in

Progressiva ✅ TOP 50 Dúvidas Frequentes – O Guia De Cuidados

Como Escolher o Shampoo Certo2 - Progressiva ✅ TOP 50 Dúvidas Frequentes - O Guia De Cuidados

Progressiva: Cuidados Antes

Teste de mecha

Sabe teste de mecha, que quase ninguém faz? Tem que fazer, obrigatoriamente, porque é ele quem vai dizer se você pode ou não fazer a progressiva, já que, fazendo o teste da mecha,  se o produto não reagir bem você só vai perder uma mecha e não o cabelo todo.

O teste da mecha é importante, também, para “prever” possíveis reações alérgicas, que podem acontecer, e acontecem. Aconteceu comigo, meu couro cabeludo queimou, ficou todo vermelho, coçando horrores, eu fiquei toda empolada e passei muito mal.

Marca conhecida

Escolha uma marca conhecida, escolha um profissional do qual você tenha referências (boas, é claro) e que saiba analisar, antes, se o seu cabelo vai ou não aguentar o procedimento.

Reconstrução capilar antes

Já que o cabelo vai ficar embalsamado, tenha o cuidado de, antes da progressiva, recuperar o cabelo, reconstruir o cabelo, porque ao contrário do que muita “cabeleireira” sem noção diz, progressiva não trata cabelo, progressiva não reconstrói cabelo. É muito importante MESMO reconstruir antes, e com algum produto bem potente.

Reconstrução capilar antes

Já que o cabelo vai ficar embalsamado, tenha o cuidado de, antes da progressiva, recuperar o cabelo, reconstruir o cabelo, porque ao contrário do que muita “cabeleireira” sem noção diz, progressiva não trata cabelo, progressiva não reconstrói cabelo. É muito importante MESMO reconstruir antes, e com algum produto bem potente.

Ninguém vive de achismo. Tipo, “Eu acho que é bom”, ou “eu acho que ele faz certo!”. Quando se trata de químicas não é qualquer pessoa que pode colocar a mão no seu cabelo, especialmente fundamentado em “achismos”.

  🔥HIDRATAÇÃO CASEIRA🔝🔥
    1. 🔝Hidratações caseiras
    2. 🔝Hidratação profunda caseira
    3. 🔝Óleo de coco no cabelo
    4. 🔝Hidração com azeite
    5. 🔝Cronograma Capilar Oficial

Tem que pesquisar a pessoa, o salão, pegar referências, e ainda assim, se ficar na dúvida do que a pessoa esta utilizando, é porque não está totalmente confortável com as próprias propostas do lugar.

Sempre é plausível o conhecimento do lugar, da conduta do profissional e seus respectivos certificados.

Não fazer com desconhecidos

Isso é um problema. Infelizmente tem profissionais que não conhecem a química que utilizam, misturam com outros produtos, e até batizam com formol para o cabelo da cliente ficar mais liso! Você não pode achar que uma conduta assim seja normal, uma vez que os fabricantes fazem um kit completo de escovas progressivas para não ter que acrescentar nada à elas!

Não fazer sozinha

O problema de fazer sozinha é muito maior comparado a fazer com alguém que entende.

Falta de preparo, falta de experiência na aplicação, despreparo sobre o tipo de cabelo, falta de conhecimento da química, falta de diagnóstico, falta de teste de compatibilidade e resistência.

Com tudo isso, não compensa somente fazer sozinha, mas ter o auxilio de um profissional habilitado. Que pode te auxiliar com o produto que comprou e te ajudar no sentido técnico de usar químicas no cabelo.

Não aceitar que misturem outras substâncias à química

Pior que tem profissional que ainda fala que faz a progressiva e deixa mais liso que qualquer outra!! Meninas, não aceitem isso!

Se o profissional falar que faz progressiva, não faça! Com qual componente acha que faz uma escova progressiva, se não é técnico químico para assimilar substâncias químicas?

Se o profissional falar de colocar isso ou aquilo, não façam, não usem nada que contenham misturas que vocês não conheçam, e que o próprio fabricante não tenha indicado.

Progressiva: Dúvidas Frequentes

O que é progressiva?

A progressiva é um processo químico que desestrutura os fios tornando-os lisos por um tempo determinado que vai depender da reação de cada cabelo e manutenções feitas em casa com produtos específicos.

Qual a durabilidade das progressivas boas ?

A duração aproximada do aspecto liso é de três meses, sendo que aspectos como quantidade de lavagens e agressões a que o cabelo está exposto, catalisam esse processo de remoção do produto dos fios.

Mas, como prolongar ao máximo o efeito e adiar a próxima visita ao salão? Seguem algumas dicas.

Um dos passos mais importantes é a utilização de shampoo de pH no máximo 5. Caso use shampoos alcalinos, de pH maior que 5, você abrirá as cutículas do seu cabelo e permitirá que o produto que está mantendo seus fios sem frizz saia. Shampoos de limpeza profunda então, nem pensar. É dar tchau para sua progressiva instantaneamente.

Quanto mais hidratados, mais alinhados seus fios parecerão, mantenha-os sempre tratados. Você só tem a ganhar com cabelos lindos e hidratados.
Assim, a escova progressiva terá muito mais possibilidades de duração e de fazer o efeito esperado, uma vez que, com os cuidados antes e depois da escova fica muito mais fácil de os resultados serem mantidos.

Os valores que os salões cobram também não devem ser a única coisa que deve ser vista quando o objetivo se encontra em contratar um serviço bom, uma vez que, muitas vezes alguns salões oferecem preços mais acessíveis, mas nem sempre estes são os produtos mais adequados para cada situação.

Fazer uma análise no salão antes de contratar os serviços pode ser uma boa opção para quem deseja um resultado excelente. Assim, todas as dúvidas são esclarecidas antes de se concluir qualquer tarefa ou de fechar o negócio.

Escolha o produto certo

Fuja de produtos baratos. Princípios ativos de qualidade tem custo elevado e seu cabelo merece esse investimento.

