Categories: Comportamento

A importância do NÃO

Oi meninas!

Temos falado aqui no Blog sobre não reprimir sentimentos e parar de engolir sapos (AQUI  e AQUI), e isso tudo nos leva à importância do NÃO. É preciso ter consciência de que é muito importante aprendermos a dizer não, a impor limites e respeitar nossos próprios sentimentos.

Ser vista como uma pessoa boazinha, generosa, amiga, gentil, solidária, prestativa e companheira é muito bom, DESDE QUE, para isso, NÃO seja necessário negligenciar suas próprias necessidades e sentimentos.

Então, se você é daquelas que sempre cede diante dos pedidos dos outros mesmo quando algo te incomoda, que abre mão de si, que fica horas pendurada no telefone ouvindo sua amiga reclamar do namorado quando você tem inúmeras coisas para fazer ou que muda todo seu trajeto só para dar uma carona, está na hora de aprender a dizer NÃO.

Todos nós temos medo da rejeição e da perda, por isso essa palavrinha provoca tanto rebuliço dentro de nós. Mas para algumas pessoas, esse medo é tão grande que elas simplesmente não conseguem fazer valer a si mesma. Além do medo, pessoas que são boazinhas em excesso podem ter problemas de autoestima, auto-negação, timidez, submissão, passividade e fraqueza, não conseguindo tomar decisões por e para si mesma e precisa contar sempre com alguém.

Quando dizemos sim para tudo que nos incomoda, estamos, na verdade, dizendo não para nós mesmas. Assim, fazer tudo pelos outros atrapalha não só nosso crescimento, mas também o do próximo, pois para tudo existe limite e agindo assim estaremos ultrapassando tanto nosso limite quanto dando ao outro a ilusão de que ele pode sempre ter tudo que quiser de você.

Por isso, compreenda que dizer não é necessário e que essa palavrinha não tem sempre o sentido de crítica, autoridade ou abandono. Dizer não quando algo te incomoda é valorizar a forma como você se sente, é saber que você também é importante e que tem sentimentos que precisam ser levados em conta.

Outro ponto importante é entender por que você não consegue dizer NÃO. Às vezes tal incapacidade vai além do medo da rejeição, de desagradar alguém ou a simples negação dos próprios desejos. Talvez você aja assim por acreditar que é uma pessoa bondosa e gentil quando na verdade está só buscando reconhecimento e aceitação. Por isso, reflita sobre o que realmente te faz  ceder e sempre abrir mão do seu bem-estar em prol  dos outros.

Sem falar que muitas pessoas podem se aproveitar dessa sua dificuldade em dizer não, manipulando e fazendo chantagem, montando nas suas costas e te sobrecarregando, gerando um grande estresse em sua vida. Aprendendo a dizer não, poderemos ter uma vida mais autentica e até mesmo a ajudar outras pessoas a encontrar seu próprio caminho. Muitas vezes o sim dá a ilusão de positivo, quando na verdade estamos impedindo a pessoa de crescer e impedindo nossa própria evolução.

Quando dizemos um NÃO coerente com o que pensamentos e sentimos, com clareza e com muito amor, a outra pessoa vai acatar sua decisão sem que se sinta ofendida e sem que isso gere uma confusão. Quando você diz NÃO e a outra pessoa reage negativamente, não tem por que você se sentir culpado ou abrir mão, pois ela está demonstrando imaturidade e falta de respeito por você e por seus limites.

Além de aprender a dizer não, é preciso também saber a hora certa de dizer o sim. Quando dizemos sim nas horas certas, estamos valorizando a nós mesmas, possibilitando nosso crescimento e melhorando nossa autoestima. Aprendendo a dizer NÃO para as outras pessoas, você aprende a dizer SIM para si, para a sua felicidade e sua realização. E aprendendo a dizer não, você aprende também a OUVIR UM NÃO, a respeitar o próximo e seus limites.

Assim, pratique o NÃO saudável, aprenda a honrar os seus sentimento e desejos, valorize seu potencial e suas necessidades. Fazendo isso naturalmente, você vai acabar percebendo que em vez de perder, você estará ganhando a si mesma e à sua felicidade, além de respeito por quem você é.

Beijos!!!

Amanda (amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)

A importância do NÃO
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Tags: dizer nãoPapo de mulher
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Receitas Para O Cabelo Crescer Rápido

Faça O Cabelo Crescer Rápido Você quer que o seu cabelo cresça mais rápido? Aprenda receitas para o cabelo crescer…

4 dias atrás

Sobrancelhas Postiças – Como Usar, Cuidados, Onde Vende, Valor

Sobrancelhas Postiças – Já ouviu falar? Nosso rosto é sem dúvidas a porta de entrada de qualquer lugar. Ter falhas…

7 dias atrás

Máscara Wella 30 segundos Resenha

Máscara Wella 30 segundos resenha Olá, amoreeee! Se você é como eu, vive numa correria danada, sabe bem que cuidar…

7 dias atrás

Manchas nas Axilas? Como Evitar

As mulheres possuem alguns dilemas comuns de beleza, e um deles é a axila escurecida e manchada. Sim, ela fica…

7 dias atrás

O que é Ballet Fitness?

Entre as opções de atividades aeróbicas disponíveis nas academias, está o ballet fitness, que consiste em uma espécie de dança…

7 dias atrás

Batom Líquido Matte: Os Melhores, Resenhas, Preços

O batom matte é uma tendência que realmente veio pra ficar e está na boca de mulheres em todo o…

1 semana atrás