Menu
in

18 Coisas Que ESTRAGAM Qualquer Cabelo

18 coisas que estão ESTRAGANDO o seu cabelo e você nem sabia

O Que Danifica Os Cabelos

A gente quer e gosta de cabelo bonito, com muito brilho, saudáveis, com balanço, além de um belo corte. E investimos mesmo, porque não são poucos os produtos que usamos pra tratar o cabelo. E falar como reverter os cabelos quebradiços e ressecados, é super comum e importante. Mas é preciso falar, também, das causas desses problemas. As vezes de maneira despercebida, algumas práticas diárias acabam interferindo e prejudicando todo esse esforço para manter os cabelos lindos. São hábitos que destroem todos os cabelos, erros que podem trazer problemas para o couro cabeludo, destruindo os fios. E, por mais atenciosas que sejamos, é fácil cairmos em pequenas distrações que podem detonar os fios.

Pensando nisso, preparei um guia com os #18 Hábitos Que Destroem Qualquer Cabelo. Identifique o que você está fazendo de errado. Ainda é tempo para corrigi-los!

18 Hábitos Que Destroem Qualquer Cabelo

1# Pensar que quanto mais melhor

Você pode arruinar o seu look e não vai conseguir os resultados esperados ao usar quantidade inadequada de produtos. O excesso de condicionador, mesmo em cabelos secos ou com os fios mais espessos deixa resíduos e mantem o cabelo com aspecto de sujo e sem vida. Quando você aplicar o condicionador deve evitar áreas do couro cabeludo e concentrar o produto do meio para as pontas, observando o comprimento do cabelo.

Para produtos com silicone algumas gotas são suficientes. Para pentear usando cremes, gel ou mousse colocar uma pequena quantidade na palma da mão e, em seguida, aplicá-lo no cabelo é a forma correta. Assim se você observa que precisa aplicar um pouco mais é só repetir o procedimento.

2# Deixar o produto agir muito tempo no cabelo

Muita gente acha que se deixar o produto agir mais tempo, o resultado será melhor, mas isso não é verdade, pois além de não proporcionar benefícios, pode causar danos! Isso tudo só vai deixar as camadas escamas do cabelo abertas. Pois o condicionador e a máscara abrem as células para receber o tratamento e os nutrientes. Elas se fecham quando os produtos são retirados com água.

Cada cosmético traz no rótulo o seu tempo certo de ação e ele deve ser seguido à risca. Após o tempo de ação, enxágue com água abundante até que não tenha nenhum resíduo de produto no cabelo. Isso é muito importante, pois se o enxágue não for feito da maneira correta, os fios ficam cheios de resíduos, pesados e sem brilho.

3# Usar Chapinha no Cabelo Molhado

Muita gente, mas muita mesmo, comete esse erro, que é dos grandes! É o seguinte: a chapinha nada mais é que uma chapa dupla em altas temperaturas, e é evidente que se você coloca algo molhado em uma chapa quente, a coisa vai fritar! Só que a coisa, no caso, é o cabelo, que acaba, literalmente, fritando! O calor, em contato com a água retida, queima o cabelo, que fica uma palha, “duro”, ressecado e quebrado, e pra ajeitar isso só tesoura mesmo. Se isso for feito com frequência, há riscos ainda de queda de cabelo. O certo é primeiro passar um [protetor térmico], secar o cabelo com o secador, e só depois do cabelo seco usar a prancha pra finalizar, combinadas?

Três protetor térmicos que uso e recomendo:

4# Pentear o cabelo molhado da raiz às pontas

Usar um pente é melhor no cabelo molhado, que está frágil, do que uma escova. Entretanto, se você começa a desembaraçar iniciando do couro cabeludo para as pontas pode causar a ruptura nos fios. A primeira coisa a fazer é suavizar os nós com um produto para desembaraçar e pentear em seções, começando sempre nas pontas e subindo em direção à raiz do cabelo.

5# Amarrar o cabelo sempre no mesmo lugar

Antes de pegar um prendedor para prender o seu cabelo, confira se ele é coberto por um material macio. Você corre o risco de danificar o seu cabelo ao escolher um elástico de borracha. Ele enrosca nos fios de cabelo e pode causar sérios danos nos fios quando você for retira-lo.

Outro detalhe refere-se ao amarrar o seu cabelo. Os fios quando presos sempre no mesmo lugar podem enfraquecer e quebrar. Recomenda-se mover o elástico para cima ou para baixo alguns centímetros todos os dias e nem sempre amarrar na mesma posição.

