Cartão de crédito: aprenda a usar!

Oi meninas!

Fim de ano chegando, uma interminável lista de festas e confraternizações para marcar presença, roupas e muitos presentes para comprar e… Dinheiro no bolso suficiente para tudo isso, nada, né? É claro que passamos o ano inteiro tendo que gastar, mas nessa época o orçamento sempre fica mais apertado e nem sempre nosso dinheirinho é suficiente e partimos para o santo milagreiro: o cartão de crédito.

O cartão de crédito pode até ser um quebra-galho e um milagre da modernidade, mas é preciso MUITO cuidado para que ele não faça das suas finanças um verdadeiro filme de terror.  As vantagens do cartão de crédito são várias e ninguém pode negar, pois podemos pagar contas em uma data próxima à que recebemos nosso salário e parcelarmos compras, sem falar que, nessa era de comércio virtual, comprar sem sair de casa é muito mais prático com o cartão de crédito. Ainda tem os inúmeros brindes que alguns tipos de cartões proporcionam, como milhagem, sala VIP, descontos especiais, seguro de vida, etc.

Mas é preciso saber usar o cartão direitinho, para que ele seja seu amigo e não uma dor de cabeça constante. Muitas vezes podemos achar que, só por ter o cartão de crédito, podemos sair comprando tudo que quisermos, como se ele fosse um dinheiro extra que permitisse você comprar além da sua renda. Então, aqui vai a regra universal das finanças: NUNCA GASTE MAIS DO QUE VOCÊ GANHA. Isso é básico e, por mais que o cartão ajude seu dinheiro a render mais, isso não significa que você ganhe mais, né?

Outra coisa que acaba afundando quem usa muito cartão de crédito é que a pessoa perde a noção do quanto está gastando, por isso, guarde todos os comprovantes e faça uma planilha de todos os gastos. Assim, você vai ficar sabendo direitinho para onde seu dinheiro está indo e ainda te ajuda a se programar e planejar seu orçamento e futuros gastos.

Para quem é compradora compulsiva, EVITE sair com o cartão de crédito, pois assim você estará se poupando de compras desnecessárias e poupando também suas finanças de um rombo dos grandes. Aliás, CORRA, FUJA, TENHA PAVOR de ter vários cartões de crédito e também dos cartões adicionais. Um é mais que suficiente, e já tem uma carga de taxas de juros e multas muito pesada.

E por falar nisso, quando for pagar a fatura, pague sempre o valor total, pois cada vez que você paga o mínimo ou não paga ela toda, na fatura seguinte vem tudo acumulado: o que ficou faltando pagar, mais juros altíssimos mais as despesas do mês. Ou seja, vai acabar virando uma bola de neve, até chegar em um valor tão alto que você não conseguirá mais pagar.

Se e quando chegar a esse ponto, negocie com o banco a dívida, esconda e pare de usar o cartão até quitar tudo. Mas isso dá para ser evitado, é só você ter bom senso e escolher o tipo de cartão que mais se adapta à sua vida e ao seu perfil.

Então, meninas, nada de sair comprando tudo só por que tem cartão de crédito, viu? Aprenda a se organizar, planejar e desenvolva o hábito de anotar tudo que você gasta. Assim, você aprende a cuidar do seu dinheirinho e a ficar sempre com as finanças no verde!

Beijos

Amanda (amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)

Cartão de crédito: aprenda a usar!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

1 Comment
  1. Além desses cuidados é bom atentar para o local onde comprar,fique atenta quando a pessoa da loja pegar seu cartão,não o perca de vista, recentemente meu cartão de credito foi clonado tive uma dor de cabeça só resolvendo via procon,suspeito dele ter sido clonado num posto de gasolina tamandaré aqui em belém- PA, sendo que em tres dias os estelionatarios gastaram cerca de seis mil em compras,então essa é minha dica caras colegas.bjss

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.