Categories: Cabelos

O Melhor Leave-in Para Cada Tipo de Cabelo

4 Votos de 5

Eu sempre falo por aqui que o segredo de um cabelo bonito e saudável é a manutenção, o que inclui, além de hidratações e reconstruções, em casa ou no salão, o uso de  shampoos, condicionadores e finalizadores adequados ao tipo de cabelo.

Em relação aos shampoos e aos condicionadores a coisa é mais tranquila, mas muita gente não sabe exatamente qual o melhor tipo de finalizador para o seu cabelo, bem como qual deve ser usado em cada situação. Sim, porque não existe um produto que seja bom para tudo. Cada produto é feito com ativos que visam resolver questões específicas, como excesso de volume, ressecamento, frizz e por aí vai.

Resolvi, então, montar um post com os principais tipos de finalizadores, certo?

LEIA TAMBÉM: Seu Cabelo Acorda de Mau Humor? Saiba como Resolver!

Leave-in

O leave-in é o tipo de finalizador mais conhecido e utilizado, e conheço poucas pessoas que não fazem uso dessa “arma” a favor de um cabelo “dygno”!

Existem leave-ins específicos para cada tipo de cabelo, e isso é essencial no momento da escolha para que os resultados sejam os melhores possíveis. Aqui vale lembrar eu meninas de cabelos oleosos podem sim usar leave-ins, desde que sejam produtos específicos para esse tipo de cabelo, que são, nesse caso, os líquidos.

As meninas de cabelos cacheados devem apostar nas versões mais densas, mais nutritivas, com óleos e manteigas vegetais para ajudar a controlar os fios e domar o excesso de volume.

Como regra geral a função deles é ajudar a desembaraçar os fios, facilitando o ato de pentear, controlar o volume, proteger os fios dos danos externos e manter a hidratação dos fios ao longo do dia.

Ele é um produto sem enxágue, feito para permanecer nos fios formando uma película protetora que retém a umidade e evita a perda hídrica, o que ajuda a manter o ressecamento bem longe.

LEIA TAMBÉM: Truque para Combater o Ressecamento dos Fios

O que não pode mesmo é exagerar na dose, porque aí, ao invés de bonito, hidratado e controlado, o cabelo fica seboso, pesado e sem brilho.

Ativador de Cachos

Quem tem os cabelos cacheados ou ondulados geralmente reclama que os fios ficam sem forma, que os cachos não são definidos e que o cabelo parece “não ter controle”.

Para cabelos assim, os ativadores de cachos são as melhores opções! Esse tipo de produto dão forma e definição aos cachos, segurando-os por muito mais tempo e mantendo o cabelo hidratado e protegido.

Ele é muito mais indicado para as meninas de cabelos cacheados do que o leave-in, porque enquanto esse último mantém a hidratação e a proteção dos fios, o primeiro faz o que é essencial: dar forma ao cabelo!

LEIA TAMBÉM: Tenha Cachos Lindos de Maneira Simples.

Mousse

Eu sempre adorei mousse, e quando uso o cabelo cacheado é a minha primeira escolha. Sim, meu cabelo é bem cacheado e já mostrei isso aqui!

Mas o que é o mousse afinal? É uma “espuminha” que ajuda a manter os cachos no lugar e a formá-los também. Além disso, ele dá mais “textura” aos fios e deixa o cabelo mais “volumoso”, mais selvagem, sabe?

Eu uso muito assim: após lavar o cabelo, com ele ainda úmido, aplico duas “bolas” de mousse da metade do comprimento para as pontas e amasso as pontas com a ajuda de uma toalha. Quando não estou com preguiça, seco as pontas com um difusor e o resultado é sempre bem legal, porque os cachos ficam bonitos e definidos.

Existem vários tipos de mousse, para todos os tipos de cabelo, então escolham sempre um que se adeque ao seu tipo de cabelo.

