Categories: Cabelos

Cuidados Antes da Progressiva

À primeira vista, a escova progressiva é tudo de bom! Imagina só, que delícia, ter os fios lisos nas vinte e quatro horas do dia sem precisar de nenhum esforço extra. Isso significa que a gente gasta menos para arrumar o cabelo, já que não precisa mais fazer a “escova do final de semana”, e se vê livre do frizz, do volume extra e dos fios indefinidos, que parecem terem nascidos para fazer um complô contra a nossa beleza. Milagre? Não! Marmota!

Sim, eu já fui usuária e defensora fiel das escovas progressivas, do tipo que fazia de três em três meses e chamava de ignorante quem me criticava, já que eu cuidava mais do cabelo do que de qualquer outra coisa na vida. Até que eu entendo, pela dor, pelo corte químico, que não existe progressiva sem formol, de forma aberta (que é proibido pela Anvisa, aliás) ou velada, o que é ainda pior, porque retira o nosso direito de escolha, podendo resultar em problemas graves, porque se a pessoa for alérgica é hospital na certa, e daí para pior.

Daí percebi que estava sendo enganada, que mesmo não querendo, eu estava usando, sem saber, formol, que acaba com o cabelo a longo prazo, porque ele forma um filme em volta dos fios que impede que qualquer tratamento, que qualquer nutriente penetre ali. Ou seja, o cabelo fica embalsamado! E isso causa o quê? Fragilidade, quebra, queda, corte químico… Os fios vão ficando cada vez mais finos, elásticos, ralos, não crescem como antigamente e começam a cair, cair, cair…

Se identificou? Então, pare de fazer progressiva! Quer continuar? É um direito seu, e eu respeito tanto o seu direito de escolha, mesmo não concordando com a sua escolha, que ainda dou dicas para a progressiva durar mais.

Já que o cabelo vai ficar embalsamado, tenha o cuidado de, antes da progressiva, recuperar o cabelo, reconstruir o cabelo, porque ao contrário do que muita “cabeleireira” sem noção diz, progressiva não trata cabelo, progressiva não reconstrói cabelo. É muito importante MESMO reconstruir antes, e com algum produto bem potente.

Já que vai fazer o tal do procedimento, escolha uma marca conhecida, escolha um profissional do qual você tenha referências (boas, é claro) e  que saiba analisar, antes, se o seu cabelo vai ou não aguentar o procedimento.

Sabe teste de mecha, que quase ninguém faz? Tem que fazer, obrigatoriamente, porque é ele quem vai dizer se você pode ou não fazer a progressiva, já que, fazendo o teste da mecha,  se o produto não reagir bem você só vai perder uma mecha e não o cabelo todo.

O teste da mecha é importante, também, para “prever” possíveis reações alérgicas, que podem acontecer, e acontecem. Aconteceu comigo, meu couro cabeludo queimou, ficou todo vermelho, coçando horrores, eu fiquei toda empolada e passei muito mal.

Antes das dicas para bendita durar mais, aviso mais uma coisa: o prazo entre um procedimento químico e outro, de acordo com recomendações dermatológicas, é de vinte dias, no mínimo. Nada de fazer progressiva e luzes/coloração no mesmo dia!

Beijos

Ju Lopes

Cuidados Antes da Progressiva
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Melhor Protetor Solar Para o Rosto: Marcas, Diferenças, Preços

Conheça os melhores protetores solares para o rosto Os protetores solares para o rosto a muito tempo deixaram de ser…

7 dias atrás

Primer Smashbox Resenha: Como Funciona, Diferenças, Como Usar

Primer Smahbox Resenha Maquiagem escorrendo, úmida e com brilho é comum em quem sofre com oleosidade excessiva. Já os poros…

1 semana atrás

Como Tirar Mancha de Espinha Do Rosto: Ácidos, Melhores Tratamentos

Os tratamentos estéticos estão cada vez mais modernos e eficazes, são sem dúvida grandes aliados para quem busca um rosto…

3 semanas atrás

Cabelos Longos Com Franja: Cabelos Para Se Inspirar e Copiar

Cabelos Longos Com Franja Tá querendo mudar o visual mas não quer abrir mão do comprimento do cabelo? Que tal…

3 semanas atrás

Cabelos Ruivos Curtos: Fotos Inspirações

Cabelos ruivos curtos Tons de vermelho podem ser morango, cobre, castanho avermelhado, vermelho uva, mesclados em tonalidades mais discretas ou…

3 semanas atrás

Cabelos Curtos para Senhoras: Ideias Pra Copiar Já

Cabelos Curtos para Senhoras Cabelo curto é ideal para mulheres que querem parecer mais jovens - além de ser muito…

4 semanas atrás