Solidão

Oi meninas!

Nós vivemos em um mundo globalizado e dominado pelas tecnologias, onde as relações sociais passaram a ser ainda mais valorizadas. Mas ainda assim, as pessoas sentem um vazio que nem sempre conseguem preencher e que faz da solidão um verdadeiro problema não só para a saúde, mas também para a alma da pessoa.

A solidão é um sentimento de isolamento, desesperança, vazio, de que sempre falta algo ou alguém. É muito mais do que a simples falta de companhia, é na verdade uma falta de objetivos, uma anulação daquilo que podemos fazer e que, por algum motivo, não nos sentimos aptos. Quem está passando por esse sentimento, se sente sozinho mesmo diante de uma multidão, pois não há identificação nem a sensação de pertencer a algum lugar ou de ser compreendida.

Esse sentimento é inerente ao ser humano, ou seja, faz parte do repertório de sensações que fazem da humanidade um ser existencial, ligado às questões de querer compreender quem somos e o que queremos, em uma constante busca por um sentido na vida. Algumas pessoas optam por ser ou estar sozinhas, só que não podemos dizer que elas são solitárias, pois foi uma escolha feita de forma consciente e se estar sozinha faz com que elas sintam paz, então não podemos julgá-la como uma pessoa dominada pela solidão.

Por um lado, solidão é um sentimento que, se você não aprender a lidar com ele, vai corroendo por dentro, gerando insatisfações, inseguranças, medo, ansiedade e até mesmo depressão. Por outro, nascemos sozinhos, vivemos independentemente e morreremos sozinhos também, então fica subentendido que a solidão é algo que já vem dentro de nós e com o qual já deveríamos ter aprendido a lidar.

Assim, esse sentimento pode ser saudável, pois quando usamos os momentos de solidão para refletir sobre nós mesmas e sobre nossa vida, estamos contribuindo para nosso crescimento e desenvolvimento rumo à realização. Às vezes, estamos passando por algum momento turbulento e ficar sozinha pode ser uma boa escolha para nos afastar daquilo que está nos prejudicando, fazendo da solidão um processo enriquecedor e fortalecedor.

Então, perceber-se sozinha pode ser muito importante para fazer você compreender sobre si mesma e aprenda a usar esse sentimento como uma mola impulsora para que tome as rédeas da sua vida, passando a agir de acordo com seus sentimentos, se fortalecendo e assumindo sua responsabilidade para com sua própria felicidade.

Use esse tempo que a solidão proporciona para se autoconhecer, se valorizar e aprender mais sobre você mesma. Se esse sentimento estiver causando sérios prejuízos ou se estiver sendo muito difícil lidar, procure ajuda de um terapeuta. Você só tem a ganhar quando aprende a lidar com os próprios sentimentos.

BeijoS!!!

Amanda ( amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)

Solidão
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.