Categories: Cabelos

Cabelos muito finos: como tratar?

4.78 Votos de 5
Como tratar cabelos muito finos?

Cabelos muito finos: Como tratar?

Pouco se fala dos cabelos finos e a grande maioria acha que as que reclamam desse tipo de cabelo estão reclamando de “barriga cheia”, porque, afinal, o grande problema das brasileiras são os fios grossos, crespos, cacheados e volumosos, e isso é fácil de comprovar: basta ir na banca de revistas mais perto de casa que vocês vão notar que dicas para os cabelos “problemáticos” são maioria. As grandes marcas também apostam muito mais nos cabelos dito “problemáticos”, assim como as casas de cosméticos, salões de beleza e por aí vai.

Acontece que existe uma porrada de mulher com os fios finos, COMO EU, e esses cabelos também exigem cuidados, muitas vezes mais cuidados que os “problemáticos”. Falo isso com muita autoridade, pois seu como sofro.

Na maioria dos casos os cabelos são finos por questões de genética mesmo, o que é mais comum de acontecer em pessoas de pele branca e olhos mais claros. Aqui o cabelo é fino, mas tende a ser resistente. Contudo, no outro caso, quando os fios ficam finos por causa do abuso das químicas capilares, eles ficam também frágeis e quebradiços, o que é um problema ainda maior, já que isso acontece porque o cabelo perder, com a química, massa capilar, o cimento do qual é formado. Ou seja, ela fica fino e fraco, e precisa de cuidados muito mais concentrados e potentes pra conseguirem se recuperar.

Cabelos muito finos: Como lavar?

Seu cabelo está fino ou é fino? Se ele for fino, compre produtos específicos para cabelos finos, que geralmente são mais oleosos e aparentam ser ainda mais ralos do que realmente são.  Aqui é bom optar por produtos que tenham ativos como extratos vegetais e ceramidas, que tratam sem pesar e sem deixar os fios mais oleosos ou ralos. É preciso ter cuidado com produtos enriquecidos com manteigas e óleos vegetais, e se a raiz ficar oleosa com frequência, reduza o espaçamento entre as lavagens.

Já se o cabelo está fino, mas não é, os produtos usados na lavagem dos fios precisam conter aminoácidos e proteínas pra doar massa, fazendo, assim, com que os fios se fortaleçam e voltam a encorpar. Produtos reconstrutores são boas pedidas!

Produtos que uso para lavar os cabelos

  • Shampoo: Meu cabelo é muito oleoso e fininho, e pra dar volume eu uso o shampoo Davines Volu Hair Mist . A Davines é uma marca Italiana que sou apaixonada, é pouco conhecida no Brasil, por isso é difícil encontrar, só vende em salões, e os produtos são carooooooos, só que vale cada centavo. Nunca vi uma marca tãooo boa, e olha que já usei um pouco de tudo! Gente, isso não é propaganda da Davines, gostaria inclusive de deixar aqui o registro, se a Davines quiser me enviar os produtos pra resenha, eu quero, #quero #muito haha!
  • Antes de usar este shampoo da Davines, eu usava o shampoo da Joico Body Luxe que é um produto de muita qualidade, realmente cumpre a função que promete limpa, dá volume e não “pesa”.
  • Condicionador: Eu sou viciada em cosméticos para cabelos, vocês já devem ter percebido né? Pois bem, condicionador eu vou alternando entre: Joico Body Luxe Thickening Conditioner (SHOP) e Senscience Volume Condicionador (SHOP).

Pra dar volume

Eu faço de tudo pra dar volume na juba, e não fico sem um “levanta raiz”, esses produtos são verdadeiros amigos para quem tem pouco cabelo com eu! Meus preferidos:

  • Schwarzkopf Bc Bonacure Volume Boost Perfect Foam (SHOP).
  • Joico Body Luxe Root Lift Volumizing Foam (SHOP).
  • Schwarzkopf Bc Bonacure Volume Boost (SHOP).

O que fazer quando o cabelo fino está embaraçando ou embolando muito?

É muita boa a sensação de passar as mãos pelos cabelos e sentir os dedos deslizando suavemente. Entretanto, quando isso não ocorre, nós mulheres ficamos sem saber como agir. É péssima a sensação de passarmos as mãos pelos cabelos e sentir que os fios estão embolados e embaraçados. Tal fato, inclusive, pode acarretar danos aos cabelos como a quebra, por exemplo.

Existem alguns fatores que causam esse embaraçamento e embolando, mas felizmente há alguns cuidados e tratamentos que podem salvar o cabelo e por fim a esse embaraçamento e embolamento.

A falta de hidratação é a maior causa do embaraçamento e embolamento dos cabelos, pois quando o cabelo se encontra com a hidratação em dia, ele fica macio e brilhoso, além de também ficar com as cutículas fechadas e seladas. Porém, quando ocorre o contrário, ou seja, a falta de hidratação o cabelo fica muito ressecado e com as cutículas muito abertas, dificultando o penteado.

