Menu
in

PH Do Cabelo: O Que É, Benefícios, Como Equilibrá-lo Naturalmente [Guia Completo]

Como Escolher o Shampoo Certo 2 3 - PH Do Cabelo: O Que É, Benefícios, Como Equilibrá-lo Naturalmente [Guia Completo]
pH do cabelo

pH Do Cabelo: O Guia Completo

Entre as inúmeras opções de produtos para cabelos, você pode ter encontrado produtos rotulados como pH balanceado. Você já se perguntou o que isso significa? Bem, podemos começar falando que um nível de pH saudável pode definir a aparência do seu cabelo.

Além de sua alimentação correta que influencia na beleza e saúde fios, bem como os tratamentos capilares, o nível de pH do seu cabelo também determina sua força e saúde. Portanto, é importante manter o equilíbrio para obter o máximo de benefícios e evitar que o fio fique seco, opaco e danificado WOW. Quer saber como?

Neste artigo, explicarei por que o nível de pH do seu cabelo é importante e como você pode equilibrá-lo naturalmente para obter um cabelo mais saudável e com aparência mais cheia.

PH Do Cabelo

Qual é o pH do cabelo e couro cabeludo?

PH Do Cabelo

O pH natural dos fios de cabelo está do lado ácido. Os fios de cabelo têm um pH de 3,67, enquanto o couro cabeludo tem um pH de 5,5, comparável ao da sua pele.

PH Do Cabelo

O pH em termos simples é uma medida para determinar o quão ácida ou alcalina é uma determinada substância e é geralmente medido em uma escala de 0 a 14.

PH Do Cabelo

O pH da água pura é 7, que é neutro. Qualquer produto é considerado ácido se seu pH for inferior a 7, enquanto produtos com pH superior a 7 são considerados alcalinos.

Quanto mais baixo o pH, mais ácido é o produto e quanto mais alto o pH, mais alta é sua alcalinidade.

PH Do Cabelo: O Que É, Benefícios, Como Equilibrá-lo Naturalmente [Guia Completo]

É verdade que o pH alcalino pode quebrar o cabelo?

PH Do Cabelo

O pH alcalino pode aumentar a carga elétrica negativa da superfície da fibra capilar e, portanto, aumentar o atrito entre as fibras. Isso pode causar danos à cutícula e quebra da fibra.

PH Do Cabelo

É uma realidade e não um mito que o pH mais baixo dos shampoos pode causar menos frizz por gerar menos eletricidade estática negativa na superfície da fibra.

PH Do Cabelo

Curiosamente, apenas 38% dos shampoos de marcas populares contra 75% dos shampoos de salões apresentaram pH ≤ 5,0. Os shampoos pediátricos apresentaram pH de 7,0 devido ao conceito “sem rasgo”.

PH Do Cabelo

Não existe um valor padronizado para o pH final. Os autores acreditam ser importante revelar o valor do pH no rótulo do shampoo, mas estudos são necessários para estabelecer a melhor faixa de pH para a saúde do couro cabeludo e da fibra capilar [1].

Mas como manter o pH ideal do seu cabelo?

É essencial manter o equilíbrio do pH do cabelo e do couro cabeludo para ter um cabelo saudável e sem danos. Você pode fazer o seguinte para garantir que seu cabelo tenha um pH saudável.

Em primeiro lugar, você deve considerar a condição atual de seu cabelo antes de fazer qualquer alteração em sua rotina de cuidados com o cabelo.

As dicas a seguir podem ser úteis ao tentar manter o equilíbrio do pH de suas fechaduras:

# Motivos para você usar um shampoo ácido

combate as bactérias causadoras de infecção

Se você tiver coceira no couro cabeludo acompanhada de ressecamento e fios de cabelo quebradiços, é provável que seu cabelo e couro cabeludo tenham se tornado muito alcalinos. Isso também agrava o eczema e aumenta as chances de infecções. Um shampoo levemente ácido pode ajudar a aliviar seus problemas de cabelo. O pH mais baixo do shampoo selará as cutículas do cabelo e também ajudará a combater as bactérias causadoras de infecção.

