Categories: Cabelos

Shampoo Sem Sal: Mito?

Volta  e meia aparece alguém aqui perguntando sobre shampoo sem sal e venho prometendo fazer um post sobre isso já faz tempo, mas como acho que é preciso pesquisar de fontes seguras e responsáveis antes de sair emitindo opiniões, demorei um bocadinho…

O shampoo sem sal vem com a promessa de preservar a saúde e a beleza dos fios, podendo ser usado em qualquer tipo de cabelo sem o risco de causar ressecamento.

Bom, o sal do shampoo não é o mesmo sal que a gente usa na cozinha, pois ele não contém iodo, e a função do sal no shampoo é a de espessante,que confere mais consistência,  pois ele aumenta a viscosidade do produto.

Quem defende o shampoo sem sal sustenta que, assim como a água do mar, ele resseca o cabelo, retira a oleosidade natural e compromete o brilho e a hidratação dos fios.

Acontece que a água do mar não estrago somente pelo sal, mas também pelos resíduos de substâncias orgânicas e inorgânicas que existem lá. Ademais, a água do mar tem muito mais sal que no shampoo,  o que torna essa comparação desproporcional.

Outra coisa importante de se observar, é que quando vamos ao mar estamos expostos a outros fatores que prejudicam os fios, como o sol, o vento e a poluição. Assim, existem outros “culpados” em potencial que não o sal.

Aqui cumpre fazer uma observação: mesmo os shampoos ditos sem sal possuem sal, que pode não entrar de forma direta na formulação, mas aparecem na  composição de outras substâncias presentes no shampoo como, por exemplo, o lauril sulfato de sódio.

Alguns estudos feitos  comprovam que o shampoo sem sal não difere de um shampoo com sal, o que nos leva a crer que tudo não passa de estratégia de marketing.

O que eu acho mesmo é que a gente precisa investir em produtos de qualidade, que não são necessariamente caros, e que sejam indicados para o nosso tipo específico de cabelo, pois isso sim faz diferença.

Confesso que eu achava, de verdade, que o shampoo sem sal era melhor, mas raciocinando direitinho e analisando a opinião de especialistas em tricologia capilar percebi que não faz diferença mesmo, desde que o produto seja bom, tenha um pH adequado e seja o indicado para o meu cabelo.

E vocês, o que acham? Conseguem perceber alguma diferença?

Beijos

Shampoo Sem Sal: Mito?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

BB Cream: Qual o melhor? Benefícios, Como Usar?

BB Cream: qual o melhor? 🧐 ✅ Benefícios, como usar, dicas para ter uma pele de rica 🙋 Se produtos baratinhos…

2 dias atrás

Velashape: Como Funciona? Benefícios ✅

Eliminar o aspecto casca de laranja da celulite, quebrar e dissolver a gordura localizada e tonificar a pele, acabando de…

2 semanas atrás

Cosméticos coreanos que fazem sucesso no mundo

Cosméticos coreanos mais procurados. Uma solução que tem se destacado no mundo da beleza são os cosméticos coreanos. Em Nova…

2 semanas atrás

Como Parar de Roer Unhas? ✅

Como Parar De Roer Unhas Guia completo ✅ Ninguém sabe muito bem o motivo e nem quando exatamente começou, mas…

2 semanas atrás

Shampoo a Seco Caseiro ✅ Vídeo Passo a Passo

Shampoo a Seco Caseiro Amido de milho? Farinha de trigo?! Fermento em pó?! Talco?! Sim, nós mulheres encontramos soluções pra…

2 semanas atrás

Shampoo A Seco: Melhores, Tipos, Resenhas, Como Usar, Benefícios

Já falei por aqui algumas vezes que meu [cabelo é oleoso e fino] - e não é fácil administrar a…

2 semanas atrás