Categories: Comportamento

Como Sobreviver à Perda de Alguém Que A Gente Ama?

Perder alguém que a gente ama até pode ser um fato natural, mas não acredito que alguém consiga encarar isso com naturalidade, porque a dor da perda é pior que existe, é a dor do “nunca mais”: nunca mais o abraço que conforta, nunca mais a mão que auxilia, nunca mais o olhar que compreende, nunca mais as risadas tão cúmplices, nunca mais o carinho que parecia não ter fim… Nunca mais o nosso porto seguro, a certeza de que não estamos sós… Nunca mais.

Todos os dias recebo muitos e-mails, e muitos deles não tem nada a ver com beleza, dieta, cabelos, saúde ou maquiagem. Muitos são sobre coisas da vida mesmo. A briga com o namorado/marido/amante, as discussões com a irmã, a implicância do pai, o trabalho desgastante, mas hoje recebi um que falava de como lidar com a perda de alguém que a gente ama, como encarar e como sobreviver a isso.

A Ana Carla disse que perdeu a irmã gêmea há dois meses e que não entendia como todo mundo conseguia seguir a vida quando uma parte dela tinha ido embora. Não entendia, também, porque as pessoas próximas diziam que ela não deveria chorar e nem sofrer, pois não havia mais nada a ser feito.

Eu li e reli o e-mail várias vezes e fiquei muito tempo procurando uma resposta para dar, mas a verdade é que eu não tenho essa resposta, e acho que ninguém tem, na verdade. Lembrei de todas as pessoas que já perdi, incluindo amigos (Ênio e Tatu, quanta saudade!), pessoas próximas (Goinhaa, ainda me pego lembrando das  suas gargalhadas! Tio Edson, toda vez que alguém me chama de canguinha lembro do senhor…Por que será? ) e a minha avó  (saudade do beijo estalado, do cheiro que só ela tinha e do bolo de puba que ninguém sabe fazer igual!), e tentei fazer um apanhado de como lidar com isso, mas eu acho mesmo que só o tempo é capaz de fazer com que a gente supere esse tipo de coisa.

Uma coisa que eu aprendi, e que acho de essencial importância, é que é preciso viver o luto. Não adianta fugir, não adianta tentar “passar por cima”, tentar ser forte, aparentar estar bem… Porque a gente só consegue “ir em frente” e retomar a vida, mesmo cheia de saudade, se viver essa fase até a última gota. Se está doendo (e vai doer, vai estraçalhar tudo por dentro), deixa doer, não tem porque fingir que não está. A gente tem que chorar mesmo, tem que ficar triste mesmo, tem que sentir falta mesmo, tem que colocar pra fora toda a dor daquele momento, porque ela existe, é real e tem que ser vivida.

Então, respondendo ao e-mail da Ana Carla, é preciso viver cada uma das etapas desse momento, a etapa do choque, a etapa da negação, a etapa da revolta e, por fim, a etapa da tristeza profunda. É preciso expressar de alguma forma toda a dor que você está sentindo e não tentar reprimir nenhum tipo de emoção, seja ela qual for. Pelo que eu já vivi, acho que só colocando tudo pra fora e vivendo tudo o que, no momento, precisamos viver é que conseguimos, na hora certa, irmos adiante.

Beijos

Ju Lopes

Compartilhar
Tags: lutoperder alguémsobreviver à perdatristeza
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

  • Cabelos

Desmaia Cabelo De Tapioca – Melhor Receita Passo a Passo

Desmaia cabelo de tapioca Oi minha linda 💖 Hoje você vai aprender a fazer o desmaia cabelo de tapioca. Com…

  • Unhas

Unhas fortes e grandes: com ter?

Unhas fortes e grandes Unhas quebradiças e frágeis são comuns na maioria das mulheres, mas existem meios de evitar esses…

  • Maquiagem

Maquiagem Vencida Pode Ser Usada?

Maquiagem vencida Usar maquiagem é bom e toda mulher gosta. Um pó compacto aqui, um rímel ali e muita base…

  • Beleza

Óleo de coco: benefícios, como usar, cuidados

Óleo de coco serve para quê? Não foi propriamente uma descoberta, já que o óleo de coco é utilizado desde…

  • Beleza

Como Tirar Olheiras – Tratamentos, Receitas caseiras, Causas, Vídeos

Como Tirar Olheiras Não são poucas as pessoas que sofrem com as olheiras, uma sombra que pode variar de cor…

  • Maquiagem

Delineador Acabou e Agora? Veja em vídeo o que fazer!

O que fazer quando o delineador acabar? O delineador acabou?! Esta situação é muitas vezes decepcionante, principalmente quando são produtos…