, já que possuem textura mais tensa e podem pesar mais nos fios e oferecer mais controle. É usado em tratamentos específicos de nutrição ou hidratação, onde o fio é preparado para receber uma carga de nutrientes umectantes. É encontrado também em versões para cabelos coloridos e quimicamente tratados.

shampoo certo

Shampoo transparente

São parecidos com os de bebê, não tem quase nada de cor. Eles limpam muito melhor que os perolados e alguns até tem um pouco de hidratação. A vantagem é que ele limpa muito bem e não resseca tanto como um shampoo antirresíduo. Quem tem progressiva ou cabelo colorido se beneficiará mais com esse tipo de shampoo para limpeza.

Shampoo com função específica (leitosos)

Esses são aqueles para características próprias do couro cabeludo, como o anti-caspa, para cabelos tingidos, super hidratantes. O ideal é que você encontre um que atenda a sua necessidade. Caso a disfunção do seu couro cabeludo seja muito grande, como um excesso exagerado de oleosidade é interessante que procure um dermatologista, que pode indicar um produto adequado.

shampoo certo

Existe shampoo sem espuma?

Assim como o caso anterior, esses produtos que não fazem espuma têm uma limpeza leve e suave para não deixar os fios e o couro cabeludo prejudicado. É para mulheres que procuram uma delicadeza e menos agressão no momento de limpar.

Mas saiba que utilizar somente esse tipo de shampoo pode não funcionar muito bem. O ideal é que você possa alternar com um com um shampoo mais “detergente”. Dessa forma a limpeza do seu couro cabeludo e dos seus fios poderá ser realmente efetiva. Afinal a espuma e a detergência nos shampoos servem para algo mais, do que apenas o que pensam que é só agressão ao fio; Quem usa parafinas nas máscaras deve saber disso.

Dicas extras: como lavar o cabelo da forma correta?

Lavar o cabelo pode parecer uma atividade simples e livre de questionamentos. Porém, existe uma série de erros clássicos e dúvidas comuns.

Para começar, o mito da água quente.

Nenhum tipo de cabelo necessita ser escaldado por alta temperatura, já que o calor excessivo da água pode causar queimaduras e promover o descascamento do couro cabeludo, que acaba ficando extremamente ressecado.

Também não vale usar a unha!

Isso pode causar ferimentos na sua cabeça, além de não ser a forma mais inteligente de limpar o couro cabeludo. Para deixar tudo devidamente limpo, use a ponta dos dedos e, sem fazer força, promova uma massagem em movimentos circulares. Essa técnica ajuda a estimular a circulação sanguínea da região, tornando os cabelos mais fortes e com menos possibilidades de queda.

A boa lavagem, para ser eficiente, exige duas aplicações do shampoo.

A primeira apenas fará uma limpeza mais superficial, enquanto a segunda que realmente retirará a sujeira e resíduos acumulados.

O shampoo deve ser esfregado somente na região do couro cabeludo. Calma!

O comprimento dos fios também será limpo, porém você apenas puxará suavemente a espuma, arrastando-a suavemente do topo da cabeça até a extremidade dos fios e pronto!  Esse movimento é suficiente para limpar os cabelos de ponta a ponta.

Para finalizar, enxague bem, não deixando nenhum resíduo do shampoo, pois qualquer vestígio que não for retirado por completo pode descascar do couro cabeludo quando estiver seco, dando a impressão que você está com caspa!

Essa é a minha dica de hoje 💟 e espero que vocês tenham gostado! Não esqueçam de clicar na estrelinha ⭐ abaixo e dar o voto.
Caso queiram, comentem também!
Beijos no coração 💟
Kika

Mais sobre shampoo:

📈Gostou? Ajude o blog COMPARTILHE ESTE POST! É de graça😍)

7.7 / 8 ( 17 votes )

Escrito por Kika

Eu acredito na beleza, na beleza que vem de dentro para fora. Na beleza de quando a gente olha no espelho e se senti feliz em não seguir padrões - só feliz com nós mesmas. Acredito em almas bonitas e na beleza da natureza. Amo os animais e as flores. Adoro uma boa vaidade também, afinal, um bom batom vermelho e as unhas feitas deixam os dias mais coloridos. Vem comigo que vou te mostrar um pouco do meu mundo.

Comente