6# Lavar a cabeça muitas vezes

Lavar a cabeça muitas vezes e não deixar o couro cabeludo secar é péssimo para o cabelo. A umidade provoca fungos em qualquer região e no cabelo não seria diferente. Então, jamais lave o cabelo mais de uma vez por dia e tente passar mais de 24 horas sem molhá-lo. Esse é o tempo que a cabeça demora para secar totalmente.

7# Condicionador Não é leave-in

As meninas de cabelos cacheados, bem como as que têm cabelos muito secos, tendem a deixar o condicionador nos fios achando que isso vai deixar o cabelo mais hidratado, mais controlado, e isso é um erro! Pior ainda, é usá-lo como leave-in, secando os fios com secador (isso literalmente frita os fios).

O condicionador não foi feito para permanecer nos fios, ele foi feito pra ser removido, e caso isso não seja feito o cabelo fica pesado e opaco, e as escamas dos fios não são seladas, o que acaba danificando a estrutura capilar.

O resultado disso é um cabelo frágil e com a elasticidade comprometida graças aos resquícios do condicionador, que é ótimo para o cabelo, desde que seja usado do jeito certo, sendo removido após o tempo de pausa.

Assim, ao terminar de lavar os fios, enxágue o cabelo com água em abundância pra que não sobre resquícios de condicionador nem de shampoo.

8# Escovar várias vezes o seu cabelo para ganhar brilho

Usar a escova de maneira inadequada faz parte dos hábitos que destroem e danificar o seu cabelo, estourar os fios. Escovar o cabelo uma vez ou duas vezes por dia é uma ótima maneira de estimular o couro cabeludo e distribuir sua oleosidade. Fazê-lo muitas vezes pode ter o efeito oposto e deixá-lo mais vulnerável a danos.

Em geral, quanto mais cabelo, maior deverá ser o diâmetro da escova. Para brilhar, tudo que você precisa é pentear o seu cabelo rapidamente para que os óleos naturais escorram da raiz às pontas. Se você penteia continuamente vai causar quebra dos fios.

9# Não Hidratar Os Fios

Cabelo precisa de tratamento, precisa de manutenção, precisa de uma rotina de cuidados, e quando mais químicas você faz, maior essa necessidade. A hidratação é o tratamento mais leve e todo cabelo, com ou sem química, precisa dela com regularidade, porque é ela quem vai fazer a reposição hídrica, quem vai repor a água que foi perdida.

Escolha uma hidratação que seja adequada para o seu tipo de cabelo e faça do seu uso um hábito, que vai variar de acordo com a necessidade de caca cabelo, já que quanto maior o dano, menor será o lapso temporal entre uma hidratação e outra.

10# Aplicar o shampoo no comprimento do cabelo

O shampoo possui substancias detergentes em sua fórmula que ajudam a limpar e retirar o excesso de oleosidade. Ao aplica-lo também nas pontas você vai retirar a pouca oleosidade natural e resseca-las ainda mais. Concentre a lavagem no couro cabeludo e deixe a espuma escorrer pelo comprimento e pontas, assim você tira a sujeira sem agredir o cabelo. Não é uma regra, mas diluir o produto evita o acúmulo de shampoo nos fios.

11# Fazer Duas ou Mais Químicas Ao Mesmo Tempo

Tem gente, que vai pro salão e faz duas, três químicas de uma só vez, o que é bem problemático porque o cabelo não tem estrutura pra aguentar isso. Tenho que confessar que eu já fui assim, usava mega hair, fazia selagem e luzes nos cabelos, resultado: meu cabelo quebrou e ficou elástico!

Depois de chorar muito com meu cabelo aprendi que é melhor ter um cabelo saudável (mesmo não sendo o dos meus sonhos) – do que um cabelo quimicamente tratado mas que dá muito trabalho e gasta rios de dinheiro!

É preciso que exista uma pausa entre uma química e outra pra que o cabelo tenha tempo pra se recuperar, pra se fortalecer, caso contrário os danos serão maiores e os fios podem não aguentar, resultando em um corte químico, o que é arrasador não só para os fios, mas pra nossa autoestima. Se você tem o cabelo quimicamente tratado, não deixe de fazer o cronograma capilar, siga o cronograma hidratação, nutrição e reconstrução e tenha um cabelo saudável sempre!

