Resiliência

 Meninas!!!

Algumas pessoas conseguem passar pelos obstáculos e pelas adversidades da vida sem sofrer um surto psicológico ou sem ficar com grandes traumas. Essa habilidade é conhecida como resiliência, um conceito emprestado da física e que se refere à propriedade que alguns materiais têm de voltar ao normal depois de submetidos à máxima tensão.

Assim, a Psicologia pegou esse termo para se referir à capacidade de lidar com os problemas, superá-los e usá-los como força transformadora, mudando para melhor e encarando as dificuldades como apenas mais um degrau da vida a ser superado. Ou seja, trata-se da habilidade de se manter estável e são em um ambiente insano, de se sobressair e se construir positivamente diante das adversidades, de manter o equilíbrio mesmo sob pressão.

Uma pessoa resiliente consegue passar pelos problemas com a cabeça erguida, com o bom humor, com consciência de suas responsabilidades, sem culpar os outros pelos seus fracassos e sem se abater. Ela compreende que a vida é feita de altos e baixos, que é preciso cultivar a paciência e acreditar em si mesma, na sua própria capacidade de superar tudo.

Todos nós passamos por muitas coisas na vida que exigem de nós muita coragem e força para atravessar esses momentos, mas para isso não é preciso usar de forças sobrenaturais. A resiliência é uma habilidade que pode ser desenvolvida e que só traz pontos positivos, provocando mudanças nas atitudes e na qualidade de vida, pois ela aprende a lidar com o caos do dia-a-dia, com as pressões, prazos, tensões e estresses.

Para ser resiliente e aprender a encarar a vida e suas dificuldades sem se desestruturar, é preciso ter autoconfiança, buscar conviver com pessoas que acreditam em você e que possam dar apoio, não desistir e não alimentar pensamentos derrotistas como “Tudo é difícil”, “Ninguém faz nada por mim”, “Não consigo fazer nada”. É preciso compreender a vida sob uma outra ótica, sem atribuir aos outros responsabilidades e culpas: é preciso arregaçar as mangas e ir à luta, traçar metas bem definidas, concretas e realistas.

É preciso compreender que as perdas, as decepções e as mudanças fazem parte da vida; que não podemos por nossa felicidade nas mãos dos outros e que não podemos fazer cobranças pois ninguém nos pertence; que as crises representam oportunidades e que tudo na vida depende de como você vê e percebe as coisas.

Na verdade, a pessoa resiliente sabe que é tudo uma questão de escolha: ou sofre, ou aprende e segue a vida. Ela sabe que não dá para ficar remoendo passado, erros, raivas, sabe que não dá para guardar mágoas e ressentimentos e que o melhor a fazer é viver o presente e buscar a própria felicidade.

Por isso, vamos desenvolver nossa resiliência e nos tornarmos pessoas mais fortes, equilibradas e verdadeiros exemplos de superação. Vamos valorizar nossas conquistas, assim seremos pessoas melhores e faremos da vida uma jornada mais rica e cheia de aprendizados.

Beijos!
Amanda Carvalho (amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)

Resiliência
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

3 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.