Categories: Dieta

A Dieta Alcalina Funciona?

A dieta alcalina, que vem tomando conta das redes sociais e dos demais meios de comunicação, baseia-se no fato de que o nosso organismo foi, supostamente, programado para ser alcalino. Prova disso é que o pH da imensa maioria das nossas células e fluidos é  alcalino. Até o nosso sangue é ligeiramente alcalino, de forma que o nosso organismo tente a usar de inúmeros meios para manter esse teor de alcalinidade no sangue.

Entretanto, o organismo também cria, através de suas funções corporais, ácidos e, por isso, precisa de um sistema que equilibre essa acidez para se manter alcalino. Teoricamente, a reserva de alcalinidade do organismo manteria essa “balança” equilibrada, só que, com a dieta absolutamente errada que a grande maioria da população tem, que, geralmente, é rica em alimentos ácidos, o organismo não consegue “dar conta”.

Só para ter uma ideia, vamos pegar uma bebida consumida largamente no mundo todo, que é a Coca-Cola. Essa bebida tem o  pH entre 2 e 3, que é altamente ácido. Isso, em conjunto com a enorme quantidade de porcarias, fast food, produtos lácteos e carnes que consumimos diariamente gera o caos orgânico! A grande maioria dos alimentos consumidos hoje são ácidos, como o açúcar, as gorduras, os fermentos, o álcool, os alimentos refinados  e os produtos lácteos, por exemplo.

Supõe-se que muitas doenças são derivadas dessa acidez excessiva, dentre elas a osteoporose, já que para manter o pH alcalino, o organismo usa suas reservas, como o cálcio, e menos cálcio significa mais problemas ósseos.

Mas quais são, afinal, os alimentos alcalinos? Os alimentos alcalinos são, em sua maioria, os vegetais frescos, as sementes, os cereais integrais, a amêndoa e  o limão (sim, no organismo o limão é alcalino e tem o poder de alcalinizar o sangue!), dentre outros.

Para saber se os alimentos são ou não alcalinos é preciso analisar alguns fatores. Por exemplo, se ele for  rico em minerais alcalinos, como o cálcio, o magnésio, o potássio e o sódio, ele tende a ter um efeito alcalinizante.  Contudo, mesmo se tiver minerais alcalinos, o alimento será ácido se conter açúcar, fungos, fermentos ou se for fermentado, processado ou refinado.

As frutas, em sua grande maioria, são consideradas ácidas devido a grande quantidade de açúcar na sua composição (frutose). As exceções aqui são o limão, que tem grande poder de alcalinizar o organismo, o abacate e a lima, além da melancia, que tem doses baixas de açúcar.

Assim, para manter o organismo funcionando direito, devemos ter uma dieta que privilegie os alimentos alcalinos (consumo médio de 80% de alimentos alcalinos para 20% de alimentos ácidos) em detrimento dos alimentos ácidos.

Além disso, não se pode esquecer que é indispensável tomar bastante água durante o dia, para manter o organismo hidratado, saudável e cheio de energia, pois a água ajuda a liberar as toxinas do organismo.

No próximo post explico direitinho o motivo pelo qual o açucar, tão consumidos nos dias de hoje, é considerado um verdadeiro veneno para a dieta e para a saúde , certo?

Beijos

Ju Lopes

A Dieta Alcalina Funciona?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Cabelos Curtos para Senhoras: Ideias Pra Copiar Já

Cabelos Curtos para Senhoras Cabelo curto é ideal para mulheres que querem parecer mais jovens - além de ser muito…

2 dias atrás

Remédio Que Tira Vontade de Comer Doce: Resenha Cromo

Picolinato de Cromo Resenha Sabe quando estamos de TPM e dá aquela vontade louca de comer doces? Pois bem, o…

2 dias atrás

Corte Para Cabelo Longo: Tendências, Fotos Inspirações

Corte para cabelo longo A gente fala muito por aqui dos cortes para cabelos curtos que estão super em alta,…

3 semanas atrás

Acidificante: O Que É? Como Usar?

Acidificante Desde que postei no meu instagram @blogdakika sobre o [acidificante da K.Pro] recebo muitas perguntas de leitoras que querem…

3 semanas atrás

Acidificante K Pro Resenha: O Que É, Como Age, Como Usar

Acidificante K Pro Olá miossss amores.... Hoje vou falar do [acidificante da KPro]! Quem me acompanha por aqui ou nas…

3 semanas atrás

Fabíula Nascimento Cabelo: Cor do Cabelo, Corte, Fotos Inspirações

Fabíula Nascimento Cabelo A atriz Fabíula Nascimento mudou o cabelo recentemente e agradou seus fãs... A diva que agora desfila…

3 semanas atrás