in ,

Programa de Tratamento Capilar – Como e quando?

Como fazer um programa de tratamento capilar?

Programa de tratamento capilar
Programa de tratamento capilar

Os cabelos no verão podem dar um trabalho especial e nós sabemos disso. A exposição ao Sol, os cuidados com filtro, a água do mar e da piscina podem tornar os fios opacos e sem brilho. Por maior que seja seu cuidado com o cabelo, é no verão que precisamos dobrar a atenção e saber certinho quando e como tratar das madeixas. Hidratar, reconstruir e nutrir os fios são os procedimentos mais comuns de recuperação do viço, mas você sabe o que realmente cada um dos procedimentos faz e como começar um programa de tratamento capilar?

E, principalmente: quando deve recorrer a cada um? Então anota aí que vamos te explicar:

Programa de tratamento capilar – Hidratação

Ela serve para manter a maciez de toque e o movimento do cabelo. Basicamente recupera minerais, água e fosfolipídios das camadas mais externas dos fios. Por esse motivo, é o tratamento mais leve de todos e é recomendado que seja feito de um a duas vezes por semana quando você sente um pouco de ressecamento.

O que é levemente ressecado? Um cabelo áspero, mas que ainda tem brilho! É preciso repor apenas um pouco da umidade natural do fio. E como é um procedimento mais superficial é fácil de realiza-lo em casa, além de achar produtos de qualidade, facilmente. Algumas indicações são:

  • 1- Máscara de Hidratação Intensiva, Pantene
  • 2- Máscara de Hidratação, Yenzah
  • 3- Máscara de Hidratação All Soft Heavy Cream, Redken
  • 4- Máscara de Hidratação Healing Moisture, L’Anza
  • 5- Máscara de Hidratação, Moisture Recovery Joico

 

Programa de tratamento capilar – Nutrição

Para um cabelo um pouco mais danificado a resposta é a nutrição capilar. Aqui o ideal é agir quando os fios já perderam não só a umidade natural como o brilho, e apresentam algumas pontas duplas também.

As máscaras de nutrição penetram mais profundamente no fios, devolvendo nutrientes essenciais para a vitalidade do cabelo. Desde minerais até mesmo a queratina – que é a principal substância que compõe a massa capilar. Aqui você recupera viço e principalmente a força.

Também é ideal seguir uma rotina de uma vez por semana, até perceber as mudanças na estrutura do cabelo. Algumas recomendações são:

 

Programa de tratamento capilar – Reconstrução

A máscara reconstrutora, por sua vez, é a mais completa e pesada de todas. Muito recomendada para quem tem algum tipo de processo químico no cabelo – seja de mudança de textura do fio, seja de coloração.

Como as intervenções químicas no cabelo deixam eles porosos, é muito comum acabar com fios quebradiços, opacos e sem elasticidade depois de algum tempo. Por isso, é preciso reconstruir a massa capilar do fio, renovando sua vitalidade por completo, numa ação tão profunda que penetre a química.

Geralmente compostos por aminoácidos e ceramidas, esses nutrientes penetram a camada mais interna do fio e evitam a perda de água. Para ver os efeitos do tratamento a recomendação é aplicar a máscara reconstrutora de uma a duas vezes por semana, sempre entre a aplicação do shampoo e do condicionador.

Sabe por quê? Pois o shampoo abre as cutículas do cabelo e faz com que o produto penetre com mais facilidade nos fios. Depois, o condicionador sela a massa capilar, fechando as cutículas e protegendo os fios já reconstruídos.

Algumas indicações:

 

Programa de tratamento capilar – Mitos e Verdades

Sempre temos um milhão de dúvidas quando vamos fazer uma hidratação ou procedimento capilar em casa, né? Para sanar as mais comuns, anote nossas dicas abaixo.

Quando utilizamos o mesmo tipo de máscara, o cabelo fica viciado?

Os cabelos ficam viciados em produtos que tem um pH diferente do natural do cabelo humano, que está na faixa de 5.0. O pH é o índice que mede a acidez ou alcalinidade de alguns produtos. Os produtos de maior qualidade preocupam-se em manter este número e vêm com ele determinado na embalagem.

O que acontece é que quando o pH é diferente, ele surte um determinado efeito, mas depois desestabiliza o próprio pH do cabelo e couro cabeludo. O que dá a impressão de perda de resultado.

Fazer hidratação caseira funciona?

Com certeza, mas é preciso observar algumas técnicas imprescindíveis de aplicação e lavagem. É sempre bom consultar um profissional para saber exatamente o procedimento de cada produtos.

E vale lembrar que produtos mais baratos de perfumarias e farmácias nunca terão o mesmo efeito do salão.

De quanto em quanto tempo devemos hidratar os fios em casa? e no salão?

Como dissemos, hidratar pelo menos uma vez na semana é bom para os fios. Mas se você tem um cabelo mais danificado o ideal é fazer os outros procedimentos explicados lá em cima.

Posso trocar o condicionador pelo creme hidratante?

Pode sim, e em alguns casos até deve. Os cabelos mais oleosos funcionam bem com um condicionador específico, mas para cabelos mais danificados e porosos, às vezes, é melhor ter um fator condicionador mais hidratante.

4.8/8 - (1 vote)

Written by Kika

Natieli Leal *KIKA - Eu acredito na beleza, na beleza que vem de dentro para fora. Na beleza de quando a gente olha no espelho e se senti feliz em não seguir padrões - só feliz com nós mesmas. Acredito em almas bonitas e na beleza da natureza. Amo os animais e as flores. Adoro uma boa vaidade também, afinal, um bom batom vermelho e as unhas feitas deixam os dias mais coloridos. Vem comigo que eu vou te mostrar um pouco do meu mundo. [email protected] @patricinhaesperta

Faxina na penteadeira

Unhas de salão em casa