Para identificar progressivas boas, é preciso ficar de olho no selo da Anvisa, que garante que ela não contém formol e não será prejudicial a sua saúde. Outra boa dica é que um bom produto permite que os cabelos sejam lavados a partir de sessenta minutos da aplicação, já escovas que contém produtos agressivos, aconselham que a lavagem seja feita após três dias. Caso possua algum outro produto químico, como progressivas, alisamentos ou tinturas anteriores, no cabelo, é sempre bom checar com um profissional se as novas tecnologias são compatíveis.

Um bom profissional é essencial para te orientar nessa escolha e seu grande aliado. Desconfie caso ele te diga que não há formol, mas você sinta o cheiro característico no produto ou na “fumaça” que ele solta durante o processo. Mesmo que a embalagem não diga que contém formol propriamente dito, certifique-se também em relação aos derivados formaldeído ou poliformol. Não se acanhe e peça para ver a embalagem e a preparação, um profissional sério não terá o que esconder.

Hoje, no mercado, existem ótimas opções que aliam os resultados sonhados a alta tecnologia que protegem o cabelo e a saúde. Você não precisa escolher entre a beleza ou o bem-estar. Caso ainda tenha dúvidas de que marca escolher, a gente te ajuda! Aqui vão algumas marcas testadas e aprovadas:

Formol

Cabelos belos, lisos e saudáveis são apenas aparência algumas vezes nesses métodos. Em longo prazo, esses produtos irritam o couro cabeludo, destroem o interior da fibra capilar e impermeabilizam o fio.

Os resultados superficiais se vão, e as consequências podem resultar em cabelos quebradiços e queda. Não é isso o que as mulheres querem, não é mesmo?

Então, a dica número um para identificar progressivas boas: que seja sem formol!
Mas se já sabemos que devemos fugir do formol, quais princípios ativos com propriedades alisadoras devemos procurar na escolha de uma progressiva considerada boa? Produtos à base de carbocisteína, tioglicolato de amônia, ácidos graxos, ácido glioxílico e aminoácidos são uma boa pedida.

Todos esses componentes são capazes de reduzir o frizz, controlar o volume dos cabelos e mantê-los alinhados, sem aquele efeito das pontas espigadas e artificiais das antigas técnicas.

Tudo isso, sem colocar sua saúde em risco e sem danificar seus fios em longo prazo. Além disso, produtos que agreguem componentes hidratantes e reconstrutores pode ser uma ótima escolha, pois além de potencializar o resultado, alisa e trata simultaneamente.

Cuidado ao repetir seguidamente o processo de alisamento. Ele pode deixar o seu cabelo ruim, porque a cada vez que você faz, perde vitaminas e umidade necessárias para o cabelo.

Opte por fazer o processo químico somente na raiz. A progressiva localizada vai manter o cabelo alisado sem comprometer o comprimento.

Isso pode ocorrer por conta da forma que foi aplicada, além dos produtos que foram usados. Por isso, o ideal é estar sempre por perto de quem fez a aplicação da progressiva, porque só dessa forma você poderá cobrar que o cabeleireiro faça o retoque correto.

Nada de ficar mudando de salão, acreditando que o problema será solucionado, é preciso que o próprio cabeleireiro que fez a aplicação resolva o problema.

O prazo entre um procedimento químico e outro

O prazo entre um procedimento químico e outro, de acordo com recomendações dermatológicas, é de vinte dias, no mínimo. Nada de fazer progressiva e luzes/coloração no mesmo dia!

Antes ou Depois do Verão

Faça a progressiva antes do verão. O sol do verão acaba prejudicando demais os fios, deixando-os desnutridos facilmente. Não tem como estar com o cabelo intacto no verão sem cuidados extremos. E por conta de ser uma época que ficamos mais abaixo d’água, o ideal é que faça a progressiva antes do verão chegar com força total.

Pior é fazer o procedimento químico no verão, e depois tentar manter a progressiva nessa época quente, que muitos fatores colaboram para que ela não dure nada no fio!

Além dos banhos de mar e piscina, também é maior a frequência de banhos durante os dias quentes por conta da sudorese. Por isso, o ideal é que a progressiva já tenha sido feita e que não tenha que se preocupar com quantos banhos tomar e quando vai entrar no mar. Mesmo que não deva deixar de cuidar, é melhor curtir o sol e o verão sabendo que você não acabou de fazer o procedimento químico e deixar de fazer um monte de coisas por conta disso!

Um grande erro é pintar os cabelos depois de fazer a escova progressiva, principalmente se for um período curto entre a coloração e o processo de escova.

Justamente porque os dois processos deixam os fios frágeis, podendo, assim, quebrar o fio. O ideal é optar por fazer pelo menos uma semana antes a pintura nos cabelos, antes de fazer o alisamento.

Posso utilizar as duas químicas no mesmo dia?

Nossa indicação é que você não faça isso, a não ser que tenha plena confiança no seu cabeleireiro e este te garanta que nada vai ocorrer. Vamos explicar o porquê. Tanto o relaxamento quanto a progressiva são duas químicas. Passá-las no mesmo dia significa sobrecarregar os cabelos com procedimentos extremos que podem causar diversos danos.

Um deles é o rompimento imediato dos fios. Isso mesmo. Ainda na cadeira do seu cabeleireiro, há uma reação química e os seus fios começam, literalmente, a se dissolver. Neste momento, o estrago já está feito então o melhor a fazer é lavar os fios imediatamente e começar um processo de hidratação para a recuperação.

Você pode sair com os cabelos simplesmente maravilhosos, mas uma semana depois, você começa a notar uma queda acentuada.

Depois de um mês, já em completo desespero, nota que as duas químicas deram completamente errado. Neste caso, é preciso muita paciência para ver os fios que quebraram se recuperar novamente. E haja hidratação, reconstrução e nutrição para deixar os cabelos maravilhosos novamente.

E há um quesito que não deve ser ignorado – o conhecimento técnico do seu cabeleireiro.

Sim, ele vai ter duas químicas distintas em mãos e terá que fazer uma análise séria se a mistura de uma ou de outra vai ser boa para o seu cabelo.

