Tricotilomania

Muitas de vocês talvez nunca tenham ouvido falar disso, mas a tricotilomania é um distúrbio que afeta milhares de pessoas em todo o mundo e causa muito sofrimento.

A tricotilomania  é um distúrbio crônico caracterizado pelo impulso de puxar e/ou arrancar os próprios cabelos, cílios, sobrancelhas ou pêlos pubianos.

Não existe uma causa definida para esse transtorno, mas sabe-se que a falta de controle do impulso está relacionada com tensão, ansiedade e estresse, raiva, tristeza e frustração.

Pode, ainda, estar associada a outras doenças como o TOC, a síndrome de Tourette, síndrome de pânico e depressão.

Foto: Reprodução

Esse distúrbio pode ser transitório, contínuo ou episódico, sendo que a intensidade é variável.

Como causa alopecia, essa síndrome gera muita vergonha, abala a auto estima e influi no convívio social, já que na maioria das vezes a pessoa evita se relacionar com outras pessoas para que elas não notem o problema, o que afeta a vida social e profissional.

Os tratamentos disponíveis são baseados no controle ( resistência ao) do impulso e, por isso, a psicoterapia é indicada, além da terapia cognitivo comportamental e a hipnose.

Medicamentos, como antidepressivos e ansiolíticos também são indicados, principalmente para aplacar a ansiedade.

As terapias alternativas, como  a acupuntura, o reiki , os florais, dentro outras, podem ser usadas como coadjuvantes para controlar a ansiedade, mas é preciso, sempre, ter acompanhamento médico.

A parte mais difícil é fazer com que a pessoa admita o problema e procure ajuda, e isso é muito importante, porque caso não procure ajuda o problema tende a crescer.

Beijos

Ju

julianalopes@patricinhaesperta.com.br /https://www.facebook.com/JuLopesPE

Tricotilomania
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

8 Comments
  1. Bom, passei por uma experiência dessas com a minha irmã. Ela arrancava o cabelo um por um e chegou a ficar careca no topo da cabeça. Foi só por um período, mas parecia que ela ao arrancar o cabelo sentia uma sensação de conforto, pois a distraía e acalmava. Gostei muito da matéria, pois nem sabia que era considerado uma síndrome.

    Adoro o site.

    Beijoss..

    Juliane

  2. Infelizmente eu sofro com a tricotilomania a muito tempo,tem pessoas que não entende e diz que isso é uma mania que eu tenho,que isso é coisa de pessoa doida.Meu namorado fala que nunca vai me dar dinheiro para ir ao um salão porque quando eu saio de la ja começo a arrancar meus fios.é muito dificil conviver com isso,sem falar que o fio dos meus cabelos estão muito grossos e fora o rombo que fica. Gostei muito do tema,ele não é muito comentado e muitas pessoas desconhecem esse assunto.

  3. Crislaine Job disse:

    Tive uma colega que tinha esse distúrbio. Começou arrancando os fios que ela considerava grossos, depois virou compulsão.. arrancava tanto que ficou com muitas falhas. Foi necessário fazer algumas terapias com psicólogos. Por incrível que pareca, ela gostava muito da sensação de arrancar os fios e nem percebia os estragos.

    Beijos

  4. Sofro desse problema a uns 4 anos…já fiz tratamento mas não páro nunca com essa mania…agora ando me policiando, qndo vejo minha mão na cabeça eu tiro bem rápido antes que eu arranque. rss

  5. ola,estou passando por este problema e não mas o que fazer pois é uma coisa involuntária quando menos espero já estou arrancando os meus fios de cabelo, parece que isso me acalma de uma certa forma,mas não sei como me tratar.

  6. Ola tenho esse problema a mais ou menos um ano e meio e ja nao sei mais oque fazer , tenho vergonha de sair e os outros verem meu cabelo nesse estado , tem algo que eu possa fazer para ele crescer ?? Agora quando noto que estou com a mao na cabeça tiro rapidinho por que ta ficando muito feio ..
    Muito obrigado nao sabia que tinha mais pessoas com isso …
    Obrigado vou procurar um médico tambem .. Beeijo *

  7. Também sofri com isso, com apenas 10 anos de idade arranquei muitos fios do topo da cabeça, incontrolavelmente, a qualquer hora do dia (vendo tv, brincando, antes de dormir..).. Meu cabelo ficou com um repartido largo (de quase 2cm) pela falta dos cabelos.. E não era só cabelo não, arrancava cílios, sobrancelha… Mas acabei por me curar com o tempo e só anos mais tarde fui descobrir que não era uma simples mania… Legal vc comentar sobre a tricotilomania nesse post, pois acredito que muitas meninas sofram desse mal sem ter se dado conta!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.