doma os cabelos cacheados

Se você tem cabelo naturalmente cacheado, as cutículas tendem a estar ligeiramente abertas, fazendo com que pareça seco ou crespo. Usar um shampoo levemente ácido ajudará a fechar as cutículas, fazendo com que fiquem retas na haste do cabelo. Isso fará com que seu cabelo pareça mais “domado”, brilhante e sedoso.

prolonga o efeito liso da progressiva

Se você recentemente tingiu seu cabelo ou se submeteu a um alisamento químico, seu cabelo pode estar um pouco estressado pelos repetidos tratamentos alcalinos e ácidos. Mais uma vez, um produto para o cabelo levemente ácido será sua melhor escolha, para manter as cutículas do cabelo “lisas”, seladas e evitar danos maiores à sua preciosa #juba.

mantém a saúde do cabelo

Se você tem cabelos naturalmente lisos e sem sinais de danos, um shampoo de pH balanceado pode ser ótimo para manter a saúde do seu cabelo. A sebo secretada pelo cabelo ajuda a manter um pH saudável. Portanto, evite lavá-lo com muita frequência para evitar que o cabelo perca o pH natural ou resseque.

Sugestões de shampoos para equilibrar o pH do cabelo:

  1. Acidificante K Pro Resenha: O Que É, Como Age, Como Usar
  2. Truss Specific Shampoo Equilíbrio – SHOP.

Se atente ao pH dos seus produtos para o cabelo

Agora que você já sabe que ter um produto com pH correto é maravilhoso. Leia os rótulos com atenção antes de comprar qualquer produto para os cabelos. Já que seu cabelo é tão único quanto você, você deve escolher um produto com um pH que se adapte melhor ao seu cabelo. Se o seu shampoo favorito não menciona o pH no rótulo, você mesma pode verificar se está usando o produto certo para o seu cabelo ou optar por soluções caseiras, muitas já ensinadas aqui. Continue lendo para saber como verificar o pH de um produto em casa

Vinagre de Maçã

O vinagre de maçã tem um pH ácido em torno de 3. Dilua o vinagre de maçã em água até um pH de 4. Aplicar no cabelo uma ou duas vezes por semana pode ser útil para controlar o crespo e a secura.

ACABAR com CASPA com VINAGRE TOP

RECONSTRUÇÃO Ácida c/ Vinagre e QUERATINATOP


Gel de Babosa

Você pode aplicar diretamente o gel de babosa no cabelo e couro cabeludo para restaurar o pH natural do cabelo. Como alternativa, você pode fazer uma máscara de cabelo usando 1 xícara de suco de folha inteira de babosa, 1 colher de chá de mel e 2 colheres de chá de vinagre de cidra de maçã em água suficiente. Aplique esta máscara e deixe por 20 minutos, seguido de shampoo e condicionador.

Como usar BABOSA no cabelo?

COMO congelar BABOSA para passar nos CABELOS TOP

;

> Babosa No Cabelo: 15 Receitas Caseiras

A BABOSA PODE CAUSAR ALERGIAS

Atenção: a babosa pode causar alergias no couro cabeludo. Antes de usar, certifique-se que você não tem alergia a babosa fazendo o teste de mecha. Para fazer o teste de mecha com babosa, coloque um pouquinho do gel da babosa em uma (pequena parte) do couro cabeludo, deixe agir em torno de 5 minutos, enxague. Espere em torno de 24 horas, avalie se ocorreram coceiras ou vermelhidão.


Experimente um condicionador caseiro

Você pode fazer um condicionador sem enxágue caseiro para restaurar o equilíbrio do pH do seu cabelo.

Você vai precisar de:

  • 2 colheres de sopa de condicionador sem silicone;
  • 2 colheres de sopa de suco de babosa;
  • 2 colheres de chá de óleo de jojoba.

Como preparar:

  1. Misture bem;
  2. Lave os cabelo com um shampoo de sua preferência;
  3. Aplique a mistura dos cabelos mecha a mecha;
  4. Deixe secar naturalmente e remova após 24 horas.

Receita não recomendada para raízes oleosas e pessoas com alergia a babosa.

