Como Manter o Cabelo Bonito No Verão? Parte 2

No post anterior comecei a falar de alguns problemas causados pela exposição solar para os cabelos, e nesse post falarei de outros problemas e de, é claro, algumas possíveis soluções para esses problemas.

O Loiro Ficou Verde! E Agora?

Quem tem cabelo loiro passa por um problema ainda maior, já quea água da piscina tende a deixar o cabelo verde. Engana-se quem pensa que o responsável por tal efeito é o cloro, pois ele, nesse caso, não é o vilão, que, aliás, atende pelo nome de sulfato de cobre. O sulfato de cobre, que é um agente utilizado para tratar a água da piscina, se torna azulado em contato com a água e, além disso, faz um tipo de ligação química com a queratina, o que, em contato com o cabelo loiro (amarelo), resulta na pigmentação verde! Lembram das aulas do jardim de infância quando a gente misturava tinta amarela e tinta azul pra formar a verde? É a mesma coisa!

Vale lembrar que não é só o sulfato de cobre que deixa o cabelo esverdeado, mas também os raios solares, já que eles conseguem penetrar no interior dos fios e oxidar seus pigmentos.

img-430317-saiba-como-tais-araujo-se-mantem-na-moda-com-os-cabelos-semp

Para evitar esse problema, o ideal é optar por produtos que reduzam o contato dos fios com a água, como os leave-in.

Já a água do mar provoca um ressecamento maior, pois o sal retira a camada hidrolipídica dos fios, o que faz os fios ficarem opacos e profundamente ressecados.

Dicas Básicas

1- Enxaguar os fios com água doce a cada mergulho no mar ou na piscina, para retirar os resquícios dos agentes químicos da água da piscina ou do sal do mar, bem como após transpiração intensa é fundamental. No caso do sal do mar, o que acontece é que ele funciona como uma “lente de aumento” que intensifica ainda mais a ação dos raios solares, o que amplifica o ressecamento. Vale, ainda, para quem quiser hidratação extra, borrifar água de coco nos fios.

2- Se for se expor ao sol, aplique um protetor solar capilar e utilize algum “ filtro mecânico”, como chapéu, bandana ou boné. O melhor são os chapéus de abas largas, que protegem mais os fios. Vale tudo, aliás, para deixar os fios menos expostos ao sol.

3- Substitua os produtos que usa habitualmente por  produtos específicos para o verão ou, ao menos, por produtos que contenham filtro solar, incluindo shampoos e condicionadores. A grande maioria das marcas, inclusive as populares, possuem linhas específicas para o verão, então não tem desculpa!

4- Para evitar que os fios armem ou arrepiem na praia, o correto é investir em produtos sem enxágue, que modelam e controlam o arrepiado ao mesmo tempo. Um boa opção é o óleo de argan, que, além de controlar o frizz, trata os fios!

5- Evite usar secador, evite usar chapinha, evite lavar os fios com água quente e não faça químicas capilares no verão, para não fragilizar e ressecar ainda mais o cabelo.

São cuidados básicos, mas que, se seguidos à risca, garantem fios lindos e saudáveis no verão e depois dele!

Beijos

 Ju Lopes

Como Manter o Cabelo Bonito No Verão? Parte 2
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Sobre Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá?
Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Minha Página
Saiba Mais

Kalina Amaro: kalina@patricinhaesperta.com.br

contato@patricinhaesperta.com.br / redacao@patricinhaesperta.com.br

* Saiba como escrever para o site PatricinhaEsperta CLIQUE AQUI.

Cabelos sem volume e frizz!
Como Manter o Cabelo Bonito No Verão? Parte 1
Tags: , , , , ,

Faça seu comentário aqui

RSS 2.0

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.