O que é foliculite?

Como funciona a depilação a laser? foliculite

Quando algum pelo ao redor do corpo possui certa dificuldade em nascer, acaba inflamando a pele no seu entorno. Para esta inflamação se dá o nome de foliculite, uma doença de pele que pode ser evitada com cuidados especiais. O ideal é evitar a formação da foliculite, pois apesar dos tratamentos estéticos serem eficazes, pouco se pode fazer em termos domésticos. O termo foliculite é derivado dos folículos pilosos, que são aquelas raízes brancas que você enxerga quando depila alguma área do corpo com cera. Os folículos pilosos, por sua vez, são gerados a partir das ações dos bulbos capilares.

Existem várias causas das inflamações da pele por conta da inflamação dos pelos, ou simplesmente foliculite, como, por exemplo, o atrito da pele, o atrito das roupas, a presença de bactérias, a presença de fungos, a contaminação através do uso de toalhas, a contaminação através do uso de roupas e a falta de higiene pessoal. Todas estes fatores resultam em bolinhas brancas ou marrons na superfície da pele, que são mais fáceis de serem tratadas por não terem a tonalidade alterada. Mas, o tipo de foliculite que mais incomoda e ocasiona imperfeições é aquela causada por causa dos métodos depilatórios.

Enquanto a gilete e o creme cortam os pelos, ocasionando atrito com a superfície da pele, a cera, a pinça e a máquina arrancam os pelos desde as raízes, ocasionando atrito diretamente da epiderme, no interior da pele. O que ambos possuem em comum é a capacidade de gerar foliculite. Os métodos depilatórios que cortam os pelos machucam a pele, podendo escurecer a região devido ao atrito. Se a região já possui inflamações resultantes de bactérias ou fungos, por exemplo, as foliculites passam a ter coloração. Já os métodos depilatórios que arrancam os pelos pelas raízes podem ocasionar reações alérgicas.

Os dois métodos depilatórios podem piorar o estado da foliculite que até então é apenas uma bolinha da mesma cor da pele. Avermelhada, a região da pele em torno do pelo inflamado pode formar erupções cutâneas, espinhas com pus, manchas marrons, acúmulo de células grossas e coceiras. A foliculite vermelha com pus costuma surgir geralmente na virilha, enquanto a foliculite comum costuma surgir nas pernas. Esfoliar a região afetada pode resolver o problema provisoriamente, mas pode incentivar a melanina do organismo a produzir pigmentos escuros na pele. Por isso, pomadas, medicamentos e compressas mornas são melhores soluções para acalmar a pele.

Como a pele afetada pela foliculite costuma causar certo desconforto ou ardência, principalmente quando necessita uma nova depilação, o ideal é evitar todas as possibilidades de atrito. Além das pomadas, dos medicamentos e das compressas mornas, um médico profissional pode descobrir quais são as bactérias e os fungos que estão presentes junto com a inflamação e com os atritos para receitar um tratamento específico para a foliculite. Contudo, mesmo após a pele se curar, nada impede os pelos de terem dificuldade em crescer para fora da pele, ocasionando novamente a foliculite. Para solucionar o impasse, que abala a auto-estima feminina, só há uma saída.

A depilação com luz pulsada e a depilação com laser são duas alternativas para acabar com os pelos do seu corpo durante alguns anos. Com a inexistência de pelos, não há foliculite, então ambos os tratamentos estéticos são as opções mais eficazes para o problema em questão. Tanto a depilação com luz pulsada quanto a depilação a laser agem através da emissão de um comprimento de onda na superfície da pele. A luz e o laser esquentam sob a região e atingem os bulbos capilares que são responsáveis por fazer os pelos existirem. Debilitados por estes tratamentos estéticos, os bulbos capilares vão perdendo a sua capacidade de produzirem pelos.

O que é foliculite?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.