Outra coisa que pode causar o ressecamento dos fios e por conseqüência o embaraçamento e embolamento do cabelo é a escolha errada do shampoo. Por isso, é muito importante saber o tipo de seu cabelo e escolher o shampoo correto para ele.

Os cabelos finos, cacheados e crespos são os que embolam e embaraçam mais facilmente. Os cabelos finos embaraçam mais, porque são mais frágeis, sensíveis e leves.
Já os cabelos cacheados e crespos tendem a embaraçar e embolar mais, porque geralmente costumam ser mais ressecados que os cabelos lisos.

Para combater o ressecamento e o embolamento do cabelo é muito importante focar na hidratação e nutrição capilar, pois são esses tratamentos que irão hidratar profundamente os fios, selando as cutículas e deixando os cabelos mais maleáveis.

Os cabelos devem ser hidratados pelo menos duas vezes por semana, seja com receitas caseiras ou com máscaras capilares. A nutrição pode ser feita com óleos vegetais ou manteigas vegetais. Nesse caso, a nutrição também é conhecida como umectação capilar, pois esses ingredientes penetram e nutrem profundamente os fios, deixando-os mais alinhados, encorpados e selados.

Uma dica para evitar que os cabelos embaracem e embolem demais durante a noite, é penteá-los antes de dormir e prendê-los em uma trança bem frouxa. Vale ressaltar que escovar excessivamente os cabelos também é perigoso, pois pode ajudar na queda e enfraquecimento dos fios.

Outro truque para também evitar o embolamento e embaraçamento dos cabelos é trocar as fronhas de algodão pelas de cetim, que tem menos atrito com o cabelo e absorvem menos a oleosidade dos fios. Ao acordar basta soltar o cabelo e colocar nele um óleo reparador de pontas.

Também é importante saber desembaraçar os cabelos corretamente. É preciso tirar o excesso de água ao lavar os cabelos com uma toalha ou um secador morno. Depois é só aplicar um creme de pentear de sua preferência e pentear os cabelos com muito cuidado, sempre de baixo para cima, desembaraçando primeiro as pontas.

A forma de lavar os cabelos também pode ser uma das causas de seu embaraçamento, pois desde o jeito em que espalhamos o shampoo até o estado dos fios podem ser fator para o embaraço dos cabelos.

Ao aplicarmos o shampoo no cabelo, o produto por si só já deixa o cabelo mais seco, pois remove parte de sua oleosidade. Se os cabelos já estão ressecados, isso pode agravar mais ainda a situação, facilitando o embaraço.
Juntar os fios no topo da cabeça na hora de esfregar o shampoo não é uma boa ideia, pois essa prática acaba deixando os fios ainda mais embolados. A maneira correta é aplicar o shampoo no couro cabeludo, massageando a área até chegar no comprimento e pontas.

Vale ressaltar que não se deve esfregar o shampoo nas pontas dos cabelos, pois pode danificá-las e prejudicar a saúde dos cabelos. O atrito não vai limpar mais o fio. E ele pode deixar o cabelo com pontas duplas e quebradiças.
Como já dito antes neste artigo, a hidratação é essencial para se evitar o embaraçamento dos fios.

Meus produtos para hidratação capilar

Tenho muita dificuldade em encontrar máscaras hidratantes que não deixem meus cabelos pesados, por isso só uso máscaras e leave-ins para cabelos finos a ressecados. Esta máscara da Davines que indiquei… ela deixa o cabelo um pouco mais pesado, mas como gosto tantooo desta máscara porque ela hidrata muito mesmo, e pra evitar que à raiz fique oleosa, eu passo do meio dos cabelos as pontas.

  • Kerastase Nutritive para cabelos finos e ressecados (SHOP).
  • Davines MOMO CONDITIONER (Só vende no salão).
  • Wella Enrich Máscara para cabelos finos e ressecados (SHOP).
  • Schwarzkopf Bc Bonacure Moisture Kick Beauty (SHOP).
  • Schwarzkopf Bc Bonacure Moisture Kick Condicionador (SHOP).

Meus produtos para reparação capilar

  • Máscara Hydrator Joico (SHOP) e resenha (AQUI).
  • Davines NOUNOU Hair Mask (só vende no salão).
  • Schwarzkopf Bc Bonacure Repair Rescue (SHOP).
  • Schwarzkopf BlondMe Keratin Restore (SHOP).

Cabelos muito finos: Como pentear

Quando mais fino for o cabelo, maior deverá ser o cuidado para pentear e desembaraçar.  É que esse tipo de cabelo tende a formar nós, a ficar embolado, e a coisa acaba virando um “ninho de passarinho” difícil de desfazer, já que qualquer coisa leva os fios à quebra.

Assim, penteie e desembarace os fios com paciência, começando por baixo, pelas pontas, e subindo até a raiz. Já existem escovas específicas para desfazer nós, e elas funcionam muito bem, sendo boas apostas pra esse tipo específico de cabelo. De forma alguma puxe os fios ou penteie com agressividade, já que o fio pode partir facilmente.

