Categories: Cabelos

Queratina: O que é? Quando usar? Como usar? Como age no cabelo?

4.68 Votos de 5
queratina no cabelo

Queratina no cabelo

Vira e mexe a gente escuta dizer que queratina faz bem para o cabelo, que recupera o fio, ajuda a amenizar as pontas duplas e acaba com o ressecamento. Nada disso é mentira, mas esse nutriente é muito mais do que isso. Seus poderes fazem um verdadeiro tratamento capilar, recompondo a fibra do cabelo danificada pela chapinha, pelo sol, pelo excesso de químicas etc.

Continue lendo esse artigo para saber mais >>>

Qual é a verdadeira importância da queratina no cabelo?

Quando passamos a queratina no cabelo, estamos devolvendo a ele toda a elasticidade e resistência que perdeu depois dos processos químicos. Ela age de fora para dentro, promovendo esta reconstrução da fibra e deixando, consequentemente, o cabelo mais forte, com brilho e macio. A queratina tem como função salvar a vida do seu cabelo, depois que ele passou por qualquer dano, seja uma progressiva, muito sol, tintura ou falta de hidratação.

Super indicada para mulheres com cabelos cacheados, que sofrem mais com o ressecamento e o aspecto opaco e espigado, a queratina consegue ainda eliminar o frizz e controlar o volume. Segundo a especialista, ela sela a cutícula e deixa o fio com mais umidade, por isso devolve o brilho sem deixar oleoso.

Dá para dizer que a queratina é uma salvação para quem está com os fios finos e quebradiços. O poder do nutriente se potencializa em cremes, [máscaras], ampolas e leave-in quando misturado com o silicone, que tem quase a mesma função, mas ainda atua na diminuição das pontas duplas e nos fios muito arrepiados, que estão quebrados ou recém crescendo.

Queratina: composições dos cosméticos

Quando se fala em queratina, não é apenas aquela que vem na fórmula do condicionador ou dos outros produtos de beleza. Há muitos tratamentos com queratina, que são indicados para mulheres que estão com os cabelos muito ressecados. Uma vez por mês, no salão, você aplica este tipo de tratamento no seu cabelo e faz a manutenção em casa, com os outros produtos.

Melhores tratamentos com queratina

Entre as agressões externas, os procedimentos químicos e os processos mecânicos estão o cloro, o sal, o sol, a chapinha, o babyliss, o secador, a água, a poeira, os tonalizantes, as tinturas permanentes, os descolorantes e as escovas progressivas.

Para reestruturar os cabelos que passam por tudo isso, a queratina, proteína fibrosa, necessita agir e formar uma fina película transparente de proteção sob os fios dos cabelos, resultando em brilho, força, hidratação, luminosidade, movimento, nutrição e reconstrução.

Os tratamentos indicados e mais conhecidos para a reposição de queratina são a [cauterização], a nanoqueratinização, a plástica capilar e o realinhamento capilar. Os quatro tratamentos são idênticos, mas há diferenças sutis nos processos.

A Cauterização é feita com muita queratina e age como uma plástica capilar. É primeiro feita a limpeza dos fios com um xampu antirresíduos, depois é aplicado o produto à base de queratina, que forma uma espécie de filme ao redor do cabelo para proteger o fio do calor, da exposição ao sol e da poluição. No começo o cabelo parece ficar mais grosso e talvez um pouco rígido, mas logo na primeira semana você vai sentir um fio macio, com muito brilho e protegido.

A nanoqueratinização trata-se de uma escova que contém queratina líquida no seu aparelho, uma escova como se fosse um difusor, que injeta a queratina no fio, em camadas, acabando com as fissuras e com a falta de brilho.  Aplicada mecha por mecha, a queratina líquida se transforma em queratina vaporizada. Esse tratamento é feito em salão e, depois da aplicação, é feita uma chapinha para selar o produto e dar um melhor resultado.

A plástica capilar, por sua vez, consiste em lavar os cabelos com shampoo normal, hidratar os fios durante trinta minutos, enxaguar bem os resíduos, aplicar a queratina líquida no comprimento e modelar os cabelos com o produto utilizando um secador de cabelo.

