Categories: Cabelos

Fez progressiva? Aprenda como cuidar das madeixas

Alisar os fios nunca foi tão fácil não é mesmo? Até aí tudo é uma maravilha, o problema se revela quando começamos a sentir os efeito colaterais do milagre que deixa os fios escorridos, sigas as dicas para que o sonho não se transforme em pesadelo capilar.

Será que só eu me surpreendi com algumas consequências inesperadas após fazer a progressiva? Acredito na possibilidade de vocês compartilhares da mesma situação que eu, nos encantamos pela promessa de cabelos liso como num passe de mágica e nos esquecemos dos efeitos que acompanham a técnica, resolva esse problema rapidinho seguindo truques de mestre!

Oleosidade do mal

Um dos primeiros sintomas é a oleosidade que aparece logo após a realização do procedimento, essa é uma característica muito comum aqui. A explicação é bem simples: a progressiva age como uma película que se fixa sobre os fios, isso faz com que a oleosidade natural não consiga chegar até as pontas, por isso o visual sujinho se concentra na raiz. Em decorrência disso, a caspa pode aparecer, use xampu para controlar a indesejada e aposte em produtos específicos para cabelos quimicamente tratados.

Dependendo da situação, é legal alternar o uso de produtos a cada semana, se os fios estiverem sofrendo muito com a oleosidade, a dica é usar produtos adstringentes na primeira lavagem, ele se encarregam de retirar o óleo excessivo das madeixas. Só depois lave com produtos de tratamento. Em casos de emergência se jogue sem medo nos efeitos do xampu a seco, ele faz o milagre em apenas um minuto.

Fez progressiva? Aprenda como cuidas das madeixas

Pontas desastrosas

A gente olha para raiz e dá aquele sorriso de felicidade, mas quando os olhos se voltam para as pobres pontas, bate aquele desespero… Isso acontece só comigo? Infelizmente é um fato inerente à pratica, a progressiva realmente prejudica muito as pontas, o efeito é ainda pior quando elas já estão ressecadas, experiência própria.

A falta de informação é um grande problema, muitas se arrependem logo de ter optado pelo procedimento, mas fique tranquila, há solução para as pontas espigadas sim. Aproveite para aparar as pontinhas, além de remover a parte mais danificada, o cabelo ganha vida nova com apenas cinco centímetros cortados. É importante que a manutenção das pontas tenha intervalos menores que o de costume, por isso vá ao cabeleireiro mais vezes para cortá-las, é recomendado fazer a visita a cada 45 dias.

Outra solução é investir no poder dos óleos, há opções super em conta que conseguem trazer a vida de volta aos fios. Além de proteger as pontas, eles oferecem nutrientes essenciais que fazem uma selagem, a dica é aplicar óleo de argan, ou outro tipo de hidratante noturno, todos os dias, somente nos últimos centímetros do cabelo. Pronto, eis a solução!

Fios quebrados?

Por mais que ela ofereça o resultado que muitas de nós já sonhou em ter, ela também oferece prejuízos como os fios que começam a se romper com bastante facilidade. Isso acontece por que o procedimento faz uma revolução nos fios mudando sua estrutura natural, para combater os cabelos quebradiços, a palavra de ordem é reconstrução, que é totalmente diferente da hidratação comum.

É neste ponto que acontecem os maiores equívocos, se não tratarmos o cabelo de acordo com suas necessidades específicas, eles nunca ficarão totalmente revitalizados, ficou claro? O tratamento reconstrutor oferece recursos que uma máscara de hidratação comum não possui, como por exemplo queratina, proteínas e aminoácidos. Procure sempre por produtos que contenham esses componentes e realize o processo a cada 15 dias e faça tratamentos profissionais no salão com intervalos de 60 dias.

Balanço zero!

Parece que nunca estamos satisfeitas, queremos alisar os fios, então alisamos, mas também adoraríamos ter um certo movimento nos cabelos, difícil agradar esse público feminino. Se você estiver incomodada com o efeito chapado e sente falta aquele barangandam sabe? Recorra à técnica utilizada pelos experts de beleza, deixe os produtos emolientes de lado e vá de xampu na cabeleira. O quê? É isso mesmo, dessa forma o cabelo não fica tão sequinho, sem volume. Aplique um mousse ou ativador de cachos, seque e aposte na modelagem de ondas feitas com o babyliss.

Se livre da raiz preguiçosa

Quem é adepta à progressiva sabe bem como, as vezes, é pavoroso ver a raiz murcha. Dê um up no visual e conquiste volume extra com ajuda de uma boa pomada em pó na raiz. O xampu a seco também entra aqui como segunda opção, borrife nos fios em volta do rosto e confira o volume instantâneo.

Trate o ressecamento

Seguindo a explicação da oleosidade que é impedida de chegar às pontas por conta da camada que a progressiva forma nos fios, a consequência é o ressecamento dos fios, do cumprimento até chegar nas pontas. Nem sempre o fato de o cabelo parecer saudável, significa que ele realmente está, ou seja, por mais que os fios estejam, brilhosos, domados e selados, é preciso cuidar do interior da fibra capilar.

Para garantir a saúde do cabelo e mantê-la sempre em dia, invista em hidratações periódicas para garantir a maleabilidade e vitalidade dos fios, os intervalos dependerão do estado do cabelo. Se o ressecamento estiver muito acentuado, hidrata toda semana, pode-se substituir o condicionador pela máscara de tratamento, nos demais casos, realize o procedimento a cada 15 dias.

