Categories: Cabelos

Como Impedir a Queda dos Fios?

As mulheres são apaixonadas  por cabelos de tal forma que qualquer dano aos fios reflete imediatamente na sua autoestima. Sim, os cabelos emolduram o rosto e são a preocupação número um da mulherada, que investe pesado em produtos capilares todos os meses.

Os produtos capilares são, aliás, a maior tentação para qualquer mulher. Mais que roupa, mais que sapato, mais que maquiagem, mais que bolsa, mais que bijus. É fato que nós nunca resistimos a um creminho, um óleo ou uma máscara diferente, não é mesmo?

Como está muito relacionado a nossa autoestima, o fato de perder cabelo, de ver os fios “em queda livre” causa desespero, gera insegurança e temor, sendo que essa queda pode, em muitos casos, estar relacionada a alguns doenças ou deficiências nutricionais.

Como Impedir a Queda dos Fios?

A função do cabelo é, basicamente, proteger o couro cabelo. Ou seja, uma função “simples”, e, por isso, quando há carência de nutrientes ou quando o organismo precisa de mais energia por algum motivo, quem sobra é o cabelo, que deixa de receber sua “carga nutricional” diária. Com isso, a queda dos fios é inevitável, claro.

Fatores Que Contribuem Para a Queda dos Fios

E, como a nossa alimentação anda cada dia mais pobre, temos sofrido cada vez mais com a queda dos fios, tanto que elas já representam 40% dos pacientes em consultórios de médicos tricologistas, que são especialistas em cabelos.

Além da alimentação errada, existem muitos outros fatores que contribuem para o problema, como o fato de que hoje a mulher tem uma carga de estresse muito maior, dorme pouco e fuma mais. E isso sem falar nas cirurgias plásticas, que quase sempre implicam em queda, mesmo que não seja acentuada, dos fios.

Essa queda dos fios, que atende pelo nome de alopecia, é causada, na grande maioria das vezes por distúrbios hormonais relacionados à tireoide e aos ovários, ao contrário dos homens, que têm como causa principal a predisposição genética. Nos dois casos, o quadro piora enormemente quando  está associado ao estresse.

Fatores Que Contribuem Para a Queda dos Fios

Além desses fatores, outros são bem comuns como causa da queda dos fios, como  a oleosidade no couro cabeludo, as dermatites, a depressão, as infecções, as doenças autoimunes, o uso de anabolizantes e o uso de medicamentos, inclusive antibióticos que, a primeira vista, parecem inofensivos.

Como Identificar as Causas da Queda Capilar

Em casos de queda capilar, solicitam-se, inicialmente, os testes laboratoriais, sobretudo o exame de sangue, para que seja verificada a possibilidade de existência de algum distúrbio hormonal, deficiência nutricional ou infecção que possa causar o problema. Quando a causa é uma dessas, basta tratá-la que o cabelo para de cair.

Mas, não só de testes laboratoriais são feitos os diagnósticos, já que agora já existe um scanner específico para o coiro cabeludo. Esse scanner  é essencial para o diagnóstico precoce de muitos dos problemas que atingem os fios, já que ele consegue gerar uma imagem ampliada em até oito mil vezes, permitindo a identificação de problemas como seborreia, circulação sanguínea local comprometida ou inflamações, por exemplo.

Estresse: Cuidado!

É muito importante investigar os fatores relacionados ao estresse, inclusive solicitando um exame que mede os níveis do cortisol, o hormônio do estresse, que causa uma redução na velocidade da divisão celular da raiz do cabelo. Essa é a razão pela qual muita gente “perde o cabelo” em casos de estresse ou tensão.

O que fazer quando o cabelo acorda ruim?

De Olho na Testosterona!

Níveis altos de testosterona nas mulheres, geralmente causado pela síndrome dos ovários policísticos, também precisam ser investigados, já que, quando em excesso, a testosterona aumenta a produção de sebo, e o excesso de oleosidade está relacionado com a queda capilar.

