Categories: Comportamento

Como Sobreviver à Perda de Alguém Que A Gente Ama?

Perder alguém que a gente ama até pode ser um fato natural, mas não acredito que alguém consiga encarar isso com naturalidade, porque a dor da perda é pior que existe, é a dor do “nunca mais”: nunca mais o abraço que conforta, nunca mais a mão que auxilia, nunca mais o olhar que compreende, nunca mais as risadas tão cúmplices, nunca mais o carinho que parecia não ter fim… Nunca mais o nosso porto seguro, a certeza de que não estamos sós… Nunca mais.

Todos os dias recebo muitos e-mails, e muitos deles não tem nada a ver com beleza, dieta, cabelos, saúde ou maquiagem. Muitos são sobre coisas da vida mesmo. A briga com o namorado/marido/amante, as discussões com a irmã, a implicância do pai, o trabalho desgastante, mas hoje recebi um que falava de como lidar com a perda de alguém que a gente ama, como encarar e como sobreviver a isso.

A Ana Carla disse que perdeu a irmã gêmea há dois meses e que não entendia como todo mundo conseguia seguir a vida quando uma parte dela tinha ido embora. Não entendia, também, porque as pessoas próximas diziam que ela não deveria chorar e nem sofrer, pois não havia mais nada a ser feito.

Eu li e reli o e-mail várias vezes e fiquei muito tempo procurando uma resposta para dar, mas a verdade é que eu não tenho essa resposta, e acho que ninguém tem, na verdade. Lembrei de todas as pessoas que já perdi, incluindo amigos (Ênio e Tatu, quanta saudade!), pessoas próximas (Goinhaa, ainda me pego lembrando das  suas gargalhadas! Tio Edson, toda vez que alguém me chama de canguinha lembro do senhor…Por que será? ) e a minha avó  (saudade do beijo estalado, do cheiro que só ela tinha e do bolo de puba que ninguém sabe fazer igual!), e tentei fazer um apanhado de como lidar com isso, mas eu acho mesmo que só o tempo é capaz de fazer com que a gente supere esse tipo de coisa.

Uma coisa que eu aprendi, e que acho de essencial importância, é que é preciso viver o luto. Não adianta fugir, não adianta tentar “passar por cima”, tentar ser forte, aparentar estar bem… Porque a gente só consegue “ir em frente” e retomar a vida, mesmo cheia de saudade, se viver essa fase até a última gota. Se está doendo (e vai doer, vai estraçalhar tudo por dentro), deixa doer, não tem porque fingir que não está. A gente tem que chorar mesmo, tem que ficar triste mesmo, tem que sentir falta mesmo, tem que colocar pra fora toda a dor daquele momento, porque ela existe, é real e tem que ser vivida.

Então, respondendo ao e-mail da Ana Carla, é preciso viver cada uma das etapas desse momento, a etapa do choque, a etapa da negação, a etapa da revolta e, por fim, a etapa da tristeza profunda. É preciso expressar de alguma forma toda a dor que você está sentindo e não tentar reprimir nenhum tipo de emoção, seja ela qual for. Pelo que eu já vivi, acho que só colocando tudo pra fora e vivendo tudo o que, no momento, precisamos viver é que conseguimos, na hora certa, irmos adiante.

Beijos

Ju Lopes


A Difícil Arte da Convivência
Simpatias de Réveillon - não custa tentar!
Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Ver comentários

  • Oi Jú, é como você escreveu, tem que chorar a dor. Um dia passa, e vai ficar a saudade. Não tem como passarmos a nossa vida sem sofrermos perdas; convivemos com pessoas queridas, que um dia inevitavelmente, irão embora pra sempre. Sofremos também outro tipo de morte, que é daquilo que gostamos, mas, perdemos durante o decorrer da nossa vida (emprego, fim de relacionamentos, etc), que não deixam de ser pequenas mortes, e que sofremos muito também. Tento exercitar muito em mim o desapego, pois, assim, tomo consciência a cada dia de quanto efêmera é a vida. Beijos.

  • Jú gostei muito de ver sua preocupação em falar desse assunto.Amo receber suas dicas de beleza, saúde e moda, mas infelizmente nossa vida não é composta apenas por essas alegrias, por isso precisamos estar preparados para o inesperado:perder um ente querido.Às vezes achamos que NUNCA vai acontecer conosco...até que esse grande "inimigo", a morte, sem pedir licença leva alguém que tanto amamos.Posso dizer por experiência própria,quão doloroso é essa perda, pois perdi minha mãe e um irmão num acidente de carro - quando eu tinha apenas 09 anos!Algo que me ajudou muito a superar esse trauma, foi aprender o que a Bíblia ensina sobre a morte.Hoje tenho 33 anos e tenho o privilégio de ajudar muitas pessoas por transmitir consolo por meio das Escrituras Sagradas.Gostaria muito que você considerasse algumas das matérias que me ajudaram.Hoje temos um site disponível em muitos idiomas:www.jw.org/pt
    Nesse site você encontrará publicações totalmente baseadas na Bíblia.Basta procurar pelo assunto, e várias opções de literaturas estarão disponíveis.Espero receber resposta em breve...um abraço Deise.

Postagens recentes

8 Nutricionistas de Campinas Que Valem A Pena Você Seguir no Instagram

8 perfis de nutricionais para você seguir no Instagram Olá miosss amores, tudo bem? Primeiro, quero agradecer muitíssimo o carinho…

1 dia atrás

Quando Desistir de Descolorir?

Quando Desistir de Descolorir? Tem hora que não da né gente! O Cabelo está às mínguas de judiado, danificado ao…

1 dia atrás

Transport Benefícios, Como Usar, Quantas Calorias Queima

Amores, hoje vou falar pra vocês do transport (elíptico), quais seus benefícios, como usar e quantas calorias queima. Esse é…

4 dias atrás

O Melhor Exercício e Dicas Pré e Pós Treino

Olá miossss amores, tudo bem? Se você é minha leitora sabe que prometi fazer um registro diário do meu treino…

5 dias atrás

Meu Desafio de Emagrecimento: Dieta e Treino

Olá, MIOSSSS AMORESSSSSS!!! Tem alguém aí querendo emagrecer? Eu sei que já faz um bom tempo que eu deixei de…

6 dias atrás

Chega de Cabelo Curto Arrepiado nas pontas!

Cabelo Curto Arrepiado nas pontas Os cabelos curtos são tão quistos como forma e comprimento de cabelo, tanto quanto os…

1 semana atrás