Categories: Comportamento

Como Sobreviver à Perda de Alguém Que A Gente Ama?

Perder alguém que a gente ama até pode ser um fato natural, mas não acredito que alguém consiga encarar isso com naturalidade, porque a dor da perda é pior que existe, é a dor do “nunca mais”: nunca mais o abraço que conforta, nunca mais a mão que auxilia, nunca mais o olhar que compreende, nunca mais as risadas tão cúmplices, nunca mais o carinho que parecia não ter fim… Nunca mais o nosso porto seguro, a certeza de que não estamos sós… Nunca mais.

Todos os dias recebo muitos e-mails, e muitos deles não tem nada a ver com beleza, dieta, cabelos, saúde ou maquiagem. Muitos são sobre coisas da vida mesmo. A briga com o namorado/marido/amante, as discussões com a irmã, a implicância do pai, o trabalho desgastante, mas hoje recebi um que falava de como lidar com a perda de alguém que a gente ama, como encarar e como sobreviver a isso.

A Ana Carla disse que perdeu a irmã gêmea há dois meses e que não entendia como todo mundo conseguia seguir a vida quando uma parte dela tinha ido embora. Não entendia, também, porque as pessoas próximas diziam que ela não deveria chorar e nem sofrer, pois não havia mais nada a ser feito.

Eu li e reli o e-mail várias vezes e fiquei muito tempo procurando uma resposta para dar, mas a verdade é que eu não tenho essa resposta, e acho que ninguém tem, na verdade. Lembrei de todas as pessoas que já perdi, incluindo amigos (Ênio e Tatu, quanta saudade!), pessoas próximas (Goinhaa, ainda me pego lembrando das  suas gargalhadas! Tio Edson, toda vez que alguém me chama de canguinha lembro do senhor…Por que será? ) e a minha avó  (saudade do beijo estalado, do cheiro que só ela tinha e do bolo de puba que ninguém sabe fazer igual!), e tentei fazer um apanhado de como lidar com isso, mas eu acho mesmo que só o tempo é capaz de fazer com que a gente supere esse tipo de coisa.

Uma coisa que eu aprendi, e que acho de essencial importância, é que é preciso viver o luto. Não adianta fugir, não adianta tentar “passar por cima”, tentar ser forte, aparentar estar bem… Porque a gente só consegue “ir em frente” e retomar a vida, mesmo cheia de saudade, se viver essa fase até a última gota. Se está doendo (e vai doer, vai estraçalhar tudo por dentro), deixa doer, não tem porque fingir que não está. A gente tem que chorar mesmo, tem que ficar triste mesmo, tem que sentir falta mesmo, tem que colocar pra fora toda a dor daquele momento, porque ela existe, é real e tem que ser vivida.

Então, respondendo ao e-mail da Ana Carla, é preciso viver cada uma das etapas desse momento, a etapa do choque, a etapa da negação, a etapa da revolta e, por fim, a etapa da tristeza profunda. É preciso expressar de alguma forma toda a dor que você está sentindo e não tentar reprimir nenhum tipo de emoção, seja ela qual for. Pelo que eu já vivi, acho que só colocando tudo pra fora e vivendo tudo o que, no momento, precisamos viver é que conseguimos, na hora certa, irmos adiante.

Beijos

Ju Lopes

Como Sobreviver à Perda de Alguém Que A Gente Ama?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

BB Cream: Qual o melhor? Benefícios, Como Usar?

BB Cream: qual o melhor? 🧐 ✅ Benefícios, como usar, dicas para ter uma pele de rica 🙋 Se produtos baratinhos…

1 dia atrás

Velashape: Como Funciona? Benefícios ✅

Eliminar o aspecto casca de laranja da celulite, quebrar e dissolver a gordura localizada e tonificar a pele, acabando de…

2 semanas atrás

Cosméticos coreanos que fazem sucesso no mundo

Cosméticos coreanos mais procurados. Uma solução que tem se destacado no mundo da beleza são os cosméticos coreanos. Em Nova…

2 semanas atrás

Como Parar de Roer Unhas? ✅

Como Parar De Roer Unhas Guia completo ✅ Ninguém sabe muito bem o motivo e nem quando exatamente começou, mas…

2 semanas atrás

Shampoo a Seco Caseiro ✅ Vídeo Passo a Passo

Shampoo a Seco Caseiro Amido de milho? Farinha de trigo?! Fermento em pó?! Talco?! Sim, nós mulheres encontramos soluções pra…

2 semanas atrás

Shampoo A Seco: Melhores, Tipos, Resenhas, Como Usar, Benefícios

Já falei por aqui algumas vezes que meu [cabelo é oleoso e fino] - e não é fácil administrar a…

2 semanas atrás