Categories: Comportamento

Nossa vida é nossa responsabilidade!

Oi meninas!!

Desculpem não ter postado nada no domingo nem na segunda, mas fiquei sem internet e demoraram a virem ajeitar. Mas já está tudo em ordem e vim falar para vocês sobre as responsabilidades que nós temos com nossa própria vida.

A maioria das pessoas, quando chegam ao consultório psicológico, traz um repertório de reclamações, sentimentos de insatisfação com suas vidas, sensação de vazio, de culpa ou raiva diante de tudo que esteja dando errado. O mais interessante é que, muitas vezes, essas pessoas não conseguem olhar para si mesma e enfrentar a responsabilidade que elas têm por tudo que acontece com elas.

Sim, pois é muito mais fácil culpar os outros por nossos erros ou pela vida insatisfeita que temos levado, mas na verdade, quem pensa assim está completamente errado. Nós somos responsáveis por nossas vidas, nosso sucesso ou fracasso, por nossos relacionamentos, nossas escolhas e suas conseqüências.

Todos nós desejamos ter liberdade para fazer o que queremos, quando, como e onde, ou seja, queremos (e temos) a liberdade de fazer escolhas e isso exige RESPONSABILIDADE para assumir as conseqüências. Em tudo que fazemos, por mais que exista algo que determine em parte algumas situações, sempre vai existir uma responsabilidade que nos pertence.

É importante lembrar que CULPA é DIFERENTE de RESPONSABILIDADE. Enquanto a culpa é um sentimento depreciativo, crítico, acusatório, que nos tira a coragem e nos coloca no papel de vítimas, a responsabilidade é uma habilidade, é aceitação de que você é livre e tem total capacidade de reagir diante de alguma situação.

A culpa traz punição e dor, mas não permite que a criatividade se desenvolva nem que encontremos soluções para resolver os problemas. Por isso, assumir responsabilidade não é assumir culpa: é se conscientizar de que existem escolhas a fazer, existem inúmeras possibilidades e caminhos, e que você tem o poder de mudar e encontrar a melhor forma de superar os obstáculos da vida.

Quando deixamos de atribuir a algo ou alguém a responsabilidade sobre como nos sentimos, deixamos de ser vítimas e passamos a ser autores da nossa própria vida, desenvolvendo nosso poder pessoal. Esse tal poder faz com que a pessoa reaja às circunstâncias e, para isso, é preciso autoconhecimento pois só conhecendo suas verdades, valores, medos, fraquezas, traumas, sonhos, inseguranças e desejos é que você terá munição para enfrentar qualquer coisa que vier pela vida.

Quem tem a consciência de suas responsabilidades e desenvolve seu poder pessoal, tem motivação própria, pois ela não espera pelos outros, não cria expectativas e nem joga para os outros a responsabilidade pelo seu bem estar. Além disso, você só tem poder para decidir sobre a sua vida por isso não dá para mudarmos as pessoas nem decidir sobre a vida delas.

Então, meninas, nada de sair dando desculpas esfarrapadas, nada de atribuir aos outros a responsabilidade por suas escolhas, seus erros, fracassos, inseguranças. Nada de colocar sua felicidade nas mãos dos outros nem de ficar esperando que ela bata à sua porta. Reflita suas atitudes pois ser feliz só depende de você!

Beijos!!

Amanda (Amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)

Nossa vida é nossa responsabilidade!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Cabelos Curtos para Senhoras: Ideias Pra Copiar Já

Cabelos Curtos para Senhoras Cabelo curto é ideal para mulheres que querem parecer mais jovens - além de ser muito…

21 horas atrás

Remédio Que Tira Vontade de Comer Doce: Resenha Cromo

Picolinato de Cromo Resenha Sabe quando estamos de TPM e dá aquela vontade louca de comer doces? Pois bem, o…

1 dia atrás

Corte Para Cabelo Longo: Tendências, Fotos Inspirações

Corte para cabelo longo A gente fala muito por aqui dos cortes para cabelos curtos que estão super em alta,…

3 semanas atrás

Acidificante: O Que É? Como Usar?

Acidificante Desde que postei no meu instagram @blogdakika sobre o [acidificante da K.Pro] recebo muitas perguntas de leitoras que querem…

3 semanas atrás

Acidificante K Pro Resenha: O Que É, Como Age, Como Usar

Acidificante K Pro Olá miossss amores.... Hoje vou falar do [acidificante da KPro]! Quem me acompanha por aqui ou nas…

3 semanas atrás

Fabíula Nascimento Cabelo: Cor do Cabelo, Corte, Fotos Inspirações

Fabíula Nascimento Cabelo A atriz Fabíula Nascimento mudou o cabelo recentemente e agradou seus fãs... A diva que agora desfila…

3 semanas atrás