12# Escolher o produto inadequado para o seu tipo de cabelo

Quando você usa, por exemplo, muito pouco creme para pentear cabelo com frizz, o resultado é um aspecto de cabelo eletrificado. Mas o excesso também pode causar vários problemas.

Outro exemplo é aplicar o creme para pentear no cabelo fino. Vai deixar os fios de cabelo esmagados. Por outro lado, se você insiste em pentear um cabelo pesado, espesso e encaracolado com apenas um pouquinho de gel, você não vai conseguir controlar o frizz. Para melhores resultados, procure uma linha de produtos projetado especificamente para o seu tipo de cabelo e estilo.

13# Nutrição é diferente de hidratação

Alguns cabelos precisam mais de nutrição do que de hidratação, que é o caso dos fios cacheados. Saiba que nutrição é diferente de hidratação, e cada cabelo precisa mais de um tratamento ou outro, fazendo errado pode ter o efeito contrário. Entenda a diferença em: Hidratação, Nutrição ou Reconstrução. Deixar o cabelo sem nutrição é pedir para ter fios ressecados e sem brilho. As mulheres que, por preguiça ou equivoco, não fazem nutrição, estão deixando de repor os nutrientes. Com o tempo, o cabelo fica sem vida e seco. Fazer nutrição é reparar o que está faltando e equilibrar as camadas capilares com nutrientes. Confira os posts:

14# Usar o secador no cabelo muito molhado

Você provavelmente está acostumado a usar, secador, chapinha, babyliss no dia a dia e sabe que faz parte dos hábitos que destroem qualquer cabelo! Secar o cabelo utilizando o secador, quando o cabelo ainda está molhado pode causar sérios danos por calor. Agindo assim o seu cabelo pode queimar pelo calor excessivo. O secador deve ser usado no cabelo úmido, não molhado. Depois de lavar o cabelo, mantê-lo envolto em uma toalha por alguns minutos e, em seguida retirar o excesso de água antes da secagem é a forma correta

Você também não deve esquecer de usar sempre um produto para proteger os fios do seu cabelo contra o desgaste causado pelo uso de aparelhos aquecidos ou mesmo exposição ao sol.

15# Prender Os Cabelos Molhados

Prender o cabelo depois do banho, com os fios ainda molhados, é uma das piores maneiras de quebrar o fio do cabelo. Isso porque o elástico prende e quebra a fibra, formando nós por todo o comprimento. Quando você solta, estará com os fios emaranhados.

16# Na praia... Todos os cuidados são poucos!

Sol e mar são ótimos, mas não para os cabelos. E nem pense em usar nos fios cremes de pentear ou máscaras de hidratação. Eles não protegem os cabelos da exposição solar e do sal da água. Eles não são feitos para isso. São feitos para tratar e não para prevenir. A única forma de proteger os cabelos é aplicar mecha por mecha um creme com proteção solar, que são específicos para proteger e tem melhor fixação e maior durabilidade que os outros produtos.

17# Não cortar os fios

Algumas mulheres não acreditam quando os cabeleireiros comentam que é preciso cortar os cabelos pelo menos de três em três meses, mas isso é uma realidade. Se você passar mais de três meses sem aparar as pontas, vai se olhar no espelho e ver um cabelo espigado e sem brilho. Além do mais, as pontas ficam frágeis e com o passar do tempo, você não vai conseguir repará-las mesmo com hidratações. E cortar também significa dar mais força para o cabelo crescer de forma ordenada e com vida.

18# Lavar o cabelo na água quente

A melhor maneira de manter os fios bonitos é utilizar água morna, quase fria. Se você utilizar água quente demais, a gordura essencial para os fios poderá ser eliminada, e isso vai acabar deixando os fios ressecados e nada sedosos.

Outro problema que podemos encontrar ao utilizar água quente demais, é que ao você expor os fios ao sol, provavelmente eles estarão mais suscetíveis a serem prejudicados.

4.5
109

Escrito por Kika @blogdakika

Eu acredito na beleza, na beleza que vem de dentro para fora. Na beleza de quando a gente olha no espelho e se senti feliz em não seguir padrões - só feliz com nós mesmas. Acredito em almas bonitas e na beleza da natureza. Amo os animais e as flores. Adoro uma boa vaidade também, afinal, um bom batom vermelho e as unhas feitas deixam os dias mais coloridos. Vem comigo que vou te mostrar um pouco do meu mundo.

Comente