Categories: Cabelos

Como se livrar da progressiva | Dúvida da Leitora

Cheguei a conclusão real que mulher é o ser mais indeciso da face da Terra, se nasce loira quer ser morena, se o cabelo é liso quer cachear e vice-versa. E quem nunca esteve em um dilema desses? Meu cabelo é naturalmente cacheado, mas às vezes eu até me esqueço desse mero detalhe, ainda não cheguei na fase de desejar os cachos novamente, mas a nossa querida leitora Fernanda Carvalho sim. Ela nos escreveu um email pedindo dicas para voltar a ter o cabelo natural outra vez e deixar a progressiva somente nas fotos antigas.

“Estou passando por um momento horrível com meu cabelo. Fiz progressiva por 2 vezes e a ultima foi em outubro do ano passado. Aí você  imagina que beleza ele está. Eu mesma cortei meu cabelo. Está acima do ombro e um horror. Não sei qual tipo de produto usar, pois quero que ele volte a ser anelado, porém está danificado. Normalmente tenho fio mais grosso, e muuuuuuuito volumoso, super ressecado e não há definição de cachos e para piorar já tenho muitos fios brancos. Nesse momento tenho que usar produtos para cabelos cacheados, secos, ressecados, crespos ou danificados? Lembrando que mais da metade do meu cabelo ainda tem restinho de progressiva.”

A progressiva é um processo químico que desestrutura os fios tornando-os lisos por um tempo determinado que vai depender da reação de cada cabelo e manutenções feitas em casa com produtos específicos. Uma das recomendações dadas pelo profissional após o término é quanto aos produtos que devemos utilizar e aqueles que precisamos evitar. Sempre recomendam o uso de xampu e condicionadores para cabelos com progressiva e, às vezes, a própria marca desenvolve uma linha de produtos para tratar dos fios em casa e mantê-los lisos por mais tempo. Quando não há essa opção, indicam os famosos xampu sem sal que também ajuda a manter o cabelo liso.

Os xampus de limpeza profunda são sempre tidos como perigosos porque podem retirar o efeito da progressiva. Com isso, fica meio que subtendido que os produtos “proibidos” podem retirar a progressiva, bem como, colorações e descolorações realizadas após o procedimento. A explicação para isso é o fato que quando uma química é aplicada por cima da progressiva, aquele local será afetado e perderá o efeito liso.

É assim mesmo que você deve tentar se livrar dos fios que eram cacheados, já foram lisos e lindos e agora estão gritando por uma nova progressiva, uma vez que este procedimento se torna um vício ou um “mal” necessário para a beleza do cabelo. Vi vários relatos de mulheres que conseguiram se livrar da progressiva ou ainda estão no processo usando apenas xampus de limpeza profunda, também conhecido como antirresíduos.

Eu já usei o shampoo Queravit limpeza profunda, ele possui extrato de romã e vitamina B5 na composição que ajudam a limpar sem ressecar agressivamente. Mas lembre-se de não utilizar esse tipo de produto com frequência, use apenas uma vez na semana em hidrate em seguida. Na verdade os cuidados com o cabelo não podem parar Fernanda, principalmente em cabelos muito danificados como o seu. Se puder faça uma cauterização, botox, reconstrução ou outro tratamento indicado por um profissional de confiança.

Para tratamentos em casa eu recomendo utilizar  linhas nutritivas e hidratantes para deixar os fios saudáveis, maleáveis, sedosos, brilhantes e com volume controlado. Manteigas e óleos vegetais também são opções excelentes para devolver saúde aos fios.

Produtos indicados:

Absolut Control, L’oréal

Linha Açai Therapy, Cadiveu

Mithyc Oil, L’oréal

Para que os cachos fiquem bonitos é sempre bom contar com uma ajudinha de um bom leave-in, gel, creme de pentear ou até mousse. Experimente até encontrar um que consiga o efeito desejado no seu cabelo e tenha paciência até que o cabelo volte a estrutura normal. Cortar também ajuda a diminuir o tempo de espera, afinal com o cabelo mais curto o caminho é menor né?

Espero ter te ajudado de alguma forma. Boa sorte neste processo de desintoxicação capilar.

Beijoo grande!

Kemilly Bertini

Como se livrar da progressiva | Dúvida da Leitora
4 (80%) 1 Voto

Como usar a máscara de hidratação da forma correta
Corte Químico | O que aconteceu com o meu cabelo
Compartilhar
Kemilly Bertini

Jornalista, comunicativa, pura energia. Apaixonada pelo universo feminino, dar dicas sobre beleza, moda, cabelos, maquiagem sempre foi seu maior hobby e ajudar mulheres a descobrirem a melhor versão de si mesmas é um dos seus prazeres.

Postagens recentes

Quando Desistir de Descolorir?

Quando Desistir de Descolorir? Tem hora que não da né gente! O Cabelo está às mínguas de judiado, danificado ao…

3 horas atrás

Transport Benefícios, Como Usar, Quantas Calorias Queima

Amores, hoje vou falar pra vocês do transport (elíptico), quais seus benefícios, como usar e quantas calorias queima. Esse é…

3 dias atrás

O Melhor Exercício e Dicas Pré e Pós Treino

Olá miossss amores, tudo bem? Se você é minha leitora sabe que prometi fazer um registro diário do meu treino…

4 dias atrás

Meu Desafio de Emagrecimento: Dieta e Treino

Olá, MIOSSSS AMORESSSSSS!!! Tem alguém aí querendo emagrecer? Eu sei que já faz um bom tempo que eu deixei de…

5 dias atrás

Chega de Cabelo Curto Arrepiado nas pontas!

Cabelo Curto Arrepiado nas pontas Os cabelos curtos são tão quistos como forma e comprimento de cabelo, tanto quanto os…

1 semana atrás

Tratamento de Cabelo Profissional Barato

Tratamento de Cabelo Profissional Barato Vocês querem conhecer alguns produtinhos mega baratos? Que são profissionais e tem toda aquela concentração…

2 semanas atrás