O Que É, Pra Que Serve e Como Usar o Acidificante?

que falei pela primeira vez, lá no face , sobre o acidificante da K.Pro chovem pergunta sobre o assunto. Muita gente quer saber pra que serve, como funciona e tal. Daí resolvi explicar e só depois fazer a resenha, tá?

O Que É Um Acidificante?

O acidificante é um estabilizador de pH, que vai fazer justamente isso, estabilizar o pH dos cabelos e selar as cutículas, sendo indicado para uso em cabelos que passaram por processos em que  há elevação do pH, como as descolorações, as luzes, as mechas, as pinturas e os relaxamentos e alisamentos.

Seu uso é essencial nesses casos, já que o pH do fio do cabelo é 5.5, e alguns processos elevam esse pH até 14, o que deixa as cutículas abertas e os fios vulneráveis.

Todo Mundo Pode Usar?

Não! Larguem de loucura, viu? Esse tipo de produto é excelente, mas é como falei acima, é recomendado apenas quando o cabelo passou por processos que elevaram o seu pH. Quem não passou por esse tipo de processo e, mesmo assim, insistir em usar, vai acabar com o cabelo estragado, porque esses produtos possuem acidez elevada (pH muito baixo, em torno de 2,5).

cabelos bonitos

Então, se esse não é o seu caso, se você não fez uso de nenhuma química que eleve o pH dos fios, não tem porque usar o acidificante, já que as suas cutículas não estão abertas, dilatadas.

Quando Usar?

O ideal é que o produto seja utilizado logo após o procedimento químico, após o enxágue da química utilizada, ainda no lavatório,  que é quando as cutículas estão abertas e o cabelo poroso.

Muitas vezes a cutícula está aberta de tal forma, por causa do desequilíbrio do pH,  que a pessoa hidrata, nutre, reconstrói, usa bons produtos,  e o cabelo não reage, não melhora, e isso acontece porque, com as cutículas abertas, ele não absorve, não segura os ativos de tratamento. Quando você vai e usa um estabilizador de pH, o cabelo passa a absorver melhor os ativos de tratamento e o resultado dos tratamentos passa a ser infinitamente melhor.

Posso Usar Em Casa?

O correto é usar esse tipo de produto no salão, porque o profissional sabe quando usar, em quais casos usar e em qual dose usar. Mas, tendo juízo e bom senso, e não pesando na mão, dá sim pra usar em casa. Eu sempre ressalto isso porque tem gente que, na ânsia de recuperar o cabelo, quer usar o produto todo dia, o que é um crime capilar.

Quando o cabelo está MUITO danificado, pode ser usado semanalmente na primeira quinzena, e quinzenalmente por 30 dias (ou seja, usa na primeira semana, na segunda semana e só vai usar novamente na quarta semana). Depois disso, usa uma vez ao mês até o cabelo se recuperar.

 Como Usar Em Casa?

Cada produto vem com os conselhos de aplicação, e cada pessoa aplica de uma forma. Tem gente que usa após o shampoo, tem gente que usa após o condicionador, tem quem use após a máscara e tem quem use como condicionador.

Não sei o que é certo (tenho que ser honesta!), mas aprendi a usar no salão assim: lavo o cabelo com shampoo, aplico o acidificante mecha por mecha, deixo agir 3 minutos, enxáguo, aplico a máscara e enxáguo de novo.

Ju Lopes

O Que É, Pra Que Serve e Como Usar o Acidificante?
4 (80%) 5 Votos

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

3 Comments
  1. Juuu,

    vc disse que tenho que hidratar antes de fazer a Reconstrução com extreme up.

    Fiquei com uma dúvida… tenho que hidratar no mesmo dia da reconstrução?

    Obrigadinha Flor.

  2. Gabriela Lima disse:

    Oi Ju, tenho uma duvida sobre o Acidificante K.Pro.. estou fazendo reconstrução quinzenalmente com o Kit Recuperação Intensiva SOS da Vitaderm (vermelho), eles são produtos com funções diferentes, certo? Posso usar o KPro uma semana, e na semana seguinte o Vitaderm? Tenho relaxamento, e meu cabelo está bem ruimzinho… rs Obrigada..

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.