Categories: Comportamento

Engolindo sapos

Oi meninas!

Todo mundo já precisou engolir algum sapo na vida, seja no trabalho, no trânsito, dos amigos, do namorado ou até mesmo dos familiares, pois às vezes é necessário agüentar muitas coisas para evitar confusões e manter a paz.  É aquela história de que dar o braço a torcer, mesmo quando você está certa, é a melhor opção diante de uma eterna briga sobre quem está certo ou errado.

Mas será que engolir sapos é saudável?

Engolir sapos significa tolerar algo desagradável por incapacidade de reagir ou por conveniência, assim, uma coisa é você engolir sapos para manter o emprego, outra é você ceder toda vez por medo de contradizer alguém e ter que lidar com alguma situação desconfortável. Fazendo isso, você acaba por se anular. Eu mesma já engoli muitos sapos, e alguns deles eram verdadeiros cururus, mas isso nem sempre trouxe coisas positivas. Na verdade, ao engolir um sapo você pode até evitar uma confusão, mas é altamente prejudicial guardar sentimentos e emoções.

Quando você não expressa suas emoções, elas se acumulam e acabam trazendo conseqüências físicas, como problemas cardíacos, gastrite nervosa e pressão alta. Principalmente quando se trata de sentimentos destrutivos como a raiva.

Sentir raiva diante de alguma situação e principalmente quando você engoliu algum cururu, é algo normal, mas repense se vale a pena ter que fazer uma digestão tão dolorosa. Com atitudes simples e autoconfiança, você pode muito bem contornar uma lagoa cheia de sapos saltitantes. Por exemplo, quando você está insatisfeito com o modo como seu chefe te trata, em vez de engolir tudinho, que tal chamar ele para uma conversa particular e expressar o quanto as atitudes dele te magoam e são inapropriadas? Ou ele vai admirar sua coragem ou ele vai fingir que não entendeu.

Ai chega a hora da avaliação. Será que vale a pena continuar em uma situação em que você é obrigada a ceder toda vez?

Na verdade, não é nada saudável comer sapos, mas às vezes expressar seus sentimentos não é nada inteligente. Em situações no trânsito, por exemplo, se algum barbeiro invade sua frente, nada de xingar, viu, nunca se sabe o que ele pode fazer. É preciso respirar fundo, contar até 10 e se acalmar. Uma rãzinha de trânsito não vai causar tanta indigestão.

Mas o duro mesmo é quando o cururu vem de alguém que a gente ama, como o namorado ou os pais. Aí sim, dói, e muito, pois esperamos ser compreendidas e aceitas. Nessa situação, o melhor é sempre falarmos para eles como estamos nos sentindo, assim fica mais fácil conscientizá-los de que estão nos magoando.

Assim, não é nada bom sair soltando fogo pelas ventas nem engolir sapinhos; é preciso que você se conscientize das suas próprias atitudes diante de coisas que te desagradam, pois só assim você vai conseguir pensar com calma e encontrar um equilíbrio.

É preciso aprender a lidar com situações desagradáveis, ou seja, em vez de aceitar tudo calada ou de sair explodindo tudo, encontre um meio-termo e aprenda a identificar as situações certas de engolir sapos e as de expressar seus sentimentos.

Beijos e um ótimo domingo a todas!

Amanda ( Amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)

ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Preguiça
Não Se Fazem Mais Cafajestes Como Antigamente
Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Ver comentários

  • Oi flor, muita coincidencia esse assunto, pq justo essa semana tive uma baita discussao com minha colega de serviço. A mulher é uma folgada, que se acha no direito de dizer tudo que pensa sobre o pessoal do escritorio e pra piorar usa termos baixos e vulgares, falando alto para que todos escutem e fiquem com medo da "caninana". Nao aguentando mais a situação respondi pra ela na msm moeda, e ate que me sai bem, fiquei feliz no momento, mas conviver com ela esta sendo muito penoso. acho que conviver com pessoas educadas só faz bem.

Postagens recentes

Transport Benefícios, Como Usar, Quantas Calorias Queima

Amores, hoje vou falar pra vocês do transport (elíptico), quais seus benefícios, como usar e quantas calorias queima. Esse é…

13 horas atrás

O Melhor Exercício e Dicas Pré e Pós Treino

Olá miossss amores, tudo bem? Se você é minha leitora sabe que prometi fazer um registro diário do meu treino…

2 dias atrás

Meu Desafio de Emagrecimento: Dieta e Treino

Olá, MIOSSSS AMORESSSSSS!!! Tem alguém aí querendo emagrecer? Eu sei que já faz um bom tempo que eu deixei de…

3 dias atrás

Chega de Cabelo Curto Arrepiado nas pontas!

Cabelo Curto Arrepiado nas pontas Os cabelos curtos são tão quistos como forma e comprimento de cabelo, tanto quanto os…

5 dias atrás

Tratamento de Cabelo Profissional Barato

Tratamento de Cabelo Profissional Barato Vocês querem conhecer alguns produtinhos mega baratos? Que são profissionais e tem toda aquela concentração…

1 semana atrás

Shampoos Para Cabelos Oleosos: Os Melhores

Cabelo oleoso é um problema, não é mesmo? Só quem sofre com oleosidade sabe como é difícil o dia a…

1 semana atrás