Categories: Cabelos

Repigmentação: Como escurecer os cabelos?

Repigmentação: Como escurecer os cabelos?

 O que é Repigmentação

Quem possui os cabelos loiros e deseja escurecer o tom, seja porque enjoou do visual ou porque a cor é difícil de manter, não deve jogar qualquer tintura permanente diretamente nas madeixas, sem saber o que está fazendo, pois além do risco dos fios ficarem manchados e avermelhados, também há o risco de danificar a estrutura das fibras capilares. Ocorre que os fios castanhos, por exemplo, são formados por pigmentos vermelhos, azuis e amarelos. Para esta finalidade, os profissionais dos salões de beleza realizam um serviço chamado de repigmentação. Mas, então, o que é repigmentação e como escurecer os cabelos?

Análise do cabelo

Após uma análise do estado de dano, porosidade e ressecamento dos seus cabelos, um profissional determinará como a repigmentação será feita e qual é a nova cor ideal. Dificilmente você conseguirá ir do loiro platinado diretamente para o castanho escuro, por exemplo, pois basta uma lavagem para a cor desbotar e ficar manchada, então pode ser aplicada uma cor indireta, como, por exemplo, o loiro médio acobreado. O desbotamento ocorre porque os cabelos danificados, porosos ou ressecados ficam com as cutículas abertas e não absorvem os produtos aplicados, motivo pelo qual é difícil escurecê-los, assim como também é difícil clareá-los.

Supondo que você tenha cabelos loiros platinados e queira tê-los loiros médios dourados, para deixar de se preocupar com o pigmento amarelo, a repigmentação, caso os fios estejam saudáveis, ocorrerá da seguinte forma: o primeiro passo será aplicar uma tintura um pouco mais clara do que a cor que você quer com uma água oxigenada de volume 10. Como os cabelos estão com a numeração 12 e o seu objetivo é a numeração 7.3, primeiramente os fios serão tingidos com a numeração 8, que se trata de um loiro claro natural. Lembre-se de respeitar a mistura com água oxigenada 10.

Após tingir as madeixas com tintura de cor loiro claro natural e água oxigenada de volume 10, os cabelos devem ser enxaguados no prazo de 20 minutos, para dar sequência ao procedimento de repigmentação, sendo que você deverá secar a umidade dos fios com um secador de cabelo. Usando água oxigenada de volume 20, o passo seguinte será aplicar a cor desejada, ou seja, o loiro médio dourado de numeração 7.3, deixando a mistura agir por 35 minutos, procedendo imediatamente com uma sessão de hidratação intensiva dos fios, para assim minimizar os danos, a porosidade e o ressecamento dos mesmos.

O procedimento da repigmentação

Como o procedimento da repigmentação consiste em reconstruir a cor dos seus cabelos, sem causar problemas, o resultado é a cor desejada por mais tempo, sendo que a mesma persiste mesmo após o desbotamento por conta das lavagens e da oxidação da tintura. É diferente de tingir as madeixas diretamente com loiro médio dourado e água oxigenada 40, por exemplo, o que revelaria reflexos avermelhados e causaria fortes danos aos fios. As tinturas com nuances douradas ou acobreadas, por sua vez, são ideais para quem faz repigmentação, pois nuances neutras, como o acinzentado, deixam os fios esverdeados.

Quem está com os cabelos muito danificados, porosos e ressecados, por sua vez, pode evitar a dupla química optando por misturar a tintura em um recipiente com água morna ao invés de usar água oxigenada volume 10. Mas, a dica só funciona caso a nuance utilizada seja acobreada ao invés de dourada. É uma técnica alternativa de repigmentação que preserva a integridade das fibras capilares, embora não seja capaz de oferecer fixação de coloração. A repigmentação deve ser manuseada exclusivamente por um profissional de confiança, pois algo pode dar errado e depois não há volta atrás. Então, procure o seu salão de beleza de confiança.

Repigmentação: Como escurecer os cabelos?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Cabelos Curtos para Senhoras: Ideias Pra Copiar Já

Cabelos Curtos para Senhoras Cabelo curto é ideal para mulheres que querem parecer mais jovens - além de ser muito…

2 dias atrás

Remédio Que Tira Vontade de Comer Doce: Resenha Cromo

Picolinato de Cromo Resenha Sabe quando estamos de TPM e dá aquela vontade louca de comer doces? Pois bem, o…

2 dias atrás

Corte Para Cabelo Longo: Tendências, Fotos Inspirações

Corte para cabelo longo A gente fala muito por aqui dos cortes para cabelos curtos que estão super em alta,…

3 semanas atrás

Acidificante: O Que É? Como Usar?

Acidificante Desde que postei no meu instagram @blogdakika sobre o [acidificante da K.Pro] recebo muitas perguntas de leitoras que querem…

3 semanas atrás

Acidificante K Pro Resenha: O Que É, Como Age, Como Usar

Acidificante K Pro Olá miossss amores.... Hoje vou falar do [acidificante da KPro]! Quem me acompanha por aqui ou nas…

3 semanas atrás

Fabíula Nascimento Cabelo: Cor do Cabelo, Corte, Fotos Inspirações

Fabíula Nascimento Cabelo A atriz Fabíula Nascimento mudou o cabelo recentemente e agradou seus fãs... A diva que agora desfila…

3 semanas atrás