Já o realinhamento capilar é uma espécie de escova progressiva sem formol. Lava-se os cabelos com shampoo de limpeza de resíduos e aplica-se o creme de realinhamento capilar, procedendo com a secagem dos fios e o alisamento com chapinha. O resultado é o mesmo de uma escova progressiva sem formol, sendo que os cabelos permanecem lisos durante três meses.

Atenção:

Seguindo um cronograma capilar adequado para o tratamento de choque dos seus cabelos, tanto se você lava os fios todos os dias quanto se você lava os fios algumas vezes por semana, deve-se aplicar um destes quatro tratamentos, a cauterização, a nanoqueratinização, a plástica capilar e o realinhamento capilar, apenas uma vez ao mês, pois o excesso de queratina nos cabelos ou a aplicação em fios saudáveis, ao invés de reconstruir as fibras capilares, pode destruir os fios de vez. Sendo assim, estes tratamentos de reposição de queratina são recomendados apenas para os cabelos ressecados, porosos ou danificados de fato.

 

Queratina: O que é?

O que é queratina

A queratina em si é uma proteína fibrosa formada por mais de vinte aminoácidos, que são o ácido aspártico, o ácido glutâmico, a alanina, a arginina, a aspargina, o aspargito, a cisteína, a fernilalanina, a glicina, a histinina, a isoleucina, a gleutamina, a leucina, a lisina, a metionina, a prolina, a serina, a tirosina, a treonina, a triptolina e valina.

No que diz respeito a sua composição, o cabelo contém água, lipídios e proteínas, que correspondem a mais de 90% dos fios. Por ser uma parte tão importante da composição dos fios, é indispensável que se conheça um pouco mais sobre a queratina. São as fibras de queratina presentes no córtex capilar que são as maiores responsáveis pela força, elasticidade, forma e resistência dos fios.

queratina como age no cabelo

Queratina: Como age no cabelo?

Uma das principais funções da queratina é justamente a de proteção, pois ela envolve os fios com uma película, deixando-o mais resistente. Além disso, a queratina contribui para o brilho e a textura dos fios.

Como possui baixo peso molecular, penetra fácil na fibra capilar, fortalecendo e reconstruindo os fios, que são constantemente agredidos. Por tudo isso é importante repor a queratina de tempos em tempos, tomando cuidado para não exagerar, pois o exagero, assim como a falta, causa inúmeros danos, deixando os fios endurecidos e ressecados.

Lógico que existem outras proteínas que podem ser utilizadas para repor massa capilar, assim como aminoácidos, mas a queratina é sim uma aliada essencial para quem deseja ter feios fortes, resistentes e brilhosos.

Quando usar a queratina

Muitas mulheres se questionam se os seus cabelos realmente necessitam reposição de queratina e também se questionam do que se trata esta substância. Ocorre que as fibras capilares dos cabelos saudáveis possuem uma carga natural de queratina, que se perdem de acordo com as agressões externas, os procedimentos químicos e os processos mecânicos, ou seja, na medida que os fios sofrem alterações, a queratina vai se perdendo.

A queratina é recomendada:

– Se você é daquelas pessoas que não vivem sem o secador e a chapinha, é bom analisar a estrutura dos fios, se eles estão ressecados, com aspecto poroso, áspero ou quebradiço.
– Se da última vez que usou a queratina até a data atual já tenha passado mais de 3 meses.
– Se costuma ir a praia ou a piscina com frequência.
– Se faz uso de algum processo químico mais agressivo (descoloração por exemplo).

A queratina não é recomendada:

– Se você passou por algum processo que usa como base a queratina (nanoqueratinização ou reconstrução por exemplo ) em um tempo inferior a 3 meses.
– Se os fios estão com aspecto saudável, brilhantes, macios e sedosos.
– Se não passou por nenhum processo químico agressivo, como alisamento, coloração ou descoloração nos últimos meses.

Como usar queratina no cabelo?

Como usar queratina no cabelo?

A queratina surgiu como a salvação da lavoura para os cabelos danificados, mas muita gente ainda não sabe como usar e usa mesmo sem precisar. Ela deve ser aplicada apenas por quem usa chapinha e secador com muita frequência, em cabelos extremamente danificados, por quem ficou muito em piscina ou praia e também por quem tem cabelos quimicamente modificados, se não é esse o seu caso não precisa de queratina. Sendo que, seu uso deve ser intercalado aos cremes de hidratação, porque depois de aplicar o cabelo fica com textura bem áspera.

