Categories: Comportamento

Autoimagem positiva

Oi meninas!

Ultimamente tenho pensado na enorme quantidade de pessoas que chegam à terapia com baixa autoestima e com pensamentos negativos a respeito de si mesma. É certo que, para vivermos bem, precisamos ter uma autoimagem positiva, pois assim teremos um e uma autoestima elevados, permitindo que tenhamos mais confiança e firmeza em busca daquilo que é melhor para nós.

A autoimagem é, na verdade, o retrato que temos de nós mesmos, é a visão que fazemos de nós. Diz respeito ao que você pensa de si e não a como você realmente é, pois ela se baseia em nossas experiências, vivências, estímulos presentes, expectativas futuras e é construída desde a infância. Assim, quando somos crianças, a avaliação que fazemos de nós se baseia na avaliação que os outros fazem de nós. Na verdade, interiorizamos a percepção dos outros como se fossem nossas e passamos a nos enxergarmos de acordo com o que os outros falam de nós, o que pode fazer com que a autoimagem e a autoestima, quando adultos, sejam negativas.

É também através da autoimagem que percebemos nosso corpo, nossos movimentos e nossos sentimentos em relação a ele e quanto mais gostarmos do que vemos, quanto melhor for nossa autoimagem, melhor será nossa autoestima. Esses dois conceitos são semelhantes e dizem respeito a nós mesmos, mas enquanto a autoestima são os sentimentos, a autoimagem é a percepção e ambas andam lado a lado. Ou seja, para estarmos bem conosco, é preciso tanto nos sentirmos quanto nos percebermos de forma positiva.

Por serem conceitos aprendidos desde a infância, eles ficam tão enraizados em nosso comportamento, que muitas vezes nem percebemos quando estamos nos tratando de forma negativa e quando estamos impedindo nosso próprio crescimento, satisfação e realização. Nessa sociedade em que vivemos, que valoriza a cultura da aparência, ser bonita é quase uma obrigação, implicando um sentido de aceitação e valorização. Acontece que todos nós somos diferentes e a beleza é questão de percepção subjetiva, então somos nós que temos que aprendermos a valorizar nossa imagem, nossa percepção de como realmente somos.

A autoimagem não é como uma fotografia, que estará para sempre daquele mesmo jeito. Esse conceito é dinâmico e podemos muito bem mudar a forma como nos percebemos, como nos vemos e nos sentimos em relação a nós mesmos. Ter uma autoimagem positiva significa estar consciente de si mesma, saber quem é, valorizar e reconhecer sua força interior, sua beleza única e sua identidade. Se perceber como uma mulher bela, mesmo que esteja fora dos “padrões” exigidos pela mídia, significa amar a si mesma, fortalecendo a saúde, o bem-estar e a autoconfiança.

Sentimentos de inferioridade, baixa autoestima e autoimagem negativa interferem tanto em nosso comportamento que atrapalham todas as áreas da nossa vida. Quando pensamos que não somos bons o bastante ou que não somos belos, perdemos oportunidades de melhorar a carreira, de viver um amor, de realizar um sonho, de dar um passo a mais e ter uma vida feliz e satisfatória.

Por isso meninas, vamos re-significar a nossa percepção, vamos questionar nossas crenças, vamos deixar de lado tudo que interiorizamos a respeito de nós e aprendermos quem somos a partir da nossa própria visão. Vamos buscar o autoconhecimento e revolucionar a nossa vida, vamos abrir nossos olhos e pensar: “Eu gosto do que vejo no espelho!”, “Eu gosto de quem sou!” e finalmente aprender que, antes de tudo, devemos nos amar e amar o que vemos em nós!

Beijos!!

Amanda Carvalho (amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)

Autoimagem positiva
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Cabelos Curtos para Senhoras: Ideias Pra Copiar Já

Cabelos Curtos para Senhoras Cabelo curto é ideal para mulheres que querem parecer mais jovens - além de ser muito…

4 dias atrás

Remédio Que Tira Vontade de Comer Doce: Resenha Cromo

Picolinato de Cromo Resenha Sabe quando estamos de TPM e dá aquela vontade louca de comer doces? Pois bem, o…

5 dias atrás

Corte Para Cabelo Longo: Tendências, Fotos Inspirações

Corte para cabelo longo A gente fala muito por aqui dos cortes para cabelos curtos que estão super em alta,…

3 semanas atrás

Acidificante: O Que É? Como Usar?

Acidificante Desde que postei no meu instagram @blogdakika sobre o [acidificante da K.Pro] recebo muitas perguntas de leitoras que querem…

3 semanas atrás

Acidificante K Pro Resenha: O Que É, Como Age, Como Usar

Acidificante K Pro Olá miossss amores.... Hoje vou falar do [acidificante da KPro]! Quem me acompanha por aqui ou nas…

3 semanas atrás

Fabíula Nascimento Cabelo: Cor do Cabelo, Corte, Fotos Inspirações

Fabíula Nascimento Cabelo A atriz Fabíula Nascimento mudou o cabelo recentemente e agradou seus fãs... A diva que agora desfila…

4 semanas atrás