É uma personalização de análise e você deve exigir isso. O que serviu para uma outra cliente não necessariamente vai ser o melhor para você.

Nossa dica é que você espere pelo menos uma semana entre um procedimento químico e outro. Com esse prazo, será capaz de acompanhar como o seu cabelo está se comportando com a nova química, se será necessário alguma hidratação ou nutrição para que ele fique mais saudável.

Não fique com pressa de ter cabelos bonitos, faça tudo como deve ser feito, com calma, observando as suas madeixas, para que ao final, você possa estar com os cabelos dos seus sonhos.

Nem todo o processo é de uma hora para a outra. E a importância dos cabelos para qualquer pessoa, vale o sacrifício de um tempo de espera que pode até te deixar ansiosa, mas que com certeza vai valer a pena quando você notar todos os bons resultados em fios lisos, macios, maleáveis e cheios de vida.

Saiba mais: Progressiva e relaxamento são compatíveis?

Qual o efeito da progressiva no cabelo oleoso?

Qual o efeito da progressiva no cabelo oleoso - Progressiva ✅ TOP 50 Dúvidas Frequentes - O Guia De Cuidados
Qual o efeito da progressiva no cabelo oleoso?

Progressiva num cabelo oleoso não tem efeito menor, terá o mesmo efeito, os cuidados é que talvez sejam mais precisos para garantir a durabilidade do procedimento.

O efeito esperado de uma progressiva é um cabelo liso, com aspecto saudável e fácil de manter. Para sanar a dúvida, a progressiva não vai aumentar a oleosidade dos cabelos, deixará mais liso e nutrido.

Em alguns casos é comum apresentar certa oleosidade nos primeiros dias, mas, logo depois é normalizada, é algo bem relativo que implica a situação de cada cabelo o tipo de produto escolhido para a progressiva.

Na tentativa de sanar este tipo de situação, já tem opções de progressiva em gel que reduz o excesso da oleosidade sem reduzir a hidratação, e tem sido uma saída para os cabelos oleosos.

Qualquer cabelo pode passar por efeito da progressiva obter o efeito esperado e durante o tempo esperado nas especificações de cada fabricante. Os cuidados necessários para cabelos oleosos devem ser mantidos, mesmo posterior à aplicação do produto.

Já sabemos que cabelos oleosos exigem lavagens constantes para a manutenção da limpeza e controle da oleosidade, isto implica na retirada da progressiva que geralmente duram em média 30 lavagens.

Infelizmente, esta é uma das desvantagens do uso da progressiva em cabelos oleosos a periodicidade para lavar, o protocolo para uso dos cremes e máscaras permanece o mesmo sempre evitando a raiz.

Pense bem, ter um cabelo liso e com aspecto de sujo não é muito interessante. Então para manter a ação da progressiva, opte por tratamentos pós-química, isto vai ajudar você a manter seu liso por um pouco mais de tempo.

Marroquina, chocolate, inteligente, açúcar ou americana são alguns dos nomes dados para o procedimento da escova progressiva. Claro que cada uma delas possui compostos similares e diferenciados para atender situações distintas.

[Guanidina], tioglicolato, formol, [hidróxido de sódio], [queratina], ácido de frutas ou argila são alguns dos itens encontrados nestes tipos de [progressivas].

O componente alisante é o formol que somado aos demais itens da fórmula dão efeito liso, hidratado e nutrição. O grande diferencial de uma progressiva para outra é o fator conciliação com outros produtos químicos como a tintura.

Atualmente o formol é contraindicado no uso de produtos para cabelos, em longo prazo pode ocasionar intoxicações e lesões nos tecidos da pele e atingir as vias respiratórias. Já é descrito histórico de câncer devido ao uso continuo de produtos com concentrações do formaldeído vulgo formol.

Para fins de maior proteção, no momento em que decide usar progressiva é importante passar pela avaliação profissional para identificar as necessidades dos seus cabelos a partir da condição estrutural e histórico de tratamento.

É bem comum ver ocorrência de cabelo com aspecto emborrachado, quebrado ou áspero. Isto se deve a grande realidade da aplicação da progressiva em casa sem auxílio de um profissional.

A durabilidade para cada tipo de progressiva pode variar. A marroquina, inteligente e americana varia de 4 a 6 meses, enquanto as de açúcar e chocolate 2 a 3 meses. Depende também do tratamento e manutenção pós – progressiva.

Atente-se as contraindicações, como já falamos antes o uso da progressiva simultâneo ou na sequência de outro produto químico pode resultar em grandes desastres para os seus cabelos. Mais uma vez justificamos que o uso da progressiva requer um estudo prévio sobre seus cabelos para identificar quais produtos e compostos são ideais para garantir bons resultados.

Progressivas Reprovadas

Segundo a Anvisa o formol possui uso permitido em cosméticos nas funções de conservante (limite máximo de uso permitido 0,2% – Resolução 162/01) e como agente endurecedor de unhas (limite máximo de uso permitido 5% – Resolução 215/05).

O uso do formol com função diferente das citadas e em limites acima dos permitidos pode promover múltiplas doenças sendo o câncer a mais grave. O formol é considerado cancerígeno pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Quando absorvido pelo organismo por inalação e, principalmente, pela exposição prolongada apresenta como risco o aparecimento de câncer na boca, nas narinas, no pulmão, no sangue e na cabeça.

Mas será que a progressiva que você têm usado é de confiança?

A credibilidade de 12 marcas de progressivas foram perdidas após o teste realizado pela Proteste, entidade de defesa do consumidor – que decidiu realizar testes com as 12 marcas mais vendidas do mercado de cosméticos que prometem alisar os cabelos sem prejudicar a saúde!

E os resultados foram surpreendentes e absurdos!

