5 dicas para decorar quartos pequenos

Quem me acompanha pelo Insta (@julopespe) e pelo Face (AQUI), sabe que minha casa está em reforma e que, obviamente, eu tô arrancando os cabelos, porque reforma tira qualquer ser vivente do sério. Para piorar tudo, o meu quarto é pequeno e, portanto, inversamente proporcional ao tanto de coisa que tenho, o que me faz buscar soluções inteligentes e viáveis ($$$) para  otimizar o espaço.

Quando tudo estiver pronto (daqui uns 10 dias, assim espero) volto aqui e mostro tudo, mas antes quero fazer um “apanhado” geral do que me guiou para aproveitar adequadamente o ambiente.

Antes de começar é preciso dizer que você só deve ter no quarto o que realmente precisar, o que realmente vai usar, porque, por exemplo, se você nunca estuda ou trabalha no quarto, qual a lógica de ter uma bancada de estudo/trabalho? Nenhuma!

decoracao-quarto-feminino-modelos

Cores

É fato que as cores claras, sobretudo o branco, dão a ilusão de amplitude e, por isso, devem ser utilizadas o máximo possível. Além disso, elas garantem maior luminosidade no ambiente, o que é de suma importância.

Acontece que se você, como eu, não vive sem cor, dá para, mesmo em pequenos espaços, ter paredes coloridas. Uma opção é usar uma cor forte na parede da cabeceira ou então parede com listras verticais, que dão ilusão de que o ambiente é maior do que realmente é.

Móveis Planejados

Investir em móveis planejados, que são, sim, mais caros, é uma boa pedida para quem tem pouco espaço, pois só assim dá para aproveitar cada pedacinho do quarto. O ideal é ter móveis multifuncionais, que sirvam para várias coisas e consigam, ainda, servir de “armário”, como, por exemplo, a  cama baú, onde dá para guardar as roupas de cama.

decoracao_quarto_pequeno-1

Camas que possuem “vão” embaixo podem ser um ótimo lugar para uma sapateira horizontal, feita com rodinhas e placas de MDF. Camas com gavetas também são boas opções.

Uma bancada de estudos pode ser, na parte de baixo, uma sapateira, ou pode ter pequenas peças com rodinhas para guardar pequenos objetos.

Além disso, o ideal é que os móveis possuam cores claras,  para garantir uma sensação de maior amplitude. Móveis espelhados também são uma ótima opção para aumentar a percepção do espaço, já que eles refletem a luz.

Prateleiras flutuantes para objetos de decoração, livros e utilidades, sobretudo as mais altas, são também boas opções.

decoracao-quarto-pequeno-fotos

Outra coisa boa é o tal do “puxador invisível”, porque até mesmo com os puxadores a gente perde espaço e mesmo que sejam 2, 3 centímetros  é melhor “economizar”, né?

Portas de Correr

Nos armários, o melhor são as portas de correr, pois isso reduz a necessidade de espaço para a circulação, já que não é preciso garantir os tais dos 60 cm necessários para que as portas abram.

Invista Nos Espelhos!

Os espelhos ampliam visualmente o ambiente e devem ser utilizados, sobretudo nos móveis, como na porta dos armários, para não “ocupar” espaço.

decoracao-quarto-pequeno-feminino

Organização é Essencial!

Com o espaço pequeno, evitar a bagunça é de extrema importância, assim como ter cada coisa em seu devido lugar.  Quanto maior a bagunça, menor e mais poluído parece o ambiente.

No próximo post mostro todas as minhas “soluções”, tá?

Beijos

Ju Lopes

5 dicas para decorar quartos pequenos
2 (40%) 2 Votos

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

2 Comments
  1. Decoração é o que há e estes espaços ficaram chow de bola.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.