Ele É Um Misógino?

Já faz um tempinho que li algumas coisas sobre misoginia, mas queria entender um pouquinho melhor antes de vir aqui conversar sobre isso…

Na verdade nem tinha a intenção de falar sobre isso, mas, diante da quantidade enorme de e-mails que recebo de muitas mulheres pedindo conselhos e relatando histórias de opressão e de violência psicológica, achei melhor fazer um texto sobre os tais dos misóginos.

O nome é estranho, mas a forma de agir é, com certeza, bem conhecida.

Os misóginos são altamente controladores e tentam, a todo custo, destruir a autoconfiança e o amor próprio da parceira, para que, fragilizada e dependente, ela nunca o deixe.

Eles precisam se sentir seguros, e se, para isso, eles precisarem destruir a sua autoconfiança, eles farão sem pestanejar.

Para manter o controle sobre a parceira eles usam de inúmeros tipos de ataque, como criticas constantes, desmoralizações, insultos, desdém, ameaças implícitas e dentre outras formas de intimidação.

Na grande maioria das vezes, a violência é “somente” psicológica, verbal, e o misógino, que é uma eterna vítima incompreendida, passa a imagem de alguém que quer somente que a parceira melhore, que seja melhor, mais culta e mais inteligente.

Para que a parceira “seja melhor”, ele a oprime cruelmente, a diminui, a inferioriza e faz com que elas fiquem absolutamente desamparadas.

Uma das táticas mais utilizadas por esse tipo de pessoa é a negativa.

Eles negam qualquer acontecimento ou ação, levando a parceira a questionar se as coisas realmente aconteceram ou não.

Negando o acontecimento, eles evitam o confronto, pois não há como dialogar com alguém que entra em negação.

Quando são, de alguma forma, confrontados, eles sustentam que seu comportamento é uma reação a algo feito pela parceira.

Ele transfere uma culpa que é sua para a parceira, esquivando-se de reconhecer e admitir seus erros, e levando-a a acreditar que ela é quem é a culpada, a errada e a verdadeira causa do problema, já que, teoricamente, foi o seu comportamento que o originou.

Segue no próximo post…

Beijos

Ju

julianalopes@patricinhaesperta.com.br /https://www.facebook.com/JuLopesPE

Ele É Um Misógino?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

1 Comment
  1. Natália Souza de Lima disse:

    Meu pai fazia isso comigo e com minha mãe, mas devido á minha pscicologia astuta eu contra ataco colocando os erros dele em foco,ofendendo-o da mesma forma que nos ofendeu eimpondo palavras corretas sobre respeito mútuo e etc.
    hoje ele respeita eu e minha mãe porque eu soube lhe dar com isso contra atacando e colocado os erros dele contra ele mesmo!
    Funciona!
    Detalhe:fale confiante,com destreza e autoridade,não deixe ser ofendida porque isso faz o misógino se sentir o *todobom*,jogue os erros dele contra ele mesmo pois ele se sentirá envergonhado e admitirá,diga coisas corretas e se for possível o ofenda também da mesma forma em que te ofendeu para ele se sentir culpado e se desculpar!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.