  • Algumas progressivas apresentaram nos testes até 32x mais formol que o permitido pela Anvisa.
  • 8 progressivas não anunciaram nos rótulos a presença da substância formaldeído no produto, ou sejam (eram vendidas como livre de formol), são elas: Forever Liss, Gloss, Maria Escandalosa, Maria Glamurosa, Portier Exclusive, Portier Unique, Probelle e Zap.
  • Das 12 progressivas testadas, somente duas: Probelle e Portier Unique apresentaram pH abaixo do recomendado (pH 1.8, quando o mínimo recomendado é de 2,5), o que promover danos capilares e irritar o couro cabeludo.

Lista com 12 progressivas reprovadas

Segundo a Proteste as progressivas tinha uma quantidade de formol acima da permitida. Anvisa também flagrou o mesmo tipo de irregularidade.

  • Zap All Time (32 vezes acima do permitido);
  • G Hair Alemã (29 vezes acima do permitido);
  • Madamelis (27 vezes acima do permitido);
  • Maria Escandalosa (24 vezes acima do permitido);
  • Etnik Strait Therapy (22 vezes acima do permitido);
  • Maria Glamurosa (21 vezes acima do permitido);
  • Forever Liss (17 vezes acima do permitido);
  • Gloss (17 vezes acima do permitido);
  • Portier Exclusive (16 vezes acima do permitido);
  • G Hair Marroquina (14 vezes acima do permitido);

zal all time - Progressiva ✅ TOP 50 Dúvidas Frequentes - O Guia De Cuidados

Zap All Time

A escova progressiva Zap All Time foi a com maior irregularidade quando se fala em quantidade permitida de formol, os testes apresentaram a quantidade de (32x) mais formol que o permitido pela Anvisa. Além disso, a empresa não apresenta no rótulo do produto a presença de formol.

Todos os produtos registrados pela Anvisa que possuem o formol na sua composição são seguros e estão de acordo com o estabelecido na legislação sanitária vigente.

Quando o produto não é registrado na Anvisa, sua composição não foi avaliada, e pode conter substâncias proibidas ou de uso restrito, em condições e concentrações inadequadas ou não permitidas, acarretando riscos à saúde da população.

As reações do uso do formol podem ser:

  • Contato com a pele – Tóxico. Causa irritação à pele, com vermelhidão, dor e queimaduras.
  • Contato com os olhos – Causa irritação, vermelhidão, dor, lacrimação e visão embaçada. Altas concentrações causam danos irreversíveis.
  • Inalação – Pode causar câncer no aparelho respiratório. Pode causar dor de garganta, irritação do nariz, tosse, diminuição da frequência respiratória, irritação e sensibilização do trato respiratório podendo levar ainda ao edema pulmonar e pneumonia. É fatal em altas concentrações.
  • Exposição crônica – A frequente ou prolongada exposição pode causar hipersensibilidade. O contato repetido ou prolongado pode causar reação alérgica, debilitação da visão e aumento do fígado.

Acesse o post: Progressivas Reprovadas 2018: Lista Completa

Ela já foi hit a um tempinho atrás, agora ela voltou com uma formulação diferenciada (graças a tecnologia) que trás ativos que não faziam parte da formulação anterior como silicone, queratina, colágeno e ativos com efeito hidratante, por esse motivo ajuda a hidratar mais, proteger das agressões externas e resistir as altas temperaturas dos secadores e chapinhas. Fora que não leva formol na composição, acredito que essa quesito por si só conte uns dez pontos a favor da progressiva em gel. Além dos citados acima, segue mais uma listinha de alguns benefícios.

Pode ser aplicada em todos os tipos de cabelos, sem contra indicações.

São várias as marcas existentes no mercado, tem pra todos os gostos e todos os bolsos, é só escolher.

Devido ao fato de não possuir formol na composição deixa as madeixas além de lisas, super macias, soltas e bem cuidadas.

Se quiser potencializar o efeito liso extremo pode usar e abusar de secador e chapinha.

Durante o uso de secador ou chapa não faz fumaça e principalmente não tem cheiro desagradável.

Em cabelos loiros ajuda a reduzir o amarelado.

Ajuda a alimentar e consequentemente engrossar os cabelos fininhos.

Ajudam a manter as cutículas seladas e os cabelos com efeito liso por muito mais tempo.

Possui substâncias nutrientes que não alteram a estrutura do fio, deixando as madeixas alisadas com efeito natural.

Um dos poucos pontos negativos é a questão do preço, o kit sai por R$380,00 ou mais (depende da marca) e rende em torno de 20 aplicações, já em salões o preço da aplicação varia de R$150,00 a R$300,00 e deve ser retocada a cada quatro meses.

Outra ressalva importante é a respeito das loiras platinadas, dependendo da composição do produto a aplicação pode acabar escurecendo os fios, é bom ficar de olho.

Cuidados pós-progressiva

Como Escolher o Shampoo Certo1 5 - Progressiva ✅ TOP 50 Dúvidas Frequentes - O Guia De Cuidados

O mundo das mulheres de cabelos lisos está longe de acabar. E, por isso, algumas mulheres acabam se rendendo às escovas progressivas para alcançar o objetivo de ter as madeixas belas e lisas. Mas nem tudo são flores com essa decisão. É preciso saber o que, e como fazer para que o pós progressiva aconteça de maneira saudável para os fios.

Como fazer a progressiva durar mais

Uma parte difícil é reduzir a quantidade de lavagens, já que a raiz tende a ficar bem oleosa. A redução da quantidade de lavagens é importante para que o efeito não acabe mais rápido, já que o excesso de lavagem acaba por diluir os ativos depositados nos fios. Assim, o cabelo deve ser lavado, no máximo, três vezes por semana.

Shampoo de limpeza profunda não pode ser usado, o que é meio lógico, já que a progressiva encapa os fios, e o shampoo de limpeza profunda, apesar de não remover a progressiva, acelera o processo, o que faz com que o liso vá se “perdendo”. Além disso, o shampoo de limpeza profunda abre as “escamas” e resseca ainda mais os fios.

Cuidado ao ficar prendendo o cabelo, sobretudo se ele estiver molhado, já que, estando mais frágil, ele tende a quebrar com mais facilidade, o que é um desastre!

