Categories: Comportamento

Todo mundo mente!!

Oi Meninas,

Quem ai assiste a série do Dr. House? Sou fã desse personagem!! Uma expressão que ele sempre fala e que resume o que ele pensa é: Todo mundo mente. E sim, essa é uma grande verdade.

Foto: Reprodução

Todos nós mentimos, em maior ou menor grau. A mentira é, como diria Nietzsche, um defeito excessivamente humano, mas nenhuma explicação é capaz de justificar uma mentira ou desculpar o mentiroso. Mentir é falar ou dizer algo contrário à realidade, é expressar-se de forma contrária àquilo que a pessoa crê, sabe ou pensa. Mentir é inventar uma verdade que não existe, é contar uma outra história, quando se sabe qual a verdade.

Mesmo que a mentira faça parte da condição de sermos humanos, por que mentimos? Desde a infância, aprendemos a mentir para nos isentar de culpas ou para alcançar o que queremos, o que acaba fazendo com que mentir se torne um ato cada vez mais natural para o ser humano, que usa desse artifício para ter poder, para não ter que lidar com a verdade ou para ocultá-la.

Para as religiões, a mentira é um grande pecado, mas para a Psicologia, é um mecanismo de defesa que age de forma inconsciente e que podem ser: negação, quando as situações dolorosas são negadas como se não existissem, projeção, que é quando projetamos nos outros características nossas que não gostamos e introjeção, que é quando introduzimos características dos outros como de fossem nossas.  Para identificar esses processos em nosso comportamento, a terapia é o melhor caminho.

Foto: Reprodução

Já a mentira consciente, a “justificada”, tenta esconder ou falsear os fatos, buscando o bem para nós mesmos e para quem nos cerca. Ela é consciente por sabermos que ela é contrária à realidade, assim, ela pode ser útil e boa quando mentimos para não magoar alguém, por exemplo, ou quando as consequências da verdade são piores do que as da mentira. Porém, quando a mentira passa a ser um hábito constante e que envolva perversidade, hostilidade e consequências sérias e prejudiciais, ai já passa a ser uma doença.

Aliás, o bom de estar consciente de que estamos mentindo é que temos a escolha de faltar com a verdade ou não. Vai de cada um e é preciso assumir todas as consequências das suas mentiras, afinal, ela tem as pernas curtas e, mais cedo ou mais tarde, a verdade virá à tona. E ela tem as pernas curtas por que, primeiro, fazemos um maior esforço quando mentimos, por conta das questões morais que envolvem o ato e, segundo, por que quando é preciso repeti-la, ela vai perdendo a força, virando uma história com fragmentos de verdades e de outras mentiras, pois a sua base é a ficção.

É claro que é impossível falarmos sempre e apenas a verdade, até por que a mentira faz parte até das nossas relações sociais, mas como seres humanos, somos capazes de transformar hábitos, atitudes e comportamentos, por isso, dá para se observar e avaliar se sua relação com a verdade e com a mentira é saudável o bastante para você se sentir bem consigo mesma, sem auto-sabotagens.

Beijos!!!

Amanda Carvalho (amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)

Todo mundo mente!!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Melhor Protetor Solar Para o Rosto: Marcas, Diferenças, Preços

Conheça os melhores protetores solares para o rosto Os protetores solares para o rosto a muito tempo deixaram de ser…

5 dias atrás

Primer Smashbox Resenha: Como Funciona, Diferenças, Como Usar

Primer Smahbox Resenha Maquiagem escorrendo, úmida e com brilho é comum em quem sofre com oleosidade excessiva. Já os poros…

7 dias atrás

Como Tirar Mancha de Espinha Do Rosto: Ácidos, Melhores Tratamentos

Os tratamentos estéticos estão cada vez mais modernos e eficazes, são sem dúvida grandes aliados para quem busca um rosto…

3 semanas atrás

Cabelos Longos Com Franja: Cabelos Para Se Inspirar e Copiar

Cabelos Longos Com Franja Tá querendo mudar o visual mas não quer abrir mão do comprimento do cabelo? Que tal…

3 semanas atrás

Cabelos Ruivos Curtos: Fotos Inspirações

Cabelos ruivos curtos Tons de vermelho podem ser morango, cobre, castanho avermelhado, vermelho uva, mesclados em tonalidades mais discretas ou…

3 semanas atrás

Cabelos Curtos para Senhoras: Ideias Pra Copiar Já

Cabelos Curtos para Senhoras Cabelo curto é ideal para mulheres que querem parecer mais jovens - além de ser muito…

4 semanas atrás