Benefícios de ter o cabelo com o pH correto

Um pH saudável é essencial para a saúde do seu cabelo

Seu cabelo tem um alto teor de proteína, queratina. Um produto alcalino com pH alto danifica a queratina, tornando o cabelo mais sujeito a quebras. Ele também abre as cutículas, tornando o cabelo mais poroso e permitindo a entrada de produtos químicos e poluentes em seu cabelo. Um produto com pH superior a 3,67 aumentará as chances de seu cabelo ficar emaranhado, crespo, com aspecto ressecado.

O pH ideal ajuda a reter a umidade no cabelo

Um produto com pH balanceado evita a perda excessiva de umidade do cabelo sem deixar depósitos ou acúmulos no couro cabeludo. A sebo secretada pelo couro cabeludo tem um pH naturalmente baixo que pode ser interrompido por produtos de pH alto. O sebo possui óleos naturais que mantêm sua #juba protegida e brilhante.

Protege contra germes indesejados

Bactérias e fungos podem crescer apenas dentro de uma faixa específica de pH. Manter um pH saudável de seu cabelo e couro cabeludo garantirá que sua cabeça não seja o lar de bactérias e fungos que causam infecções. Além disso, um pH saudável ajudará a manter a flora normal da pele (bactérias e fungos amigáveis ​​naturalmente presentes na pele e no cabelo), o que, por sua vez,  mantém afastados os germes causadores de doenças.


Como verificar o nível de pH de seus produtos para o cabelo?

Existem indicadores de pH disponíveis no mercado que podem ajudá-lo a detectar o pH de seus produtos para o cabelo. Os indicadores de pH mudam suas cores quando expostos a um determinado pH ou faixa de pH.

pH do cabelo Como verificar o nível de pH de seus produtos para o cabelo

Os indicadores de pH mais comumente usados ​​são tiras de papel que vêm junto com uma escala de pH, semelhante à mostrada na imagem acima. Você pode mergulhar a faixa de pH em seu produto por alguns minutos e observar a mudança de cor. Agora combine o papel de teste com a escala de pH fornecida com as tiras. Pronta! Agora você sabe o pH do seu produto favorito e se precisa alterá-lo.

pH do cabelo – Como verificar o nível de pH de seus produtos para o cabelo

A outra medida de pH mais precisa pode ser dada por um medidor de pH. É um dispositivo usado por pesquisadores e outros profissionais de laboratório para determinar o pH de uma solução com muita precisão.


Resumindo

O pH natural do seu cabelo e couro cabeludo é um componente essencial para manter a boa saúde e beleza da sua juba. Você deve saber o pH atual do seu cabelo antes de escolher um produto para o cuidado do cabelo e certificar-se de que o produto que você escolheu é benéfico para a condição do seu cabelo. Se você já tem algum dano ao cabelo devido ao desequilíbrio do pH, experimente um remédio natural ou consulte seu dermatologista para saber a melhor solução.

Veja também:

Essa é minha dica de hoje . Espero que tenham gostado! Não esqueçam de clicar na estrelinha abaixo e dar o voto.
 Curtam, comentem e compartilhem o nosso canal.

Beijos no coração

Nati Leal *Kika

Sites e referências:
How to Balance pH in Hair Naturally
pH Scale
The Shampoo pH can Affect the Hair: Myth or Reality?
Why Balancing Your Skin, Scalp and Hair pH Is So Important 
What is pH and What Does it Have to do With Hair?
7.8 / 8 ( 35 votes )

Escrito por Kika

Natieli Leal *KIKA - Eu acredito na beleza, na beleza que vem de dentro para fora. Na beleza de quando a gente olha no espelho e se senti feliz em não seguir padrões - só feliz com nós mesmas. Acredito em almas bonitas e na beleza da natureza. Amo os animais e as flores. Adoro uma boa vaidade também, afinal, um bom batom vermelho e as unhas feitas deixam os dias mais coloridos. Vem comigo que eu vou te mostrar um pouco do meu mundo. contato@patricinhaesperta.com.br @patricinhaesperta

Comente