O maior problema hoje com as progressivas, não é porque elas não funcionam! Mas porque, como o próprio nome diz, é “progressivo” o estado de alisamento do cabelo, o que significa que a maioria das pessoas que fazem acabam utilizando a chapinha depois! Isso porque o efeito liso não demora o quanto se espera!

O problema não está em só utilizar a chapinha no cabelo com química, mas em como utilizá-la. Porque esse cabelo pode manter-se liso sem a necessidade da chapinha diária.

  • 1- Se o cabelo passou por química progressiva saiba que cauterizações, queratinizações depois de um mês da química devem ser feitas para que esse liso perdure no fio;
  • 2- O cabelo com química deve ter as pontas cortadas a cada 3 meses, justamente por essa área ser a mais prejudicada no momento que a progressiva já perdeu seu teor;
  • 3- O melhor uso da chapinha é com o cabelo seco com secador;
  • 4- A chapinha deve ser utilizada sempre com proteção térmica e defrisante aliado para manter a estática do cabelo;
  • 5- O cabelo deve manter diariamente o uso do óleo de argan nas pontas;

Com tratamento certo, e o uso da chapinha de maneira correta, não terá problemas com o desgaste do cabelo. Por conta do tratamento aliado também não precisará usar a chapinha diariamente, e sem o uso exagerado da alta temperatura;

Como manter o cabelo saudável com progressiva?

É preciso fazer reconstruções mensais para reposição de massa capilar perdida, para esse tipo de tratamento é indicado usar produtos que são ricos em queratina e aminoácidos, pois ajudam na elasticidade e reconstrução dos fios, assim como os produtos específicos para cabelos quimicamente tratados.

O uso de leave-in é indispensável para manter a hidratação dos fios, pois não é porque o cabelo está temporariamente liso que não é preciso usar produtos que mantenham  o equilíbrio hídrico e proteja os fios. Ao contrário, proteção e hidratação são necessários sempre!

Produtos com protetor solar também são importantes para evitar o desbotamento e o ressecamento. Uma opção é o BB Cream para cabelos.

Como a progressiva acaba encapando os fios com uma espécie de verniz, é provável que a absorção de outros produtos seja menor, por isso procure usar produtos umectantes como óleos vegetais.

O uso de óleos vegetais como óleo de coco, murumuru, é bastante indicado para manter o efeito da progressiva, já que ele possuem a propriedades umectantes e ajudam a nutrir e a manter os fios mais disciplinados.

Aprenda a fazer uma maravilhosa hidratação com óleo de coco

Como usar óleo de coco nos cabelos

Nada de dormir com cabelos molhados e isso serve para todas as mulheres. Mas no caso das que possuem a escova progressiva, podem complicar a situação, ainda mais se além de molhado estiver preso.

Depois do processo de alisamento o cabelo tende a ficar mais elástico, por isso, pode quebrar com facilidade ao dormir com ele molhado e preso. Por isso, escolha passar o secador nas madeixas antes de dormir, pelo menos para tirar a umidade maior.

Quem entende disso é tricologista e não cabeleireiro, e se um médico tricologista diz, e isso é consenso, que não se fazem duas químicas no mesmo dia, não se pode fazer, porque é preciso dar tempo ao cabelo para que ele comece a se recuperar, fora que o risco de fragilizar e causar reações indesejáveis é bem maior quando se faz dois procedimentos de uma só vez.

Além desse problema, tem outro: algumas progressivas amarelam os fios, e a descoloração deve, sempre, ser feita antes da progressiva, porque assim como o descolorante remove o pigmento, ele remove outras coisas, o que minimiza o efeito liso e detona o cabelo.

Portanto, caso queira fazer luzes e dar progressiva, faça as luzes primeiro e uns 20 dias depois faça a progressiva.

Melhores produtos para cabelos com progressiva.

O shampoo ideal para manter a progressiva

2 - Progressiva ✅ TOP 50 Dúvidas Frequentes - O Guia De Cuidados
Como Manter a Progressiva no Verão

Como os banhos acabam sendo mais frequentes é essencial que use produtos que seja menos detergentes. Que seja menos agressivos, assim, evite aqueles shampoos de limpeza profunda, use mais shampoos sem sulfatos. Pois eles são menos agressivos, com isso ajudam a manter mais a progressiva no cabelo.

Shampoo sem sulfatos

O shampoo precisa ser um aliado de sua beleza, por isso nada de escolher o produto errado para aplicação. O princípio para entender os shampoos é que todos eles possuem sulfato, ou a maioria deles, de quase todas as marcas de mercado.

Para não estragar as madeixas você pode escolher produtos que sejam mais suaves, como os shampoos sem sulfatos. Mesmo aqueles específicos para cacheadas vão agregar algum benefício na lavagem que o cabelo liso precisa. Aliás, se preferir pode escolher sem sulfato e específico para lisos, ou mesmo coloridos se já tiverem os fios pintados. Eles ajudarão a conservar a progressiva.

Shampoos para cabelos oleosos

Apesar da raiz ficar bastante oleosa após a progressiva, é preciso ter cuidado com os shampoos para cabelos oleosos, pois eles são mais alcalinos e abrem a cutícula fazendo o efeito durar menos tempo.

Então, os shampoos ideais  precisam ter um pH mais baixo, levemente ácido, entre 4,5 e 5,5.

Shampoo sem sal pode?

Todo mundo sabe que shampoo sem sal é mito, então a dica de procurar shampoo sem sal é furada. O que vocês precisam, mesmo, é utilizar produtos específicos para cabelos com progressiva, e isso inclui shampoo, condicionador, leave-in (creme de pentear) e assim por diante.

Para que o efeito da progressiva dure, é preciso manutenção: shampoo, condicionador e hidratações constantes. Os produtos usados precisam ser específicos para este fim.

Produtos com propriedades reconstrutoras e nutritivas, ricos em aminoácidos, são as melhores opções, assim como os produtos de efeito liso, que ajudam a manter o cabelo mais disciplinado.