Spray

Existe spray de todo tipo, mas o que eu estou falando aqui é do spray de fixação, que pode ser leve, média, forte ou extra forte. O que eles fazem é garantir que o penteado dure por muitas horas, fique no lugar, sabe?

Eles podem ser usados também para dar mais volume aos fios e são muito fáceis de usar. É bom quando a gente tem alguma festa, algum evento, e o cabelo não pode “desmanchar”. Eu prefiro os de fixação média, no máximo forte, pois da última vez que usei um extra forte precisei lavar o cabelo várias vezes para que ele ficasse molinho de novo, porque o troço parecia que tinha grudado nos fios!

Cera

A cera é muito utilizada para estilizar os cabelos, sobretudo para quem tem cabelos curtos e mais grossos, já que deixa o penteado ou o corte bem definidos.

Ela é um tipo de “creme” denso com ou sem brilho.

Eu tinha o maior preconceito com as ceras porque achava que pesavam nos fios e deixavam o cabelo oleoso, mas comecei a usar uma da Avlon (já faço a resenha!) e me apaixonei! Tenho usado bem pouquinho mesmo, e descobri que ela é ótima para dar brilho aos fios e manter o frizz longe. Boa demais da conta!

 Defrizante

Quem costuma fazer escova precisa ter um defrizante termoativado! Não dava muita importância para esse tipo de produto, mas desde que deixei as progressivas de lado e “peguei” amor ao secador, ele é o meu melhor amigo!

Ele facilita demais a escovação e torna o processo todo bem mais fácil. Além disso, pode ser usado em qualquer tipo de cabelo, não pesa, não deixa oleoso e ainda prolonga o efeito da chapinha.

Óleos Finalizadores

Depois da febre do óleo de argan, óleo capilar alcançou status de “rei”, porque todo mundo quer, tem e usa!

Dependendo do produto, claro, pode ser usado em qualquer tipo de cabelo, sempre nas pontas, e ajuda a manter o cabelo brilhoso, sem frizz e controlado.

Prefiram sempre os mais leves, que não pesam nos fios, e os que são de rápida absorção. No quesito absorção, o óleo de argan continua sendo uma das melhores opções, pois é leve, absorve rápido e não pesa no cabelo, podendo ser utilizado inclusive em meninas de cabelos oleosos.

É todo óleo de argan que faz isso? Se fosse o puro, sim, mas quase todos são misturados com silicones e óleos minerais, o que não é bom!

Agora é só escolher os melhores pro seu tipo de cabelo!

Beijos

Ju Lopes

O Melhor Leave-in Para Cada Tipo de Cabelo
4 (80%) 1 Voto

Compartilhar
Tags: Finalizadoresmousseóleos Capilares
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Melhores Descolorantes Sem Amônia Para Cabelos

Descolorantes Sem Amônia Para Cabelos Alisados, Relaxados e Quimicamente Tratados Foi-se o tempo em que as mulheres de cabelos alisados,…

2 horas atrás

Nomes Para Salão de Beleza: 80 Ideias Para Você Se Inspirar

Se você está pensando em abrir um salão de beleza e precisa de ideias de nomes para seu salão de…

8 horas atrás

Máscara Inforcer Loreal Resenha

Olá mio amore, tudo bem? Hoje vou falar da máscara que estou usando a Inforcer da Loreal! Ela é nova…

1 dia atrás

Receitas Para O Cabelo Crescer Rápido

Faça O Cabelo Crescer Rápido Você quer que o seu cabelo cresça mais rápido? Aprenda receitas para o cabelo crescer…

5 dias atrás

Sobrancelhas Postiças – Como Usar, Cuidados, Onde Vende, Valor

Sobrancelhas Postiças – Já ouviu falar? Nosso rosto é sem dúvidas a porta de entrada de qualquer lugar. Ter falhas…

1 semana atrás

Máscara Wella 30 segundos Resenha

Máscara Wella 30 segundos resenha Olá, amoreeee! Se você é como eu, vive numa correria danada, sabe bem que cuidar…

1 semana atrás