Categories: Cabelos

Frizz controlado – Dicas e Soluções

Frizz controlado – Comece já!

Frizz controlado – Dicas e Soluções

Com a proximidade do verão, altas temperaturas e umidade no ar, as condições para frizz ir nas malas de final de ano junto com você são bem grandes. Para evitar que os arrepiados indesejados façam parte de suas férias, separamos algumas dicas básicas e fáceis para ter o frizz controlado e aproveitar o verão sem preocupações e com cabelos saudáveis.

Começando do começo, por que não?

Evitar o frizz é algo que vem desde o princípio, ou seja, a lavagem. Afinal, ele nada mais é do que o fio ressecado respondendo a condições externas de clima ou estática.

Para evitar que seus fios sejam, ou fiquem, danificados então é preciso lavá-los bem. De preferência com uma segunda aplicação de shampoo sem sal e finalização com condicionador para seu tipo específico de cabelo.

Caso as madeixas esteja muito secas é indispensável o uso de um leave-in para envolver e hidratar os fios, só assim eles não ficarão rebeldes.

No caso dos cabelos crespos e cacheados, que já são naturalmente mais ressecados, é interessante ter um óleo sempre a mão, pois mesmo que ele tenha um aspecto mais saudável no início do dia, ele pode ir desidratando ao longo das horas. E uma rápida aplicação de óleo já pode auxiliar no resgate da hidratação dos fios. Basta colocar nas mão e aplicar suavemente amassando os fios de baixo para cima.

É importante nunca passar de cima para baixo para não tirar o formato dos cachos ou deixá-los com aspecto pesado.

Fitagem nos cachos, sabe o que é?

Para as cacheadas a técnica da fitagem é indispensável para manter o frizz controlado. Aprender a lidar e cuidar bem dos seus cachos é o primeiro passo para um cabelo de aspecto saudável e arrasador. Por isso, de preferência com os cabelos mais secos, pegue um bom creme de pentear e separe em três ou dois pedaços menores, cada cacho e estique com o produto. A técnica ajudar a deixar o ar do caimento mais solto e, claro, sem frizz.

A bela adormecida

Aquele frizz matinal é causado pelo atrito do cabelo com o travesseiro durante a noite, que pode causar uma estática inconveniente. Por isso, substituir a fronha de algodão por outra de cetim, ou seda, diminuirá o impacto noturno e aliviará e manterá o frizz controlado causado durante o sono.

Para evitar esse contato, também, é bom amarrar o cabelo antes de dormir. Mas atenção, deixe o rabo bem frouxo e use sempre elásticos forrados de tecido para que a tensão não cause queda dos fios.

Se mesmo assim o frizz acordar com você, para aquelas com cabelos cacheados é legal passar um finalizador (tipo sérum) com óleos de tratamento. É só aplicar na mão, espalhar e com os dedos abertos formando um pente ir soltando os cachos aos poucos.

Simples assim

Como já dissemos, a principal causa do frizz é o ressecamento e fios quebradiços reagindo a fatores externos. No caso dos cacheados, sempre mais sensíveis, algumas recomendações bem básicas também auxiliam na hora evitar que o frizz apareça.

Para evitar a quebra destes fios, por exemplo, a dica é desembaraça-los com pentes de dentes bem largos ou, melhor ainda, com os próprios dedos. Isto porque, diminuindo o atrito e tensão entre a escova e os fios você evita a quebra que ocasiona o frizz, e controla muito melhor a força dos seus cabelos também.

Outro complemento que deixará a hora de desembaraçar bem menos traumática para seus cacheados é passar os dedos, ou pente largo, ainda no banho, de preferência quando o condicionador estiver agindo. Sempre com bastante suavidade, contudo, afinal os cabelos molhados ficam bem mais sensíveis.

Na secagem

Todas as vezes que você for fazer algum procedimento que use calor nos cabelos é preciso investir no protetor térmico antes. Seja o secar com secador ou o uso de prancha/bayliss, não importa, o produto deve ser aplicado para evitar que os fios queimem e fiquem com um textura e aspectos propícios para o frizz.

Tratamentos

Para quem tem cabelos bem secos (em especial para quem tem cabelos cacheados – que são naturalmente mais quebradiços), é recomendado usar óleo de coco.

O tratamento em si tem efeito na diminuição de frizz, mas, muito além disto, ele proporciona uma revitalização dos fios, deixando-os mais grossos e macios. E, como se não fosse o bastante, também tem efeito prolongado deixando o cabelo menos sujeito ao frizz no dia seguinte à aplicação.

Se mesmo com essas recomendações caseiras e super práticas você não estiver totalmente satisfeita com o resultado, é possível achar outras soluções nos salões de beleza, como cauterizações. Isso se dá principalmente pelo gravidade de ressecamento dos fios – quando normal, a solução está em casa, mas quando estão muito ressecados é recomendável fazer o tratamento com especialistas. Consulte seu cabeleireiro para achar a melhor solução para seu tipo de cabelo.

Frizz controlado – Dicas e Soluções
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Melhor Protetor Solar Para o Rosto: Marcas, Diferenças, Preços

Conheça os melhores protetores solares para o rosto Os protetores solares para o rosto a muito tempo deixaram de ser…

5 dias atrás

Primer Smashbox Resenha: Como Funciona, Diferenças, Como Usar

Primer Smahbox Resenha Maquiagem escorrendo, úmida e com brilho é comum em quem sofre com oleosidade excessiva. Já os poros…

1 semana atrás

Como Tirar Mancha de Espinha Do Rosto: Ácidos, Melhores Tratamentos

Os tratamentos estéticos estão cada vez mais modernos e eficazes, são sem dúvida grandes aliados para quem busca um rosto…

3 semanas atrás

Cabelos Longos Com Franja: Cabelos Para Se Inspirar e Copiar

Cabelos Longos Com Franja Tá querendo mudar o visual mas não quer abrir mão do comprimento do cabelo? Que tal…

3 semanas atrás

Cabelos Ruivos Curtos: Fotos Inspirações

Cabelos ruivos curtos Tons de vermelho podem ser morango, cobre, castanho avermelhado, vermelho uva, mesclados em tonalidades mais discretas ou…

3 semanas atrás

Cabelos Curtos para Senhoras: Ideias Pra Copiar Já

Cabelos Curtos para Senhoras Cabelo curto é ideal para mulheres que querem parecer mais jovens - além de ser muito…

4 semanas atrás