8 Cuidados Básicos Para Seus Cabelos

Cabelos, cabelos, cabelos… A gente ama e cuida, né? E existem alguns cuidados básicos que não podemos nunca deixar de lado, pois são essenciais pra saúde e beleza dos fios.

1. Lave Muito Bem

O cuidado mais básico com os fios é a lavagem, que precisa ser muito bem feita. Pra começar, os fios precisam ser lavados ao menos duas vezes na semana pra evitar o acúmulo de sebo na raiz, o que pode trazer muitos problemas. A água não deve ser muito quente, porque isso estimula a produção de sebo e aumenta a oleosidade, de modo que o ideal é que a água seja levemente morna. É preciso que o enxágue seja intenso, pois a água precisa descer cristalina pra que não sobrem resquícios de produtos nos fios.

2. Escolha os Produtos Com Cuidado

Todos os produtos a serem usados no seu cabelo devem ser específicos para o seu cabelo e também para a situação do cabelo neste momento. O que isso significa? Significa que se o seu cabelo é quimicamente tratado, os produtos devem ser pra esse tipo de cabelo, assim como no caso de cabelos cacheados, afro, coloridos e assim por diante. Ora, se o seu cabelo está elástico, não adianta comprar um produto maravilhoso mas que não trate esse problema específico, entende? É preciso, sempre, dar aos fios o que eles precisam pra conservarem a força, a beleza e a vitalidade.

Captura de tela inteira 06112013 082538-001

3. Limpeza Profunda: Sim, Não ou Talvez?

Um questionamento muito comum é da necessidade ou não de usar produtos de limpeza profunda. Eu acho que quem usa finalizadores precisa, vez ou outra, lançar mão desse tipo de produto, já que os resquícios se acumulam na superfície dos fios, deixando o cabelo opaco e sem vida, e isso só é removido com um shampoo mais adstringente, com o pH alcalino, que abre as cutículas. No dia a dia, eu sugiro o uso, como pré-shampoo, de um shampoo para cabelos oleosos, como o amarelinho da seda, que vai dando conta do recado. Mas, quinzenalmente ou mensalmente é bom lançar mão de um shampoo de limpeza profunda. Meninas de cabelos coloridos e com química podem optar por verões específicas para esse tipo de cabelo.

4. Hidratar é Essencial

O cabelo é formada, em grande parte, por proteínas, lipídeos e água, e essa água precisa ser reposta constantemente, já que se perde com muita facilidade, o que resulta em fios ressecados e sem brilho. A hidratação é indicada para todos os tipos de cabelo e deve ser feita com regularidade, sendo que a frequência vai depender do estado dos fios. Assim, quanto mais ressecados os fios estiverem, maior será a frequência da hidratação, que, em alguns casos, pode ser de até  três vezes na semana.

Uma boa opção pra turbinar as máscaras de hidratação, sobretudo aquelas pouco potentes, é o bepantol líquido, que tem um ótimo poder hidratante e faz um bem danado para as madeixas, podendo ser acrescentado em qualquer máscara.

5. Nutrir é Preciso

Até pouco tempo atrás pouco se falava de nutrição capilar, esse cuidado tão essencial para os fios. Nutrir é fazer reposição lipídica, é repor óleos, e isso se faz, dentre outras coisas, com manteigas e óleos vegetais. Esses produtos estão incorporados em muitas máscaras mas também podem ser comprados e aplicados nos fios nas umectações ou mesmo pra potencializar as máscaras. A nutrição capilar vai ajudar no combate ao frizz, vai reduzir o ressecamento, vai alinhar os fios, vai dar “peso”, vai doar brilho e sedosidade, e  vai deixar os fios muito mais bonitos, sendo indicada pra todo tipo de cabelo, sobretudo para os cacheados, que precisam de bastante nutrição!

beleza1

São muitos os óleos e manteigas vegetais que podem ser usados, mas sugiro os óleos de pracaxi, de abacate, de coco e de jojoba, além das manteigas de murumuru e de karité.

6. Reconstruir É Básico

Se a maior parte do fio do cabelo é composta por proteínas, é evidente que todo cabelo, vez ou outra, em maior ou menor  quantidade, vai precisar de reconstrução, de reposição proteica, até porque a proteína se perde no dia a dia devido a vários fatores, inclusive ambientais e mecânicos.

Quem faz algum tipo de química, ou vários, precisa de muito mais reconstrução, pois nesses processos o cabelo perde massa capilar, e quem vai repor isso é a reconstrução, não tem outra saída. Assim, de nada adianta hidratar um cabelo que precisa de reconstrução, porque ele não vai ” responder”. Existem reconstruções de várias “potências” e elas devem ser escolhidas com muito cuidado, já que o excesso faz tanto mal quanto a falta. A frequência ideal depende do estado do cabelo e da potência da máscara, mas a regra é que a reconstrução deve ser mensal, sendo que em alguns casos, como no corte químico, essa frequência pode ser semanal.

7. Proteja os Fios!

Filtro solar pra cabelos não é frescura, é necessidade básica! Os raios solares, que são intensos aqui no Brasil, detonam os fios, causam ressecamento, fragilizam os cabelos e oxidam a cor, deixando os fios desbotados, e tudo isso pode ser evitado com o uso de um produto com proteção solar. É um ótimo investimento!

8. Cuidado com o Excesso de Química!

Vocês já pararam pra pensar no tanto de porrada que o cabelo aguenta mesmo sendo tão frágil? Pois é, e cada procedimento químico é uma porrada enorme nos fios, e tem gente que faz um atrás do outro ou vários de uma vez, sem parar pra analisar se o cabelo vai ou não aguentar, daí quando o cabelo fica um “bagaço”, a pessoa não sabe o motivo.

Química capilar é pra ser feita vez ou outra, não é todo mês, e os cuidados pra manter os fios após a química são essenciais, senão o cabelo estraga todo, o que é um desastre, porque não adianta ter a cor perfeita se o cabelo estiver uma palha, não é mesmo?

É preciso que os fios se recuperem de uma química antes que façamos outra, caso contrário em pouco tempo o cabelo começa a quebrar e cair.

Beijos

Ju Lopes

 

 

8 Cuidados Básicos Para Seus Cabelos
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.