Se usada em exagero, ou em cabelos que não necessitam, estes podem acabar sofrendo um excesso de queratina e ao invés de um cabelo lindo e bem tratado o resultado será completamente contrário, cabelos ásperos, ressecados e quebradiços.

Frequência de uso

A frequência de uso também deve ser respeitada, cabelos muito danificados devem usar uma vez por semana durante um mês, em caso de cabelos não tão danificados assim a frequência é a cada quinze dias ou mesmo uma vez no mês, vai depender do estado dos fios, jamais esquecendo da hidratação depois.

Formas de usar a queratina nos cabelos

Existem várias maneiras de usar sendo que, o primeiro passo é lavar as madeixas com shampoo anti resíduos, para eliminar toda e qualquer sujeira e potencializar a absorção dos nutrientes.

Queratina pura

Pura, ela pode ser aplicada diretamente nos cabelos, sem estar misturada a nenhum produto.

  1. Separe o cabelo em mechas e aplique uma por uma deixando agir por cerca de 15 min;
  2. Depois secar 60% dos fios com ajuda de um secador;
  3. Enxágue e aplique creme condicionador ou máscara hidratante.

No creme de tratamento

Misturada ao creme de tratamento, deve ser feita a mistura e aplicação na hora, sendo que a aplicação deve ser mecha por mecha e o tempo de repouso é o indicado no rótulo do creme de tratamento.

Na cauterização

Aliada às fontes de calor ela deve ser aplicada inicialmente em mecha por mecha, depois o cabelo deve ser seco por completo com o secador e modelado com a chapinha, deixe agir por 15 min, depois lave retirando completamente o produto e aplique o creme condicionador.

Sabendo usar, a queratina é um excelente produto no tratamento dos fios, é importante que se observe o aspecto dos cabelos antes, durante e depois da aplicação, qualquer sinal de problema ou resultado diferente o uso deve ser suspenso, porque senão um probleminha pode virar um problemão. Continue lendo esse texto para tirar dúvidas e resolver problemas comuns com queratina. >>

  1. O que é cauterização?
  2. Reconstrução, Cauterização e Reposição de Massa: É Tudo Igual?
  3. O Que É Cauterização Capilar?
  4. Cauterização para seus cabelos feita em casa!
  5. Esclarecendo algumas dúvidas sobre a Cauterização Caseira com Bepantol
  6. Foto do Passo a Passo – Cauterização Caseira com Bepantol

Excesso de queratina endurece o cabelo?

Excesso de queratina endurece o cabelo?

Na ânsia de exibir belas madeixas, muitas vezes exageramos. Um exemplo disso é o uso excessivo de queratina, que pode detonar um cabelo. O cabelo é constituído basicamente por queratina, uma proteína formada por 15 aminoácidos diferentes.

Devido às agressões diárias, como o sol, a chapinha, o secador, o vento, dentre outros, perdemos constantemente uma pequena quantidade de queratina. Quando o cabelo passa por processos químicos ( alisamentos, relaxamentos, escovas diversas, descoloração e tinturas), os fios perdem uma quantidade maior de queratina, o que deixa o cabelo frágil, elástico e quebradiço.

Isso acontece porque os procedimentos químicos alteram a estrutura dos fios, deixando a camada interna aberta e, portanto, vulnerável. O resultado visível, além da fragilidade e da elasticidade, é a porosidade, o ressecamento e a opacidade.

Para reverter esse quadro não basta hidratar e nutrir, pois  é essencial que se reponha a queratina perdida. Para isso existem as reconstruções e as cauterizações, por exemplo. Acontece que, na agonia de obter resultados imediatos, acabamos exagerando e usando queratina em demasia.

É muito comum achar que o nosso cabelo PRECISA de reconstrução semanal, quando na verdade ele precisa, exceto em casos extremos, de uma reconstrução mensal ou, quando muito, quinzenal.  Recomendo que siga o [cronograma capilar] para melhores resultados.

É preciso MUITO cuidado com os produtos que a gente usa, porque dificilmente um cabelo vai precisar de shampoo, condicionador, leave-in, ampola e mais milhares de tratamentos a base de queratina.

