Categories: Comportamento

Os perigos das redes sociais

Oi meninas!

O surgimento da Internet e o constante avanço dos meios de comunicações  tem provocado mudanças sérias nos comportamentos das pessoas e na forma como nos relacionamos. Quando as redes sociais surgiram, essas mudanças se tornaram ainda mais intensificadas, chegando até mesmo a ser perigoso ter um simples perfil em um site social.

É claro que as redes sociais tem um lado bom, pois podemos conversar com amigos, manter contato com parentes distantes, reencontrar amigos antigos perdidos no tempo e até mesmo divulgar nosso trabalho, encontrar parceiros de negócios e empregos.

Mas é preciso MUITO, ALIÁS, EXTREMO BOM SENSO para que os perigos passem longe de você.

Primeiro, NUNCA fale de sua situação financeira e NUNCA disponibilize dados pessoais, como nome completo, idade, data de nascimento, endereço, telefone e conta bancária, pois os sites sociais, como facebook, orkut e twitter, possuem falhas de segurança que podem tornar seu perfil um prato cheio para que pessoas desconhecidas utilizem seus dados, aproveitando para te roubar, extorquir ou acabar com sua imagem.

Cuidado com TUDO que você escreve, pois a exposição é muito grande e suas palavras podem ser interpretadas erroneamente. Além disso, frases inocentes podem dizer muita coisa sobre você, seus hábitos e rotina, dando espaço para ações criminosas. Tome muito CUIDADO com as fotos que você publica, é de extrema falta de bom senso colocar fotos vulgares, expondo seu corpo, fazendo uso de álcool ou transmitindo mensagens preconceituosas. Fotos dos seus filhos, irmãos e parentes também devem ser evitadas. Lembre-se: você está se expondo para o mundo inteiro e pode abrir uma porta para que predadores sexuais e criminosos se infiltrem em sua vida.

Seja cuidadosa com suas senhas e não dê bobeira ao colocar coisas óbvias como lembretes de senhas, como por exemplo, “Qual o nome do seu animal de estimação?” ou “Qual o nome do seu avô?”, pois seus comentários, postagens e textos podem muito bem fornecer tais informações sem você sequer perceber o vacilo que deu. Também não cometa a besteira de dar sua senha para alguém, quem quer que seja. Nada de deixar que um amigo use seu perfil nem dê sua senha para o namorado. Imagine se essas relações acabam e eles utilizem sua senha para roubar seu perfil? É uma dor de cabeça que pode ser evitada.

Não saia clicando em todos os links que aparecem, pois muitos deles podem conter vírus, trojans, cavalos de tróia e spywares que invadem seu computador e recolhem todos os dados e arquivos existentes.

Além disso, não fique postando seus planos sociais, como em que festa você irá no fim de semana ou em que loja você estará fazendo compras, pois a internet (assim como o mundo) está cheia de pessoas com péssimas intenções. Também é preciso tomar muito cuidado com as conversas pessoais, seja via Twitter, seja postando no mural do Facebook, pois elas estarão disponíveis para TODO mundo ler, ou seja, nada de compartilhar conversas pessoais, use e-mails ou mensagens privadas.

Dito tudo isso, nem preciso dizer para fiscalizarem TODOS os passos que seus filhos dão na Internet, né? Principalmente se forem menores de idade, pois são bastante suscetíveis a compartilharem inocentemente informações pessoais, a aceitarem convites de desconhecidos e até mesmo a marcarem encontros. Os predadores sexuais e pedófilos muitas vezes se passam por crianças para conquistarem a confiança, portanto, fique de olho!!!

E essa dica também vale para todas nós: NUNCA aceitem convites de desconhecidos nem marquem encontros e, se marcarem, avisem a alguém onde estará e com quem estará, recorrendo a locais públicos e movimentados. Tentar marcar encontro em grupos também é uma boa escolha.

A internet tem muitas coisas boas e legais, mas também existe um mundo de perigos e é preciso ser esperta e não dar bobeira. Não caia na ilusão de que você está segura e de que coisas ruins não podem acontecer, sua privacidade é seu bem mais precioso e roubar seus dados ou destruir sua imagem é a coisa mais fácil do mundo para um hacker.

No ano passado, mais de 80% dos usuários adultos de internet no Brasil foram vítimas de crimes cibernéticos, como invasão de perfis em redes sociais, vírus e outros malwares. Cerca de 77 mil brasileiros sofrem golpes online por dia. Ou seja, facilmente você pode ser a próxima vítima.

Fiquem espertas!!!

Beijos!

Amanda (Amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)

Os perigos das redes sociais
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Tags: Dicasfique espertainternetPapo de mulherredes sociaissegurança
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Sobrancelhas Postiças – Como Usar, Cuidados, Onde Vende, Valor

Sobrancelhas Postiças – Já ouviu falar? Nosso rosto é sem dúvidas a porta de entrada de qualquer lugar. Ter falhas…

2 dias atrás

Máscara Wella 30 segundos Resenha

Máscara Wella 30 segundos resenha Olá, amoreeee! Se você é como eu, vive numa correria danada, sabe bem que cuidar…

2 dias atrás

Manchas nas Axilas? Como Evitar

As mulheres possuem alguns dilemas comuns de beleza, e um deles é a axila escurecida e manchada. Sim, ela fica…

2 dias atrás

O que é Ballet Fitness?

Entre as opções de atividades aeróbicas disponíveis nas academias, está o ballet fitness, que consiste em uma espécie de dança…

2 dias atrás

Batom Líquido Matte: Os Melhores, Resenhas, Preços

O batom matte é uma tendência que realmente veio pra ficar e está na boca de mulheres em todo o…

2 dias atrás

Caneta Delineadora: Qual A Melhor? – Marcas, Resenhas, Preços

Caneta Delineadora: O Guia Completo? Você sabia que o Brasil é o terceiro país que tem o maior mercado consumidor…

2 dias atrás