No mais, a testosterona é convertida em DHT, que causa muitos danos ao bulbo capilar. É importante que essa síndrome seja identificada o quanto antes, já que o tratamento é simples e pode evitar quadros complicados de perda dos fios.  Pode-se usar certos tipos de anticoncepcionais para conter o problema, assim como, em determinados casos,  o minoxidil ou a finasterida (só funciona em homens).

Como Tratar?

O tratamento para a queda dos fios vai depender do que causou essa queda.

De modo geral, é preciso evitar o uso de álcool, anfetaminas, cigarro e anabolizantes. Os anabolizantes aumentam o nível de testosterona e a produção de sebo, enquanto o cigarro piora os quadros inflamatórios no couro cabeludo, dentre outras coisas.

Se a queda dos fios estiver relacionada com o uso de algum medicamento, é preciso conversar com o médico sobre a possibilidade de trocar o medicamento por algum com a mesma função, mas que não cause a queda dos fios.

Se o problema for alguma deficiência nutricional, comum em quem se submeteu a alguma dieta radical, a redução de estômago, a lipoaspiração e outras cirurgias, o ideal é procurar um nutricionista para elaborar um cardápio que supra as deficiências e não deixe que faltem nutrientes essenciais na dieta. Em alguns casos são recomendados, ainda, alguns tipos de suplementos, como o Pill Food e o Pantogar, por exemplo.

Shampoos Antiqueda

Os shampoos antiqueda podem ser utilizados, mas eles não resolvem o problema, agindo apenas como um coadjuvante que minimiza a seborreia.

Químicas Capilares

Quanto aos alisamentos e as tinturas, eles não são indicados em quadros de queda dos fios, porque podem enfraquecer ainda mais o cabelo, mas, caso seja inevitável, opte pelos produtos menos agressivos e dê uma pausa de, pelo menos, 20 dias entre um procedimento e outro.

Tratamentos

O laser de baixa penetração é uma opção que vem sendo muito indicada para controlar a queda capilar, já que possui efeito anti-inflamatório, não é invasivo, gera uma dilatação nos vasos e potencializa a multiplicação celular.

A eletroestimulação também pode ser utilizada para otimizar a atividade das células do bulbo capilar, assim como a infusão transiônica, que aplica um medicamento diretamente no couro cabeludo e “empurra” os ativos para dentro da pele com o intuito de melhorar a absorção dos ativos de tratamento.

Existem alguns outros tratamentos, e quando nenhum deles apresenta um resultado satisfatório, o implante é a solução ideal para “repor” os fios perdidos.

Beijos

Ju Lopes

Como Impedir a Queda dos Fios?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Spray de Brilho: Escolha o Seu!
Chapinha: Mocinha ou Vilã?
Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Postagens recentes

Quando Desistir de Descolorir?

Quando Desistir de Descolorir? Tem hora que não da né gente! O Cabelo está às mínguas de judiado, danificado ao…

5 minutos atrás

Transport Benefícios, Como Usar, Quantas Calorias Queima

Amores, hoje vou falar pra vocês do transport (elíptico), quais seus benefícios, como usar e quantas calorias queima. Esse é…

3 dias atrás

O Melhor Exercício e Dicas Pré e Pós Treino

Olá miossss amores, tudo bem? Se você é minha leitora sabe que prometi fazer um registro diário do meu treino…

4 dias atrás

Meu Desafio de Emagrecimento: Dieta e Treino

Olá, MIOSSSS AMORESSSSSS!!! Tem alguém aí querendo emagrecer? Eu sei que já faz um bom tempo que eu deixei de…

5 dias atrás

Chega de Cabelo Curto Arrepiado nas pontas!

Cabelo Curto Arrepiado nas pontas Os cabelos curtos são tão quistos como forma e comprimento de cabelo, tanto quanto os…

7 dias atrás

Tratamento de Cabelo Profissional Barato

Tratamento de Cabelo Profissional Barato Vocês querem conhecer alguns produtinhos mega baratos? Que são profissionais e tem toda aquela concentração…

2 semanas atrás