Alimentos Que Reduzem A Retenção De Líquidos

Vocês já tiveram, fora do período menstrual, a sensação de ganho de peso e de inchaço que aparece do nada? Uma sensação que se materializa como que por milagre em pés inchados, rosto mais cheinho, aumento da circunferência abdominal e dos seios?

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Eu sempre tive isso e achava que era neurose, mas acabei descobrindo que o nome era outro: retenção de líquidos!

A retenção de líquidos pode ter inúmeras causas, dentre as quais os problemas renais e hormonais, passando por causas genéticas, hipertensão, uso de determinados remédios e até alimentação inadequada.

A alimentação inadequada  é, quase sempre, a principal causa da retenção de líquido.

Alimentos enlatados, embutidos e em conserva, refrigerantes e temperos  prontos devem ser evitados o máximo possível, poi são ricos em sódio, que é o principal vilão da retenção hídrica.

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Alguns alimentos como a batata doce, o repolho, a couve e a couve flor,  apesar de não possuírem um alto teor de sódio, devem ser evitados pois fermentam no estômago e provocam inchaço.

Os doces também precisam ser evitados, assim como as frituras e o fast – food, pois eles aceleram a produção de toxinas e fazem o organismo reter líquidos.

Para  combater o inchaço e a retenção de líquidos é preciso, primeiro, ingerir bastante água, pois isso estimula os rins, elimina toxinas e melhora a circulação. Ademais, quando o organismo não está devidamente hidratado as células começam a reter mais líquido como mecanismo de defesa e isso aumenta o inchaço.

Alimentos com alto teor hidrico como a melancia, o pepino, o chuchu, o abacaxi e a abobrinha são extremamente importantes para combater a retenção de líquidos pois possuem quase 90% de água, o que garante a hidratação do organismo.

O melão, o agrião, a rúcula e a beringela são exemplos de alimentos diuréticos, que eliminam o excesso de líquidos do corpo, assim como os chás diuréticos.

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Os alimentos ricos em magnésio (cereais integrais e castanhas) devem ser adotados pois trata-se de um mineral essencial para a hidratação do organismo, já que é ele quem torna a membrana das células permeável à água.

Além disso, alimentos que ativem a circulação, como as folhas verde escuras, e o alho, que combate o inchaço, são essenciais para quem quer se livrar do excesso de líquidos.

Seguindo essas dicas fica muito mais fácil evitar que o organismo retenha líquidos, tá?

Beijos

Ju

julianalopes@patricinhaesperta.com.br

Alimentos Que Reduzem A Retenção De Líquidos
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Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

5 Comments
  1. NOSSA NEM ME FALA EM RETENÇÃO DE LIQUÍDO!
    É A PIOR COISA! DEPOIS QUE ENTREI NA ACADEMIA SENTI QUE DESINCHEI BASTANTE
    E TBEM ASSOCIADA COM DIETA ENTÃO É UMA MARAVILHA!

  2. Tayná Ramos disse:

    É um problema a retenção…sofro bastante c ela, o mais engraçado é que para combater a retenção de líquidos é beber mais líquidos rsrs, exercício tbm é fundamental… Tem um remédio q se chama lasix…é um diurético ótimo tb!!!
    Suco de berinjela (eca) ajuda e muito!
    bjus
    🙂

  3. Andréa Duarte disse:

    Depois que comecei a beber água direito e parei com refri, emagreci 15kg e minha pele e cabelo estão maravilhosos! Mesmo assim, percebo inchar um ‘cadinho no período menstrual, mas isso já é por motivos hormonais, né?! Obrigada pelas dicas. Boa semana!

  4. SOFRO MUITO COM A RETENÇAO! VOU SEGUIR SUAS DICAS.

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