Categories: Cabelos

Progressivas Reprovadas 2018: Lista Completa

5 Votos de 5

Progressivas Reprovadas

A escova progressiva virou paixão nacional – já que oferece praticidade no dia a dia e promete alisar e tratar os fios sem prejudicar a saúde.. mas será mesmo que não faz mal à saúde?

Segundo a Anvisa o formol possui uso permitido em cosméticos nas funções de conservante (limite máximo de uso permitido 0,2% – Resolução 162/01) e como agente endurecedor de unhas (limite máximo de uso permitido 5% – Resolução 215/05).

O uso do formol com função diferente das citadas e em limites acima dos permitidos pode promover múltiplas doenças sendo o câncer a mais grave. O formol é considerado cancerígeno pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Quando absorvido pelo organismo por inalação e, principalmente, pela exposição prolongada apresenta como risco o aparecimento de câncer na boca, nas narinas, no pulmão, no sangue e na cabeça.

Mas será que a progressiva que você têm usado é de confiança?

Nos últimos dias a credibilidade de 12 marcas de progressivas foram perdidas após o teste realizado pela Proteste, entidade de defesa do consumidor – que decidiu realizar testes com as 12 marcas mais vendidas do mercado de cosméticos que prometem alisar os cabelos sem prejudicar a saúde!

E os resultados foram surpreendentes e absurdos!

  • Algumas progressivas apresentaram nos testes até 32x mais formol que o permitido pela Anvisa.
  • 8 progressivas não anunciaram nos rótulos a presença da substância formaldeído no produto, ou sejam (eram vendidas como livre de formol), são elas: Forever Liss, Gloss, Maria Escandalosa, Maria Glamurosa, Portier Exclusive, Portier Unique, Probelle e Zap.
  • Das 12 progressivas testadas, somente duas: Probelle e Portier Unique apresentaram pH abaixo do recomendado (pH 1.8, quando o mínimo recomendado é de 2,5), o que promover danos capilares e irritar o couro cabeludo.

Lista com 12 progressivas reprovadas

Segundo a Proteste as progressivas tinha uma quantidade de formol acima da permitida. Anvisa também flagrou o mesmo tipo de irregularidade.

  • Zap All Time (32 vezes acima do permitido);
  • G Hair Alemã (29 vezes acima do permitido);
  • Madamelis (27 vezes acima do permitido);
  • Maria Escandalosa (24 vezes acima do permitido);
  • Etnik Strait Therapy (22 vezes acima do permitido);
  • Maria Glamurosa (21 vezes acima do permitido);
  • Forever Liss (17 vezes acima do permitido);
  • Gloss (17 vezes acima do permitido);
  • Portier Exclusive (16 vezes acima do permitido);
  • G Hair Marroquina (14 vezes acima do permitido);

Zap All Time

A escova progressiva Zap All Time foi a com maior irregularidade quando se fala em quantidade permitida de formol, os testes apresentaram a quantidade de (32x) mais formol que o permitido pela Anvisa. Além disso, a empresa não apresenta no rótulo do produto a presença de formol.

Todos os produtos registrados pela Anvisa que possuem o formol na sua composição são seguros e estão de acordo com o estabelecido na legislação sanitária vigente.

Quando o produto não é registrado na Anvisa, sua composição não foi avaliada, e pode conter substâncias proibidas ou de uso restrito, em condições e concentrações inadequadas ou não permitidas, acarretando riscos à saúde da população.

As reações do uso do formol podem ser:

  • Contato com a pele – Tóxico. Causa irritação à pele, com vermelhidão, dor e queimaduras.
  • Contato com os olhos – Causa irritação, vermelhidão, dor, lacrimação e visão embaçada. Altas concentrações causam danos irreversíveis.
  • Inalação – Pode causar câncer no aparelho respiratório. Pode causar dor de garganta, irritação do nariz, tosse, diminuição da freqüência respiratória, irritação e sensibilização do trato respiratório podendo levar ainda ao edema pulmonar e pneumonia. É fatal em altas concentrações.
  • Exposição crônica – A freqüente ou prolongada exposição pode causar hipersensibilidade. O contato repetido ou prolongado pode causar reação alérgica, debilitação da visão e aumento do fígado.
Progressivas Reprovadas 2018: Lista Completa
5 (100%) 5 Votos

Compartilhar
Tags: Forever LissG Hair AlemãMadamelisMadamelis formolprogressivas com formolprogressivas reprovadas
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Sobrancelhas Postiças – Como Usar, Cuidados, Onde Vende, Valor

Sobrancelhas Postiças – Já ouviu falar? Nosso rosto é sem dúvidas a porta de entrada de qualquer lugar. Ter falhas…

1 dia atrás

Máscara Wella 30 segundos Resenha

Máscara Wella 30 segundos resenha Olá, amoreeee! Se você é como eu, vive numa correria danada, sabe bem que cuidar…

1 dia atrás

Manchas nas Axilas? Como Evitar

As mulheres possuem alguns dilemas comuns de beleza, e um deles é a axila escurecida e manchada. Sim, ela fica…

1 dia atrás

O que é Ballet Fitness?

Entre as opções de atividades aeróbicas disponíveis nas academias, está o ballet fitness, que consiste em uma espécie de dança…

1 dia atrás

Batom Líquido Matte: Os Melhores, Resenhas, Preços

O batom matte é uma tendência que realmente veio pra ficar e está na boca de mulheres em todo o…

1 dia atrás

Caneta Delineadora: Qual A Melhor? – Marcas, Resenhas, Preços

Caneta Delineadora: O Guia Completo? Você sabia que o Brasil é o terceiro país que tem o maior mercado consumidor…

2 dias atrás