Categories: Cabelos

Umectação Capilar: O Que É?

O que é umectação capilar?

Umectação Capilar: O Que É?

Diariamente, os cabelos sofrem, não apenas com os procedimentos químicos, mas também com o calor térmico e com os fatores externos do meio ambiente, motivo pelo qual, com tudo isso em conjunto, ficam danificados, porosos e ressecados. A tendência é que os cabelos percam massa capilar gradualmente, tornando-se fracos e quebradiços, o que incentiva a formação de frizz e o volume, impossibilitando, desta forma, a maleabilidade, por causa da indisciplina. E para falar em umectação capilar, devemos falar sobre hidratação, etapa do ciclo de cronograma capilar em que a mesma está inserida. Mas, do que se trata a umectação capilar?

Por causa dos procedimentos químicos, do calor térmico e dos fatores externos do meio ambiente, os cabelos ficam ressecados, necessitando hidratação. Isso ocorre porque os fios perdem água, que fica armazenada na fibra capilar. Desta forma, essa perda acarreta nos problemas citados e os cabelos gritam, literalmente, por umectação capilar, que nada mais é do que a reposição de água. Mas, não se trata apenas de jogar a água do chuveiro sob os fios. Os shampoos, os condicionadores e as máscaras do gênero hidratante é que são responsáveis pelo processo de umectação capilar, em conjunto com a reposição de nutrientes.

Uma vez úmidos, os cabelos tornam-se mais desembaraçados, disciplinados, maleáveis e suaves, evitando assim o atrito das mãos ou do pente em contato com os fios, o que gera eletricidade e, consequentemente, quebra capilar. Só que, mesmo umedecidos, os fios ainda não estão livres dos danos e da porosidade, problemas que são resolvidos com a nutrição e a reconstrução. Estes outros tratamentos, de certa forma, também contribuem para a umectação capilar através da hidratação, pois ajudam a repor nutrientes e selar as escamas abertas.. É preciso ainda utilizar protetor térmico para evitar que os fios sejam agredidos pelo calor térmico.

A umectação capilar pode salvar os cabelos com química

Quando se fala em escamas abertas, ocorre que, após um procedimento químico agressivo, como a descoloração, a água e os nutrientes são perdidos. Os cabelos se tornam porosos e quebradiços por falta de força, sendo que as fibras capilares não conseguem reter água e nutrientes após a reposição. Para resolver esse problema, existem receitas especiais de umectação capilar, que conseguem, num ato mais insistente, realizar essa reposição de água, ao passo que a reposição de nutrientes é o papel dos agentes nutritivos. Então, para acabar com a aspereza, a indisciplina, o frizz e o volume, a solução é o tratamento.

Ter cabelos bonitos e saudáveis é algo que não deve ocorrer apenas pela estética, mas também para o âmbito profissional. Os fios bem arrumados ajudam a construir a imagem da mulher profissional, passando maior credibilidade perante clientes, colegas, funcionários e fornecedores. O melhor é que a umectação capilar pode ser feita em casa mesmo, sem a necessidade de investir alto em salões de beleza. O ideal é fazer o tratamento caseiro em um momento em que você não terá compromisso no dia seguinte, para poder deixar a mistura agir enquanto você dorme. Os ingredientes também são fáceis de serem encontrados.

Como fazer a umectação capilar

Para fazer a umectação capilar, você precisa basicamente de um óleo de argan com o mínimo possível de queratina líquida misturada. Para isso, invista no autêntico óleo de argan marroquino. Você também vai precisar de um shampoo, de uma máscara e de um condicionador. Caso você utilize produtos comuns, que, apesar de serem bons, não alcançam o tratamento do ressecamento, é indicado que você tenha em casa produtos de uso profissional. Se você não possui condições de ficar comprando essas linhas, vale a pena ter o kit para usar pelo menos uma vez por semana, o que fará os produtos durarem mais tempo.

Para devolver água aos seus cabelos, basta lavar os fios normalmente com os produtos indicados, deixar secar naturalmente e aplicar bastante, mas não excessivamente, óleo de argan do comprimento até as pontas. Vá dormir e só faça o enxágue no dia seguinte, utilizando, nesta lavagem, apenas produtos nutritivos.

Umectação Capilar: O Que É?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Cabelos Curtos para Senhoras: Ideias Pra Copiar Já

Cabelos Curtos para Senhoras Cabelo curto é ideal para mulheres que querem parecer mais jovens - além de ser muito…

4 dias atrás

Remédio Que Tira Vontade de Comer Doce: Resenha Cromo

Picolinato de Cromo Resenha Sabe quando estamos de TPM e dá aquela vontade louca de comer doces? Pois bem, o…

4 dias atrás

Corte Para Cabelo Longo: Tendências, Fotos Inspirações

Corte para cabelo longo A gente fala muito por aqui dos cortes para cabelos curtos que estão super em alta,…

3 semanas atrás

Acidificante: O Que É? Como Usar?

Acidificante Desde que postei no meu instagram @blogdakika sobre o [acidificante da K.Pro] recebo muitas perguntas de leitoras que querem…

3 semanas atrás

Acidificante K Pro Resenha: O Que É, Como Age, Como Usar

Acidificante K Pro Olá miossss amores.... Hoje vou falar do [acidificante da KPro]! Quem me acompanha por aqui ou nas…

3 semanas atrás

Fabíula Nascimento Cabelo: Cor do Cabelo, Corte, Fotos Inspirações

Fabíula Nascimento Cabelo A atriz Fabíula Nascimento mudou o cabelo recentemente e agradou seus fãs... A diva que agora desfila…

4 semanas atrás