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Abobrinha: Amiga da Dieta e da Saúde!

Minha alimentação sempre foi uma piada, regada a tudo o que não presta, por isso vocês não tem noção do quanto fico feliz quando encontro alguma reportagem sobre algum alimento que eu como e que faz bem para a saúde!

Foi assim esse final de semana, quando “descobri” que a abobrinha, além de gostosa e pouco calórica, faz um bem danado ao organismo. Alegria define!

Para quem não conhece, a abobrinha parece um pepino, só que grande (eu acho!), e tem um sabor leve, suave, além, de oferecer cerca de 20 calorias por 100 gramas, o que é bem pouco.

Por ser pouco calórica, é bastante utilizada para preparar pratos para quem está em dietas de redução ou manutenção de peso.

Além de pouco calórica, a abobrinha é rica, muito rica, em nutrientes! Contém proteínas, fibras, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina C, sódio, cálcio, magnésio, potássio, ácido fólico, ferro e fósforo.

O magnésio presente na abobrinha, associado ao cálcio, ajuda na saúde óssea, o que previne de doenças como a osteoporose. Já o potássio melhora a elasticidade da parede das artérias, o que mantém a pressão estável

.

Por outro lado, o ácido fólico ajuda na prevenção de má formação fetal, o que é ótimo para gestantes, e na prevenção de doenças cardiovasculares, o que é bom para todo mundo, né?

A grande quantidade de fibras garante o bom funcionamento intestinal, evita a constipação,  limpa o intestino, proporciona uma maior sensação de saciedade e previne alguns tipos de tumores. Devido a presença do betacaroteno, é considerada antioxidante, o que protege o organismo da ação dos radicais livres e da oxidação.

Há quem diga que ajuda a controlar enjoos, a reduzir a pressão, já que é rica em niacina (vitamina B3) e possui ação vermífuga.

Além de todos esses benefícios, a abobrinha possui propriedades anticancerígenas, conforme constatação de um estudo realizado na Universidade do Arizona, que encontrou na sua composição uma substância chamada tripsina, que é anticancerígena.

Como cerca de 90% da abobrinha é água, é um alimento de fácil digestão, que pode ser consumido de dia ou de noite, crua, cozida, assada, refogada ou grelhada. Ou seja, é super versátil e dá para incorporar, ainda, em vários tipos diferentes de pratos, com os mais variados temperos, como cebola, alho, azeite, vinagre, dentre outros.

O fato de ter muita água ajuda, ainda, a manter o organismo hidratado.

Apesar da versatilidade, o ideal é consumi-la crua ou, no máximo, feita no vapor, já que com o cozimento há perda de vitaminas, sobretudo da vitamina A e da vitamina C.

O ideal, ao comprar a abobrinha, é optar pelas de tamanho médio, com a casca firme, lisa, sem “machucados”,  com o cabinho, com a cor verde ou amarelada , e relativamente pesadas. A conservação deve ser feita na geladeira, preferencialmente em sacos plásticos, e elas costumam durar até sete dias.

Ah, e para completar, não é um alimento caro, então dá para todo mundo ter acesso. Ou sejaaaa, é comprar, consumir e aproveitar os benefícios!

Beijos

Ju Lopes

Abobrinha: Amiga da Dieta e da Saúde!
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Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

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