As Fases do Cabelo

Sobre Kalina Amaro

Kalina Amaro - É jornalista, blogueira, louca por cosméticos e compras. Dedica a sua vida à produção de conteúdos sobre cabelos e beleza.

Visite Minha Página
VER + DICAS

Kalina Amaro: kalina@patricinhaesperta.com.br

Anunciar: anuncie@mulhernetwork.com.br

Administrativo: natielileal@mulhernetwork.com.br

Blogueira: contato@mulhernetwork.com.br

Ou ligue

019 – 41413709

As Fases do Cabelo

Fases do Cabelo

As Fases do Cabelo

Nosso corpo sofre muitas mudanças durante a vida né!? Nós mulheres por exemplo vemos nosso corpo tomar forma durante a adolescência. E novidade, também tem fases do cabelo. Mudanças nos hormônios podem mudar os cabelos, o clima também o afeta e conforme passa a vida ele também muda.

Eu nasci com pouquíssimo cabelo, e o pouco era concentrado no topo da cabeça como um moicano. Além disso o cabelo que nascia era enrolado. Foi assim até meus 6 anos, enroladinho, e foi alisando, ficando mais ondulado, que durou até meus 11 anos, e bum!!! Meu cabelo ficou extremamente liso. Mas, depois disso voltou para o ondulado aos 13 anos, até finalmente ficar liso de novo.

Hoje meu cabelo é indeciso, tem dia que acorda cheio de pequenos cachos, tem dia que acorda sem nenhum. Por sorte, pesquisando um pouco sobre achei a resposta na medicina. Então vamos lá:

Infância

Quando nascemos temos cabelos finos e sensíveis, que ainda não estão com toda sua estrutura pronta. A estrutura precisa de queratina, que pode surgir durante os anos de vida. A queratina é uma proteína com função estrutural, e diz que até os 10 anos de idade o cabelo ainda se constrói.

Adolescência

Acho que foi quando meus cabelos começaram a oscilar entre o ondulado e liso, e o responsável foram os hormônios. Eu costumava ter cabelos bem mais claros do que tenho hoje, e como na adolescência estimula-se a produção de melanina o cabelo fica mais escuro mesmo.

Talvez isso tenha acontecido com você. Talvez você tivesse os cabelos completamente lisos quando era criança e hoje são totalmente cacheados. Bem, está aí uma resposta, os hormônios. Além de que pode incentivar a produção de oleosidade, e eu não sei vocês, mas eu sofri muito com isso, e usava todo tipo de shampoo para melhorar.

Fase Adulta

Agora, com os cabelos totalmente formados o que pode transformar o cabelo mesmo são os elementos externos como a química. É natural já que o cabelo com o tempo fique mais fino e com processos de alisamento entre outros pode-se acelerar esse processo. Por isso, pode ser que os fios grossos não sejam para sempre. E, consequentemente, se o cabelo afina, o volume pode diminuir também.

Para mulheres que escolher dar luz a uma nova vida, podem durante a gravidez sofrer novas fases do cabelo. Novos hormônios entram em ação no nosso corpo e o cabelo que era liso pode enrolar, o enrolado ficar liso, ressecar, ficar oleoso. Por isso, se você passa por essa fase não se assuste.

Além disso, durante a gestação é importante não fazer uso de química para não prejudicar o feto. Muitos processos químicos que fazemos contém substâncias tóxicas, como por exemplo a tinta, que pode conter amônia e chumbo.

Após a menopausa

Nosso corpo já não tem mais tanto dos hormônios femininos, os que prevalecem são os masculinos. Como resultado, o cabelo branco pode se tornar mais visível e ficam mais finos e com menos volume.

Após os 60 Anos

Essa é a última mudança que acontece no nosso corpo, a renovação das células já não tem a mesma velocidade e por isso os cabelos tendem a crescer mais devagar. Perdemos também mais proteínas, fazendo o cabelo cair e perder volume.

Concluímos então que o que pode causar mudanças no cabelo são:

Além disso, o clima pode influenciar bastante. Os meus cabelos em lugar muito úmido como na praia ficam mais ondulados e com um pouco mais de frizz. Então aquelas pequenas mudanças que acontecem no nosso dia a dia são normais devido a fatores como esse, e com isso não há com o que se preocupar.

O que fazer em cada fase:

Agora, querida cacheada, você sabe quando mudanças no seu cabelo podem ocorrer durante sua vida. Quando eu tiver cabelos brancos vou querer usar aqueles shampoos com pigmento para parecer que meu cabelo é algodão-doce. E sei que se um dia eu for ter filhos, posso voltar a ter um cabelo extremamente liso ou extremamente cacheado.

Acredito que essas mudanças vão se tornar claras quando forem acontecendo. Além de que, caso venha a ficar grávida, saberei que não posso fazer química, por isso vou ficar com os cabelos naturais se eu vier a decidir fazer isso.

Como sabemos o que ocorre na velhice, e na infância, podemos usar shampoos e condicionadores específicos para seus cabelos. Shampoos nutritivos são com certeza uma ótima opção, que pode nos ajudar a passar por essas fases do cabelo. Na infância crescer com cabelos fortes e na velhice evitar que enfraqueçam.

Já na adolescência, se tivermos por exemplo dificuldade em controlar a oleosidade podemos procurar um dermatologista. Eu procurei quando passei por esse problema e aconselho também que quem sofra com essa característica procure o médico. Também porque na adolescência aumenta-se a produção de melaninas e pintas, então é importante fazer um check-up.

Cuidem-se bem, talvez para não evitar que os fios afinem muito cedo, evitar também químicas. Acho que eu mesma preciso fazer isso, porque confesso, adoro fases do cabelo. Mas agora sei que meu próprio corpo pode fazer essas mudanças por mim, vou prestar mais atenção quando elas ocorrerem.

Bem, queridas cacheadas, espero que se você passou por tudo isso como eu passei, entenda agora como eu entendi porque tudo isso acontece. Para mim nosso corpo é realmente mágico, fico perplexa com tudo o que faz. Até mais queridas cacheadas, um beijo!

Sobre Kalina Amaro

Kalina Amaro - É jornalista, blogueira, louca por cosméticos e compras. Dedica a sua vida à produção de conteúdos sobre cabelos e beleza.

Visite Minha Página
VER + DICAS

Kalina Amaro: kalina@patricinhaesperta.com.br

Anunciar: anuncie@mulhernetwork.com.br

Administrativo: natielileal@mulhernetwork.com.br

Blogueira: contato@mulhernetwork.com.br

Ou ligue

019 – 41413709

Saiba Mais

#QUEROMUITO

A NOSSA LOJA ONLINE
 Oferta de 30% Progressivas
QUEROMUITO