Confira 6 kits para cabelos com progressivas:

  • 1# Yellow Liss Shampoo Anti-Frizz;
  • 2# Cadiveu Plástica dos Fios Kit Reconstrução Imediata Shampoo (300ml), Condicionador (300ml) e Máscara (200g);
  • 3# Cadiveu Plástica Dos Fios Liso Magico Gradual Smooth Sérum;
  • 4# Alfaparf Precious Nature Kit Cabelos Longos e Lisos Shampoo;
  • 5# Braé Divine Duo Kit Anti-Frizz Shampoo (250ml) e Condicionador (250ml);
  • 6# Truss Specific Duo Kit Disciplinante Shampoo (300ml) e Condicionador (300ml).
Screenshot 12 - Progressiva ✅ TOP 50 Dúvidas Frequentes - O Guia De Cuidados

1# Yellow Liss Shampoo Anti-Frizz

Shampoo anti-frizz para promover o liso perfeito. Limpeza delicada e fórmula desenvolvida para disciplinar os fios rebeldes e indisciplinados.

Screenshot2 3 - Progressiva ✅ TOP 50 Dúvidas Frequentes - O Guia De Cuidados

2# Cadiveu Plástica Dos Fios Liso Magico Gradual Smooth Sérum

Efeito liso de longa duração por meio desse tratamento termoativo. Disciplina, realinhamento das cutículas, redução do frizz e proteção térmica. Os fios ficam lisos, brilhantes e completamente disciplinados.
Screenshot 13 - Progressiva ✅ TOP 50 Dúvidas Frequentes - O Guia De Cuidados

3# Cadiveu Plástica dos Fios Kit Reconstrução Imediata Shampoo

Linha de manutenção em casa, com efeito disciplinante e ação anti-umidade de longa duração e poderosa Máscara de Reconstrução.
Screenshot 14 - Progressiva ✅ TOP 50 Dúvidas Frequentes - O Guia De Cuidados

4# Alfaparf Precious Nature Kit Cabelos Longos e Lisos Shampoo

Kit para cabelos longos e lisos que necessitam de cuidados especiais para mantê-los bonitos e saudáveis. Limpa com cuidado e trata os fios profundamente. Os cabelos ganham vigor, maciez e brilho.
Screenshot1 8 - Progressiva ✅ TOP 50 Dúvidas Frequentes - O Guia De Cuidados

5# Braé Divine Duo Kit Anti-Frizz Shampoo (250ml) e Condicionador (250ml)

Nutrição e condicionamento intensos para promover fios mais selados e sedosos que garantem cabelos mais lisos e sem frizz.
Screenshot 15 - Progressiva ✅ TOP 50 Dúvidas Frequentes - O Guia De Cuidados

6# Truss Specific Duo Kit Disciplinante Shampoo (300ml) e Condicionador (300ml)

Brilho, disciplina e redução do aspecto arrepiado. Ao mesmo tempo em que higieniza e condiciona os fios, controla o volume, reduz o frizz drasticamente e ainda diminui a incidência de pontas duplas.

Essa dica vai apenas para quem usa progressiva com formol ou derivados.

É preciso saber que um cabelo com progressiva, quer ela contenha formol ou glutaral, não vai “pegar” nenhum tipo de tratamento, já que os fios estão encapados e nenhum ativo vai conseguir penetrar para além da superfície capilar.
Dessa forma, de nada adianta investir em bons produtos, sejam eles de reconstrução, de nutrição ou de hidratação, simplesmente porque esses produtos não irão agir como deveriam.

Mas, para o tratamento superficial, o ideal é utilizar produtos de manutenção rico em proteínas e substâncias emolientes.

Além disso, o que se pode fazer é utilizar produtos com um pH baixo, de no máximo 5, pois os produtos de pH mais ácido, nesses casos, melhoram  a condição dos fios.

O pH  dos produtos capilares é um fator de extrema importância e precisa ser observado com muito cuidado, sobretudo quando o cabelo passa por químicas como a escova progressiva, que  alteram o pH natural dos  cabelos (que varia entre 4,5 e 5,5).

Quando no rótulo do produto não consta o pH, pode-se ligar para a empresa e pedir a informação.

Muita gente se ilude e acha que a progressiva trata os fios, o que é uma bobagem, pois o que essas escovas fazem é “maquiar”os fios, mas por dentro  o cabelo continua do mesmo jeito.

Como hidratar cabelo com progressiva?

Hidratação é essencial

A hidratação é essencial para que a progressiva dure mais, pois ela vai fechar as cutículas e manter os fios mais lisos por mais tempo.

Quando fazer?

Hidratação é semanal, nutrição é a cada 10 dias e reconstrução é, no mínimo, mensal.

Além das máscaras hidratantes, as reconstrutoras são essenciais para regenerar a estrutura dos fios conforme falei acima, trate de providenciar uma excelente máscara de reconstrução, que é o mínimo que você pode fazer por seu cabelo!

Hidratação capilar poderosa

Essa é uma hidratação capilar ideal para quem tem progressiva nos cabelos ou luzes, mechas pois não amarela os cabelos.

Progressiva X Praia ou Piscina

Usar a piscina ou a água do mar pode fazer com que o efeito da escova progressiva dure menos tempo do que o esperado, justamente porque quando você entra no mar ou na piscina, vai acabar lavando mais vezes.

Por isso, tome os cuidados que são precisos para que a sua escova progressiva dure mais tempo e para que o efeito do liso fique belo em suas madeixas. Use touca, e proteja de maneira correta, com produtos que contenham essa formação de filme no cabelo para prevenir os desgastes externos.

Progressiva X Verão

No verão, o que é sempre recomendado é o uso de água fria, que evita aumentar a oleosidade e hidrata os cabelos danificados pelo verão, devido ao sol, vento e agressões da praia, piscina e etc.

Lavar bem os cabelos todos os dias. Apesar de diminuir a eliminação da química, para o verão é o mais recomendado.

Como os cabelos alisados ficam mais oleosos que o normal, o ideal é intercalar o tipo de shampoo a cada lavagem.

