Não é novidade que as fibras são essenciais na nossa dieta, já que garantem o bom funcionamento do intestino.
A novidade é que já existem estudos que comprovam que quanto mais fibras consumirmos menores serão os acúmulos de gordura visceral, que é justamente aquela que nós queremos perder, pois ela se encontra entre o intestino e os demais órgãos abdominais.
Ademais, quanto maior o consumo de fibras, menor será o consumo de gorduras e amido, o que ajuda no controle e na eliminação do peso excedente.
As fibras tem o poder de tornar a digestão mais lenta e de fazer com que o açúcar seja absorvido gradualmente, o que impede o organismo de produzir insulina em excesso e, assim, estocar gordura no abdômen.
Como interferem no metabolismo dos lipídios e do amido, garantindo que a absorção de nutrientes seja feita de forma mais lenta, elas promovem sensação de saciedade, o que leva ao emagrecimento.
As fibras podem ser solúveis e insolúveis. As solúveis são altamente viscosas em contato com a água e tem o poder de retardar o esvaziamento gástrico, aumentar o tempo do trânsito intestinal, retardar a absorção da glicose e diminuir o colesterol plasmático.
As fibras solúveis promovem, ainda, uma melhora geral no sistema imunológico, pois possuem a capacidade de transformar as células de defesa pró-inflamatórias em anti-inflamatórias.
Além disso, beneficiam o organismo de inúmeras outras formas, pois fornecem proteção contra doenças cardiovasculares e intestinais.
São encontradas na aveia, no feijão, no grão de bico, nas sementes, nos vegetais e nas frutas.
As fibras insolúveis captam pouca água e atuam na diminuição do tempo do trânsito intestinal, no retardo da absorção da glicose e da hidrólise do amido.
Elas são encontradas em grãos e cereais integrais.
Para que as fibras cumpram seu papel no organismo é indispensável que o consumo de líquidos seja adequado, portanto tomem, no mínimo, 1,5 litros de água por dia.
Beijos
Ju
julianalopes@patricinhaesperta.com.br
Sempre fui fã de aveia.
🙂