O que é um cabelo com efeito chiclete?

mechas corte químico

Tendo em vista que tinta não clareia tinta, quando se deseja clarear os cabelos em um único tom ou abrir vários tons, é necessário descolorir os fios. Para isso, utiliza-se uma medida de pó descolorante (que pode ter coloração branca, azul, violeta, verde ou vermelha) em conjunto o dobro de água oxigenada (que pode ter volume 10, volume 20, volume 30 ou volume 40). Como a água oxigenada de 10 volumes não possui poder de clareamento, é utilizada apenas para tonalizar os fios. Outras volumagens,  20 a 40, por sua vez, podem danificar os cabelos caso não sejam usadas corretamente.

Independentemente do grau de clareamento desejado, deve-se seguir à risca a regra de uma medida de pó descolorante para o dobro de água oxigenada, além de ficar atenta o tempo todo ao estado dos fios durante o processo de descoloração. Ocorre que o tempo máximo que o produto deve ficar no cabelo é de 50 minutos, depois disso a mistura oxida e não produz maior clareamento, só que, se mantido nos fios, prossegue danificando as fibras capilares. Este é o caso específico das pessoas que possuem fios muito escuros ou porosos, com grande dificuldade de se obter o clareamento desejado.

Também há o caso de pessoas cujos cabelos que clareiam rapidamente ou já estavam claros antes do processo. Neste caso, a observação também é importante, pois o resultado desejado pode ser obtido bem antes dos 50 minutos propostos, devendo os cabelos serem enxaguados. O que pode acontecer com quem está rumando para os cabelos loiros, a partir do castanho, do ruivo ou do próprio loiro mais escuro, é o famoso efeito chiclete, ou seja, algo bem mais grave que cabelos danificados, ressecados e porosos. Mas, o que é um cabelo com efeito chiclete? É um cabelo que perde sua elasticidade.

Supondo que uma mulher com cabelos castanhos claros naturais quer descolorir os seus cabelos até alcançar um loiro bege, ou seja, deseja alcançar cinco graus de clareamento, a mesma vai precisar aplicar água oxigenada com volume 40 nos fios, sendo esta a que mais agride as fibras capilares. Pelo fato dos cabelos castanhos claros naturais conterem pigmentos granulados laranjas e amarelados, haverá a abertura de fortes reflexos alaranjados ou amarelados. O melhor, neste caso, é neutralizar estes reflexos para os fios ficarem ruivos, procedendo com a hidratação, a nutrição e a reconstrução dos fios para somente depois fazer outra descoloração.

Ao fazer futuras descolorações, recomenda-se o uso da água oxigenada 20 ou 30, que danificam menos os cabelos e apenas ressecam as fibras capilares, mesmo que seja necessário passar por uma terceira ou quarta etapa. Mas, há muitas mulheres teimosas que deixam a mistura de água oxigenada e pó descolorante agir durante muito mais tempo que o necessário para tentar forçar o reflexo bege necessário para o loiro claro ou o loiro platinado na primeira aplicação. Esta forçação faz com que os cabelos passem do aspecto danificado para o efeito chiclete. Nestas alturas, os cabelos simplesmente gritam por socorro, literalmente.

Quando os cabelos perdem a sua elasticidade, começa a ocorrer a quebra capilar e a queda capilar constantemente, principalmente quando você penteia os fios molhados. O apelido de efeito chiclete se deve a que ao puxar um fio, o mesmo não volta ao seu estado anterior. Para recuperar os fios, é necessário os melhores tratamentos de choque do mercado da beleza, além de recorrer aos tratamentos profissionais dos salões, que contam com produtos bem mais eficientes do que os de uso doméstico, sendo que cortar os cabelos e sossegar é uma solução mais radical. Caso a segunda descoloração dos cabelos seja feita com água oxigenada 40, pode acontecer ainda o temido corte químico, que pode deixá-la quase careca.

O que é um cabelo com efeito chiclete?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Sobre Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá?
Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Minha Página
Saiba Mais

Kalina Amaro: kalina@patricinhaesperta.com.br

contato@patricinhaesperta.com.br / redacao@patricinhaesperta.com.br

* Saiba como escrever para o site PatricinhaEsperta CLIQUE AQUI.

Quando ocorre o corte químico nos cabelos?
O que é Surf Spray?

Faça seu comentário aqui

RSS 2.0

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.