E usar essa quantidade de produto com queratina vai provocar o efeito inverso, pois os fios ficarão rígidos, duros e ásperos, podendo, inclusive, passarem por um processo de quebra. Queratina em excesso sobrecarrega os fios e causa tantos danos como a sua falta.

A queratina endureceu meu cabelo, e agora?

Conforme falei acima, queratina em excesso prejudica o cabelo. Mas o que fazer quando o estrago já está feito? Como reverter o quadro e voltar a exibir madeixas macias, hidratadas e soltinhas?

A solução é lavar os fios com um shampoo para cabelos oleosos, caso você tenha cabelos loiros ou progressiva, pois ele “limpa” mais que os shampoos comuns, ou com um [shampoo anti-resíduos], caso você não tenha nenhuma química nos fios.

Após lavar os fios, só com o shampoo, é hora de investir em produtos que contenham alta carga lipídica, pois além de nutrir eles irão proporcionar emoliência, que é tudo o que um cabelo “duro e teso” precisa.

Minha dica de produtos emolientes são os óleos e manteigas vegetais, como o óleo de abacate, o óleo de oliva, o óleo de coco, a manteiga de cacau, a manteiga de cupuaçu ou a manteiga de karité.

Vale investir em umectações com esses óleos, como já ensinamos:

É lógico que o cabelo não voltará ao normal em um dia, mas aos poucos a aparência dos fios deixará de ser rígida.

Na maioria dos casos, quando há um excesso muito grande de queratina, serão necessários vários dias utilizando produtos umectantes e emolientes, sobretudo nas pontas,  para que os resultados apareçam, mas no fim os fios voltam ao normal.

Acho que nem precisa falar que tem que suspender temporariamente o uso de todos os produtos que contenham queratina, né? Porque de nada  adianta fazer tudo isso que eu ensinei e continuar usando shampoos, condicionadores e demais produtos enriquecidos com queratina.

Queratina Amarela O Cabelo?

A grande maioria das queratinas possuem pigmentação amarelada, e essas, amarelam sim os cabelos loiros. Procure queratinas com pigmentação transparente. Eu que sou loira e tenho luzes platinada, só uso a queratina líquida da Joico, essa [AQUI], que tem pigmentação transparente e não amarela. Acesse o post [Melhores Queratinas Para os Cabelos com resenhas das leitoras] e encontre a melhor queratina para você.

Cabelos loiros devem evitar produtos com pigmentação, pois o loiro absorve a pigmentação dos produtos, use apenas pigmentação violeta, cinza ou produtos com pigmentação transparente.

Mais sobre queratina:

Queratina: O que é? Quando usar? Como usar? Como age no cabelo?
4.7 (93.68%) 19 Votos

Compartilhar
Tags: como fazer luzescomo usar queratinakeratinakeratina no cabeloLuzesProteínasQueratinaqueratina como usarqueratina no cabeloReconstrução capilar
Kika @blogdakika

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Postagens recentes

Receitas Para O Cabelo Crescer Rápido

Faça O Cabelo Crescer Rápido Você quer que o seu cabelo cresça mais rápido? Aprenda receitas para o cabelo crescer…

12 horas atrás

Sobrancelhas Postiças – Como Usar, Cuidados, Onde Vende, Valor

Sobrancelhas Postiças – Já ouviu falar? Nosso rosto é sem dúvidas a porta de entrada de qualquer lugar. Ter falhas…

3 dias atrás

Máscara Wella 30 segundos Resenha

Máscara Wella 30 segundos resenha Olá, amoreeee! Se você é como eu, vive numa correria danada, sabe bem que cuidar…

3 dias atrás

Manchas nas Axilas? Como Evitar

As mulheres possuem alguns dilemas comuns de beleza, e um deles é a axila escurecida e manchada. Sim, ela fica…

3 dias atrás

O que é Ballet Fitness?

Entre as opções de atividades aeróbicas disponíveis nas academias, está o ballet fitness, que consiste em uma espécie de dança…

3 dias atrás

Batom Líquido Matte: Os Melhores, Resenhas, Preços

O batom matte é uma tendência que realmente veio pra ficar e está na boca de mulheres em todo o…

4 dias atrás