Parece caspa?

Logo que começaram a se fazer as primeiras aplicações de progressivas apareceram os burburinhos dizendo que o procedimento químico deixa o couro cabeludo cheio de caspa. Aqui vale a máxima: nem tudo que parece é! Isso acontece quando o profissional faz a aplicação muito próximo à raiz, por isso é essencial que você fique de olho no modo com o qual ele vai aplicar o produto, é preciso manter uma distância da raiz.

Também é neste momento que aparecem efeitos mais drásticos como coceiras e reações alérgicas, das mais simples às mais graves. Evite esse tipo de transtorno conversando com o profissional antes de realizar a progressiva, você está no seu direito de cliente e consumidora, neste caso é melhor pecar pelo excesso do que pela falta de comunicação.

Não se desespere ao se deparar com a descamação, a sensibilidade ou a coceira no couro cabeludo, existem produtos que oferecem soluções imediatas para esse tipo de problema. Procure por produtos com ação dermo-calmantes que aparecem em forma de loções ou na versão de xampu hidratante.

Respeite os intervalos

Não há cabelo saudável o suficiente para aguentar firme e forte os retoque constantes. É imprescindível que você evite os retoques muito próximos um do outro, assim você dá tempo para o seu cabelo se recuperar da técnica que é bastante agressiva aos fios. A maioria dos produtos dá a garantia de durabilidade por até três meses, mas isso não significa que após esse período você precise voltar ao salão e retocar novamente, ok? Faça de tudo para retocar apenas duas vezes ao ano.

Uma maneira inteligente de ajudar o seu cabelo é investindo em manutenções, para isso basta utilizar produtos especiais para esse tipo de finalidade. Há várias versões no mercado, escolha a sua preferida e dê descanso ao seu querido. Assim você evita a queda de cabelo que acontece geralmente pelo excesso de retoque e pela proximidade com a qual o líquido é aplicado na raiz, a distância de segurança mais recomendada é de 1.5.

Cabelo amarelo não!

Já se assustou ao ver seu cabelo amarelo gema após fazer a progressiva? Eu já! O pior é quando somos enganadas, nos dizem que o produto não amarela e no fim o resultado é esse, mas deixando o desabafo de lado, se isso acontecer, invista em xampus ou máscaras matizantes. Porém, hoje em dia existem produtos específicos para cabelos claros que conseguem manter a cor atual ou até melhorá-la. A última progressiva que fiz foi da marca Mutari, me surpreendi com o resultado, ela iluminou muito os fios. A tonalidade roxa do líquido deixou meu cabelo liso e com o loiro renovado.

Enjoou do visual?

Sempre há aqueles dias em que a gente enjoa da imagem que vemos refletir no espelho. Apesar de alguns cabeleireiros afirmarem que a progressiva dificulta a realização de penteados, isso não é nada que seja impedimento para você tentar inovar em casa. Ao estilo faça você mesmo, aposte na praticidade de coques, tranças, rabo de cavalo customizado e nas ondas do babyliss.

Agora você não tem mais motivos para reclamar dos efeitos negativos que acompanham a progressiva, hoje nós te ajudamos a entender as causas e as soluções para cada problema. Siga as dicas para se livrar deles de uma vez por todas e siga de madeixas lisas, leves e soltas!

Gostou do post ou tem alguma sugestão pra gente? Envie e-mail para kemilly@mulhernetwork.com.br

Beijos amorzinhas,

Neny Bertini

Fez progressiva? Aprenda como cuidar das madeixas
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kemilly Bertini

Jornalista, comunicativa, pura energia. Apaixonada pelo universo feminino, dar dicas sobre beleza, moda, cabelos, maquiagem sempre foi seu maior hobby e ajudar mulheres a descobrirem a melhor versão de si mesmas é um dos seus prazeres.

Postagens recentes

Melhor Protetor Solar Para o Rosto: Marcas, Diferenças, Preços

Conheça os melhores protetores solares para o rosto Os protetores solares para o rosto a muito tempo deixaram de ser…

6 dias atrás

Primer Smashbox Resenha: Como Funciona, Diferenças, Como Usar

Primer Smahbox Resenha Maquiagem escorrendo, úmida e com brilho é comum em quem sofre com oleosidade excessiva. Já os poros…

1 semana atrás

Como Tirar Mancha de Espinha Do Rosto: Ácidos, Melhores Tratamentos

Os tratamentos estéticos estão cada vez mais modernos e eficazes, são sem dúvida grandes aliados para quem busca um rosto…

3 semanas atrás

Cabelos Longos Com Franja: Cabelos Para Se Inspirar e Copiar

Cabelos Longos Com Franja Tá querendo mudar o visual mas não quer abrir mão do comprimento do cabelo? Que tal…

3 semanas atrás

Cabelos Ruivos Curtos: Fotos Inspirações

Cabelos ruivos curtos Tons de vermelho podem ser morango, cobre, castanho avermelhado, vermelho uva, mesclados em tonalidades mais discretas ou…

3 semanas atrás

Cabelos Curtos para Senhoras: Ideias Pra Copiar Já

Cabelos Curtos para Senhoras Cabelo curto é ideal para mulheres que querem parecer mais jovens - além de ser muito…

4 semanas atrás