Categories: Cabelos

Tipos de Shampoo – Qual é seu tipo?

Tipos de Shampoo – Qual você procura?

Tipos de Shampoo

Manter os cabelos limpos por meio da lavagem evita problemas como queda dos fios, falta de oxigenação do couro cabeludo, caspa e seborreia. Sem contar que o cabelo sujo tem odor desagradável e aparência péssima. Outro quesito importante na hora de higienizar os fios é a escolha certa do shampoo. Você pode não saber, mas cada tipo de cabelo tem um desses tipos de shampoo específicos.

A diferença entre limpar e tratar

Não são todos os tipos de shampoo que cumprem o papel de limpeza dos fios. É comum ver muitas pessoas utilizando shampoos de tratamento para limpar os cabelos e isso está errado, pois eles não retiram a sujeira e os resíduos dos fios. O único que irá limpar verdadeiramente é o shampoo transparente – aquele que, quando aplicado na palma da mão, não apresenta coloração. Na dúvida, apele para o shampoo de bebê, que possui aparência similar e efeito idêntico, além de ser neutro e com aroma suave. A segunda variedade disponível no mercado é o shampoo translúcido. Trata-se de uma versão com tonalidade perolada e que tem como finalidade o tratamento do cabelo e não a limpeza. Por fim, há o shampoo de textura leitosa, que também só trata, mas é mais pesado e denso do que as demais variedades mencionadas.

Limpe direitinho

Lavar o cabelo pode parecer uma atividade simples e livre de questionamentos. Porém, existe uma série de erros clássicos e dúvidas comuns. Vamos acabar com isso já. Para começar, o mito da água quente. Nenhum tipo de cabelo necessita ser escaldado por alta temperatura, já que o calor excessivo da água pode causar queimaduras e promover o descascamento do couro cabeludo, que acaba ficando extremamente ressecado. Também não vale usar a unha! Isso pode causar ferimentos na sua cabeça, além de não ser a forma mais inteligente de limpar o couro cabeludo. Para deixar tudo devidamente limpo, use a ponta dos dedos e, sem fazer força, promova uma massagem em movimentos circulares. Essa técnica ajuda a estimular a circulação sanguínea da região, tornando os cabelos mais fortes e com menos possibilidades de queda. A boa lavagem, para ser eficiente, exige duas aplicações do shampoo. A primeira apenas fará uma limpeza mais superficial, enquanto a segunda que realmente retirará a sujeira e resíduos acumulados. O shampoo deve ser esfregado somente na região do couro cabeludo. Calma! O comprimento dos fios também será limpo, porém você apenas puxará suavemente a espuma, arrastando-a suavemente do topo da cabeça até a extremidade dos fios e pronto! Esse movimento é suficiente para limpar os cabelos de ponta a ponta. Para finalizar, enxague bem, não deixando nenhum resíduo do shampoo, pois qualquer vestígio que não for retirado por completo pode descascar do couro cabeludo quando estiver seco, dando a impressão que você está com caspa!

Loiras

O cabelo loiro, natural ou tingido, tem tendência ao ressecamento. Sem falar que a ausência do cuidado próprio ao cabelo claro pode trazer uma tonalidade amarelada muito feia aos fios, ainda mais se o loiro for tingido. Bem, para evitar que isso aconteça, escolha um dia da semana para usar um desses tipos de shampoo que seja roxo. Sim, pois o roxo neutraliza os tons destoantes do loiro, como o amarelo.

Ruivas

Essa cor de cabelo também exige bastante cuidado, pois é muito fácil o ruivo desbotar com o passar do tempo. O shampoo ideal nesse caso é aquele direcionado para cabelos vermelhos ou coloridos. Primeiro, é necessário limpar bem os fios sem agredir a cor. Dica: é aqui que você deve se recordar do shampoo neutro, que limpa de forma neutra. Somente depois que você vai de fato tratar os seus cabelos, utilizando o shampoo específico de tratamento. Senão não dá uma semana para seu ruivo ganhar aquela aparência horrível de “água de salsicha”.

Morenas

Os cabelos tingidos de preto também têm sua tendência: a opacidade. Mas existe solução! Procure mantê-los bem limpos (olha aí de novo os tipos de shampoo, neutro e transparente!) e, na hora de escolher seu shampoo de tratamento, opte por um que traga brilho aos fios. Desse modo, você dará de novo vida aos cabelos. Adquirir shampoo para cabelos pretos é uma saída lógica, mas não é o maior trunfo que você pode usar a seu favor. Pode lavar as madeixas escuras com shampoo para cabelos com mechas e luzes. Exatamente! Esse produto traz exatamente o que você precisa: luminosidade, brilho e hidratação.

Castanhas

Apesar de ser uma cor que desbota menos do que as demais, de forma alguma deve ficar sem seu tratamento. É bastante simples: siga os passos da lavagem (estamos falando de limpeza, ok? Tratamento é outra coisa, lembra?) e busque uma boa máscara para garantir a hidratação dos fios. Você pode até mesmo dispensar o condicionador e adotar a máscara de vez, aplicando-a durante o banho.

Tipos de Shampoo – Qual é seu tipo?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Velashape: Como Funciona? Benefícios ✅

Eliminar o aspecto casca de laranja da celulite, quebrar e dissolver a gordura localizada e tonificar a pele, acabando de…

2 semanas atrás

Cosméticos coreanos que fazem sucesso no mundo

Cosméticos coreanos mais procurados. Uma solução que tem se destacado no mundo da beleza são os cosméticos coreanos. Em Nova…

2 semanas atrás

Como Parar de Roer Unhas? ✅

Como Parar De Roer Unhas Guia completo ✅ Ninguém sabe muito bem o motivo e nem quando exatamente começou, mas…

2 semanas atrás

Shampoo a Seco Caseiro ✅ Vídeo Passo a Passo

Shampoo a Seco Caseiro Amido de milho? Farinha de trigo?! Fermento em pó?! Talco?! Sim, nós mulheres encontramos soluções pra…

2 semanas atrás

Shampoo A Seco: Melhores, Tipos, Resenhas, Como Usar, Benefícios

Já falei por aqui algumas vezes que meu [cabelo é oleoso e fino] - e não é fácil administrar a…

2 semanas atrás

Como fazer RECONSTRUÇÃO CAPILAR: As Melhores ⬅

Como fazer Reconstrução Capilar: O Guia Completo Muitas vezes nossos cabelos estão quebradiços e sem vida, isso pode ocorrer por…

2 semanas atrás