Já pensou em fazer terapia?

Meninas,

Alguém ai já pensou em fazer ou faz terapia?

Hoje ainda existe muito preconceito em relação à Psicoterapia, onde quem faz ou quem procura ajuda de um Psicólogo é considerado “louco”, “problemático” ou “incapaz” de resolver suas próprias questões. Além disso, há quem pense que a terapia é como desabafar com um amigo ou que procurar terapia é sinal de fraqueza, mas todas essas crenças são errôneas e acabam impedindo muitas pessoas de buscar ajuda de um profissional.

Nós, como seres humanos, somos existenciais e estamos sujeitos a tudo e todas as coisas que o simples existir acarreta, como decepções, questionamentos, pressões, angustias, medos, incertezas, escolhas a fazer, decisões a tomar, conflitos internos e externos, perdas, mudanças, relacionamentos, dentre inúmeras outras possibilidades que a vida traz.

Foto: Reprodução

Além disso, com a correria do dia-a-dia, raramente temos tempo para nós, para refletir sobre quem somos e o que estamos fazendo com nossa vida, com nossos aprendizados e sonhos. Com isso, nossa vida acaba perdendo a qualidade, vamos deixando o bem-estar de lado e recusando entrar em contato conosco, quando é o autoconhecimento que vai nos fortalecer e possibilitar mudanças significativas, que levarão à realização e à felicidade.

Assim, estar em terapia é muito mais do que desabafar com um amigo. É claro que o Psicólogo vai ouvir e oferecer o ombro, mas o trabalho do profissional ultrapassa isso, ele age como um guia, um mediador do processo de autoconhecimento, de compreensão de si. Através da terapia, a pessoa passa a refletir sobre o que sente, a detectar comportamentos e atitudes de sabotagem e padrões repetitivos que trazem sofrimento, ou seja, é através da tomada de consciência que ocorrerão mudanças na forma como você percebe seus problemas, proporcionando espaço para encontrar soluções alternativas para encerrar ciclos e superar crises.

Mas a terapia também vai além de encontrar soluções, ela é também uma questão de qualidade de vida, de compreender o que você tem de melhor, quais são suas fraquezas, suas habilidades, de desenvolver seu potencial e se tornar o melhor que você pode ser. Quando nos conhecemos, quando aprendemos a detectar pensamentos errôneos, sentimentos e comportamentos destrutivos, abrimos um caminho que nos leva para uma vida melhor, para a realização e satisfação pessoal.

Assim, a terapia proporciona um espaço de confiança, de escuta, de aceitação e compreensão, e que exige comprometimento, pois é um processo longo cujo papel principal é seu, onde aprenderá a assumir a responsabilidade pela sua vida e fazer as mudanças necessárias para se livrar do que quer que esteja te impedindo de se sentir feliz.

E então, vamos fazer terapia?

Beijos!!

Amanda Carvalho (amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)

Já pensou em fazer terapia?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.