Por exemplo, num dia você usa um shampoo sem sal, que irá limpar suavemente o couro cabeludo sem prejudicar tanto o efeito do alisamento, e na próxima lavagem use produtos para cabelos quimicamente tratados, para que eles sejam hidratados, fortalecidos e ajude a reparar a raiz dos cabelos quando estes começarem a crescer.

Além disso, o mais recomendado pelos dermatologistas é aplicar o shampoo sem sal somente no couro cabeludo e massagear com as pontas dos dedos estimulando o crescimento. Quando a espuma descer para o comprimento, enxague e aplique o condicionador do meio até às pontas do cabelo.

E se o cabelo também for oleoso? Como cuidar?

O tratamento para o cabelo oleoso é basicamente o mesmo, evitando ficar mais de um dia sem lavar os cabelos.

Lavar os cabelos todos os dias não aumenta a queda, muito pelo contrário, mantendo o seu couro cabeludo limpo e sem oleosidade você evita a queda.

Usar produtos sem óleo, e desenvolvidos para cabelos oleosos. Evitar o uso de óleos mesmo para a finalização.

Evite passar a mãos nos cabelos, porque isso distribui ainda mais o óleo do couro cabeludo por todo o comprimento do fio. Use presilhas ou rabo de cavalo se o cabelo estiver incomodando.

O indicado são os produtos com PH neutro, e os adstringentes, que não agridem o couro cabeludo não estimulam a produção de gordura.

Não deixe de usar o condicionador após o shampoo, pois mesmos os cabelos mais oleosos precisam do condicionador para manter as cutículas fechadinhas, protegendo suas madeixas, lembrando que o condicionador só deve ser usado do meio até as pontas dos cabelos, nunca na raiz.

Não esqueça que uma alimentação saudável também é importante para a saúde capilar, preferindo legumes, vegetais, carnes e peixes magros, laticínios e carboidratos. Os alimentos com alto teor de gordura e os doces agravam o problema da oleosidade da pele, o que inclui o seu couro cabeludo.

Quando for hidratar seus cabelos, use o hidratante do meio do cabelo para as pontas, sempre bem longe da raiz.

Evite o secador e quando o usar, sempre o mantenha longe da raiz e em temperatura baixa. A escovação estimula a produção das glândulas sebáceas, caspas da progressiva, encarregadas de produzir óleo e gordura no organismo (sebo), ocasionando que os fios fiquem mais fragilizados e aumentem a queda.

>> Caspas Após Progressiva: Como Tratar

Problemas depois da Progressiva? O que fazer?

Como Escolher o Shampoo Certo3 - Progressiva ✅ TOP 50 Dúvidas Frequentes - O Guia De Cuidados
Problemas depois da Progressiva

O cabelo pode ficar divino depois da progressiva, mas existem alguns detalhes que podem acontecer, como o cabelo ficar “ruim”, por alguns motivos. Saiba como lidar com esses detalhes para que a escova progressiva fique realmente como você deseja.

Raiz Oleosa

Na maioria dos casos, a mulher que faz a progressiva pode ficar com a raiz oleosa depois do procedimento. Talvez isso ocorra nos primeiros dias, pós progressiva.

Como é preciso cuidar dos fios e, nesse caso da oleosidade também, os aliados para esse cuidado são os shampoos para cabelos oleosos. O truque é utilizar esse shampoo aliado com outro hidratante para comprimento e pontas;

E ainda você deve deixar de fora da sua vida a água muito quente, porque ela pode piorar a situação.

RAIZ OLEOSA NUNCA MAIS (TRATAMENTO com 🔝 VINAGRE ⬅

Cabelo Chiclete

E se o fio ficar elástico, o que fazer? Isso pode ocorrer em alguns casos, porque o cabelo pode ter ficado com a distribuição errada da queratina durante o processo da escova progressiva.

Para que resolva o problema, é importante que você comece a fazer tratamentos semanais, que usem como base a queratina. Isso vai ajudar na selagem dos fios. Mas o efeito rebote é que esses tratamentos podem reduzir o efeito da progressiva feita. Por isso, todo o cuidado é pouco, e o melhor mesmo é conversar com o cabeleireiro.

Todo o cuidado em relação a escova progressiva é sempre pouco.  Conversar e se informar de maneira correta é a melhor forma de chegar perto do efeito desejado, sem fazer mal para a sua saúde e nem para os seus fios.

🔥HIDRATAÇÃO, Nutrição ou RECONSTRUÇÃO✅TOP⬅】

RECONSTRUÇÃO CAPILAR com ARGILA BRANCA 🔥 pra Cabelos Cacheados ✅TOP⬅】

RECONSTRUÇÃO ÁCIDA ✅ FORÇA+BRILHO TOP⬅】

Por mais que a nossa busca ao fazer uma escova progressiva seja por cabelos realmente lisos, dependendo da forma como a aplicação dos produtos é feita pelo cabeleireiro, ou o modo como ele seca os cabelos, pode causar um efeito um pouco exagerado desse liso. Exatamente, você acaba ficando com cara de liso escorrido demais.

Para que o cabelo fique com um efeito mais natural depois da progressiva, você pode aplicar um spray de volume, que deixará o cabelo como você deseja. Mas você ainda pode esperar pelo efeito escorrido passar dos fios, assim você fica com eles lisos da maneira que desejava quando fez a progressiva.

Mas até ele ficar como você realmente deseja, pode demorar um pouco, por isso, somente a espera mesmo.

Pontas secas

Outras mulheres, porém, podem sofrer com as pontas secas. E isso pode ocorrer nos dois casos, tanto para aquelas que ficam com a raiz oleosa, quanto para as outras.

Todo o processo químico pode desencadear algum tipo de problema, e no caso da progressiva o que ocorre é que ela muda a disposição de queratina existente nos fios, e isso pode acabar danificando os seus cabelos.

Para melhorar esse aspecto, você deve utilizar produtos específicos para o seu cabelo no pós progressiva e, no momento de passar o condicionador, lembrar-se de usar ele somente no comprimento dos fios.