Cabelos muito finos: Como secar

Você costuma secar os fios? Cuidado! O calor do secador enfraquece e danifica o cabelo, já que esse calor térmico leva a perda de nutrientes. O certo, então, é usar um protetor térmico antes de usar o secador, mantê-lo a uma distância de ao menos 20 centímetros dos fios e usar as temperaturas mais baixas, porque quanto maior o aquecimento, maiores serão os danos. Não deixe o secador parado, evite direcionar o tubo de ar quente para a raiz dos fios, já que isso piora a oleosidade, e seque o cabelo de cima para baixo pra evitar a formação do frizz.

Se o seu cabelo afinou porque enfraqueceu, cuidado redobrado! Como está mais frágil, pode partir facilmente, e a tração da escova no momento de secar pode, com facilidade, levar a quebra dos fios.

Mais sobre protetor térmico:

Usando o Babyliss e a Chapinha

Os cuidados com o uso da chapinha e do babyliss são muito semelhantes aos cuidados com o uso do secador, já que o calor térmico provoca os mesmos danos. Contudo,  o problema aqui é maior porque a “chapa quente” entra em contato direto com os fios, podendo fritá-los. Já vi casos da mecha de cabelo cair após passar a chapinha, e isso é comum de acontecer em cabelos fragilizados, então todo o cuidado é pouco! Passe a chapa apenas uma vez, sem demorar e prestando bastante atenção nas temperaturas, que não devem ultrapassar os 180º.

Se o cabelo estiver fino porque está fraco, esqueça a prancha e o babyliss, porque os danos são maiores e o cabelo pode não aguentar e “torar” imediatamente.

Mais sobre chapinha:

Cuidados ao prender os cabelos muito finos

Prender um cabelo enfraquecido e, por isso, fino, é problemático, por vários motivos. A tração causada pelo “amarrar”, sobretudo se o cabelo for preso com elásticos, tende  a quebrar os fios e pode causar alopecia. Isso pode acontecer em qualquer cabelo, mas nos cabelos finos e fragilizados é muito mais comum. Opte sempre por prendedores revestidos, não aperte demais os fios e jamais prenda o cabelo molhado, pois isso facilita a quebra dos fios.

E pode fazer química?

Eis o “calcanhar de Aquiles”! É fato que qualquer química capilar que mude a estrutura dos fios implica em perda de massa, e é claro que perda de massa em um cabelo fino, principalmente se for fino por causa de químicas, é bem perigoso, porque pra dar um corte químico é facinho! Qualquer química capilar pode, com facilidade, detonar o cabelo fino, que não aguenta muito esse tipo de procedimento. É preciso tomar cuidado com o produto usado, é preciso fazer um teste de mecha pra ver se o cabelo vai aguentar ou não, e é preciso respeitar o tempo de pausa.

O correto é esperar que os fios se recuperem antes de pensar em fazer qualquer procedimento químico, pois só assim os desastres capilares são evitados! E repetindo o que já falei muitas e muitas vezes por AQUI, reconstrução é muito importante. Veja os posts a seguir:

Cuidados ao se expor ao sol

Vai se expor ao sol? Faça uso de protetores capilares pra evitar que os raios solares danifiquem e enfraqueçam ainda mais os fios. O uso de chapéu e demais barreiras de proteção também valem muito e devem ser  levados em conta quando da exposição solar.

Levando em conta esses cuidados, seu cabelo fino ficará muito mais protegido, bonito e resistente.

As dicas foram úteis? Você tem cabelos muito finos?.. O que faz para cuidar dos seus cabelos? Comente!

Cabelos muito finos: como tratar?
4.8 (95.56%) 18 Votos

Compartilhar
Kika @blogdakika

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Postagens recentes

Cabelos Ruivos Curtos: Fotos Inspirações

Cabelos ruivos curtos Tons de vermelho podem ser morango, cobre, castanho avermelhado, vermelho uva, mesclados em tonalidades mais discretas ou…

7 horas atrás

Cabelos Curtos para Senhoras: Ideias Pra Copiar Já

Cabelos Curtos para Senhoras Cabelo curto é ideal para mulheres que querem parecer mais jovens - além de ser muito…

5 dias atrás

Remédio Que Tira Vontade de Comer Doce: Resenha Cromo

Picolinato de Cromo Resenha Sabe quando estamos de TPM e dá aquela vontade louca de comer doces? Pois bem, o…

6 dias atrás

Corte Para Cabelo Longo: Tendências, Fotos Inspirações

Corte para cabelo longo A gente fala muito por aqui dos cortes para cabelos curtos que estão super em alta,…

3 semanas atrás

Acidificante: O Que É? Como Usar?

Acidificante Desde que postei no meu instagram @blogdakika sobre o [acidificante da K.Pro] recebo muitas perguntas de leitoras que querem…

3 semanas atrás

Acidificante K Pro Resenha: O Que É, Como Age, Como Usar

Acidificante K Pro Olá miossss amores.... Hoje vou falar do [acidificante da KPro]! Quem me acompanha por aqui ou nas…

4 semanas atrás