Além disso, você ainda pode usar como aliado óleos específicos para as pontas, que ajudarão a reparar esse problema.

✅Hidratação CASEIRA para CABELOS SECOS ✅TOP⬅】

HIDRATAÇÃO 🔥 p CABELOS LOIROS🙋‍ Luzes, Descoloridos ✅TOP⬅】

PRÉ SHAMPOO 🔥p CABELOS CACHEADOS✅Hidratação Potente

O que é dispensável para cabelos com progressiva?

6 - Progressiva ✅ TOP 50 Dúvidas Frequentes - O Guia De Cuidados
Como Manter a Progressiva no Verão

Tudo que abra a cutícula do fio é dispensável para esses cabelos. Por isso, prefira um tonalizante por deposição de pigmento do que um com emulsão, prefira manter o cabelo uniforme e escuro do que fazer clareamento, mesmo por coloração.

4 - Progressiva ✅ TOP 50 Dúvidas Frequentes - O Guia De Cuidados
Como Manter a Progressiva no Verão

Evite anti-resíduos, limpeza detox, esfoliação ou produtos granulosos no couro cabeludo e cabelos. Tratamento caseiro com a mesma intenção de abertura de cutículas também não é legal, como a argila e o bicarbonato.

Cuidando com carinho e tomando os cuidados necessários no verão é possível curtir e não ter que se preocupar com o cabelo e os banhos de mar e piscina.

Apesar da substituição do formol nas fórmulas ter diminuído o enfraquecimento dos cabelos e a queda, outros inconvenientes como caspas pós progressiva, a descamação do couro cabeludo ou a oleosidade em excesso da raiz continuaram sendo um inconveniente.

Com a aplicação da escova progressiva, pode ocorrer a queda do produto no couro cabeludo, que aliada ao aquecimento usado na escova progressiva, faz com que esse produto crie uma espécie de capa no couro cabeludo, ou como chamam de caspas da progressiva, que cobre e entope os folículos capilares causando uma reação natural: cascas que irão surgir como uma resposta a esta lesão que foi feita pois seu couro cabeludo precisa respirar. Isso é a descamação do couro cabeludo, não caspas como muitos acham.

Pode ocorre também o ressecamento do couro cabeludo quando do contato direto do produto, sendo assim a região fica extremamente ressecada e começa a produzir óleo em excesso, o que torna o ambiente ideal para aparecimento de fungos e bactérias, podendo ocorrer coceira e feridas no couro cabeludo.

Todo mundo que faz progressiva fica com caspas?

Não, muitas pessoas fazem a progressiva e não tem caspa ou descamação. Tal fato se deve pelo modo de aplicação, se houve ou não contato com couro cabeludo, além da proteção natural e a resposta do organismo de cada um.

E lembre-se que na grande maioria das vezes, não é caspa e sim descamação por conta do contato do couro cabeludo com o produto, logo deve-se proceder de maneira diferente no tratamento. Tratamentos anti-caspas não irão resolver o problema da descamação.

As progressivas afinam mesmo o fio, isso porque a química ajuda a remover a massa capilar natural que a fibra tem; mas é possível melhorar esse aspecto seguindo algumas dicas básicas.

Vamos conferir?

O Corte

Se a progressiva afinou os fios, o melhor é cortar um pouco do comprimento, pois quanto mais longo ele estiver, maior será a aparência de “ralo”.

Repicar as pontas é uma boa pedida, já que cria mais balanço e volume, assim como um corte bem feito em degradê.

No Banho

Escolha produtos indicados para cabelos finos e sem volumes, e cuidado com os produtos mais oleosos e pesados, pois quanto mais oleoso o cabelo ficar, mais ralo ele parecerá!

Sempre acho que o condicionador dá uma “murchada” nos fios, por isso é melhor aplicá-lo só nas pontinhas.

Falando em condicionador, conheço um baratinho que é muito bom. É o Redensificador da Amend que dá mais volume, movimento e textura aos fios. Um achado!

Evitem qualquer coisa que possa deixar os fios mais oleosos, como a água quente.

Finalizadores

O uso dos finalizadores errados, que são pesados e oleosos, mandam o volume pra longe.

Então, nada melhor do que apostar em mousses, que garantem volume extra. Eu não vivo sem.

Meus dois favoritos:

Mousse Ação da Amend: Envolve os fios, dando volume e corpo da raiz às pontas. Eu só passo na raiz; e só um pouquinho… Porque se eu passar em todo comprimento fica muito armado. Custa em média R$ 35,00.

Gosto muito da Schwarzkopf Silhouette, que dá um volume bom aos fios, mas acho meio caro, embora renda bastante. Gosto muito dele também porque não “arma” tanto o cabelo como o da Amend. Ele dá um volume bem legal na medida como eu gosto. Custa em média R$ 54,00.

💟 Espero que vocês tenham gostado! Não esqueçam de clicar na estrelinha ⭐ abaixo e dar o voto.
 Caso queiram, comentem também!

Beijos no coração 💟

Nati Leal *Kika

📈Gostou? Ajude o blog COMPARTILHE ESTE POST! É de graça😍

Escrito por Kika

Natieli Leal *KIKA - Eu acredito na beleza, na beleza que vem de dentro para fora. Na beleza de quando a gente olha no espelho e se senti feliz em não seguir padrões - só feliz com nós mesmas. Acredito em almas bonitas e na beleza da natureza. Amo os animais e as flores. Adoro uma boa vaidade também, afinal, um bom batom vermelho e as unhas feitas deixam os dias mais coloridos. Vem comigo que vou te mostrar um pouco do meu mundo. E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br @blogdakika

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Como Escolher o Shampoo Certo 1 - Bronzeado Perfeito ✅ Como Bronzear Rápido e Manter Por Mais Tempo

Bronzeado Perfeito ✅ Como Bronzear Rápido e Manter Por Mais Tempo

Como Escolher o Shampoo Certo1 7 - Como Cuidar Dos Pés No Verão ✅ O Guia Completo

Como Cuidar Dos Pés No Verão ✅ O Guia Completo