Benefícios da Chlorella no Emagrecimento

A chlorella (Chlorella pyrenoidosa ou regularis ) é uma alga verde de água doce,  unicelular da família  cyanophyta, clorofilada (é considerada a maior fonte de clorofila do mundo) e uma das mais antigas formas de vida do planeta.

Elas desenvolvem-se de forma espontânea em tanques e lagos e foi “descoberta” pelos japoneses, que são consumidores antigos de algas como complemento alimentar. Atualmente, aliás, o Japão, e também a China, são os maiores produtores de chlorella, que é cultivada nesses dois países em escala industrial.

Os primeiros estudos científicos sobre essa alga foram feitos na época da 2ª Guerra Mundial por norte-americanos e alemães, que procuravam uma complementação alimentar que fosse eficiente para os soldados usarem nos campos de batalha.

O Que Tem Nessa Alga?

É uma alga de elevado valor nutritivo que contém as seguintes substâncias: oleucina, leucina, lisina, fenilalanina, tirosina , metionima, cisteína, treonina, triptofano, valina, arginina, histidina, alanina, ácido aspártico, ácido glutâmico,  glicina, prolina, serina, proteínas, lipídios, fibras, carboidratos, xantofila, caroteno, vitamina B1, vitamina B2,  vitamina C, clorofila,  vitamina E,  ácido nicotínico, vitamina B6, vitamina B12, ácido pantotênico,  ácido fólico,  cálcio,  fósforo, ferro, sódio, potássio e magnésio.

Pela análise da composição nota-se que ela contém 60% de proteínas, o que é mais que a carne de soja, carne de vaca e o trigo, sendo capaz de produzir 50% mais proteínas que qualquer outro ser vivo. Contém uma quantidade bem alta de beta-caroteno, o precursor da vitamina A, de modo que consegue ter dez vezes mais beta-caroteno que a cenoura. Possui oito aminoácidos essenciais e todos os aminoácidos não-essenciais, vitaminas diversas, o ácido fólico e pantotênico, boas doses de biotina, colina e inositol, PABA, sais minerais e outros componentes importantes para a saúde e o correto funcionamento do organismo.

Conheça-a-Chlorella-1

Propriedades

1-      É tido como um suplemento alimentar de ação desintoxicante, promovedor da reparação tecidual e da integridade celular normalizante da função intestinal e estimulante do sistema imune, dentre outras coisas.

2-      Estudos comprovam que essa alga atua no fortalecimento do organismo e na ativação celular. Como possui substâncias que ajudam na eliminação da acidez sanguínea, melhora o funcionamento do organismo. O   polissacarídeo ácido, chlon-A purificado do extrato da chlorella, é tido como uma substância que previne e retarda o desenvolvimento de células cancerosas, e ela possui, ainda,  a CGF (chlorella Growth Factor), que é  composta por  um nucleopeptídeo sulfurado, um polissacarídeo e algumas outras substâncias que agem ativando as funções fisiológicas e estimulando o sistema imune.

3-      A clorofila e o magnésio encontrados na alga são transformados em elementos fundamentais para o sangue, enquanto as boas doses de cálcio auxiliam  no tratamento de fraturas, enfraquecimento ósseo e no combate a osteoporose.

4-      Contém altas doses de fósforo, que garante uma maior atividade cerebral, ajuda a combater a hipertensão e a reduzir os níveis do colesterol e triglicerídeos.

5-      A alta concentração de clorofila aumente muito a sua capacidade desintoxicante, além de  ajudar a regular o sistema digestivo, por causa da quantidade de fibras.

6-      Garante uma maior sensação de saciedade, sendo, por isso, indicada para dietas de manutenção e perda de peso.

7-      Normaliza o processo digestivo e é indicada para quem tem problema no intestino como prisão de ventre, por exemplo.

8-      Mantém o pH do sangue em níveis ideais.

9-      Ajuda em casos de alergias e aumenta a imunidade.

Indicações

A Chlorella é indicada nas seguintes situações (lembrando que trata-se de um fitoterápico):

  • Para estimular o sistema imune
  • Na convalescença de enfermidades e para prevenir seu aparecimento
  • Nos estados de carência alimentar, como em dietas de redução de peso, como suplemento nutricional
  • Auxiliar nos regimes de emagrecimento, já que aumenta a sensação de saciedade e desintoxica o organismo
  • Ajuda em distúrbios digestivos e cardiovasculares]
  • Em casos de anemia
  • Para fortalecer o organismo
  • Em casos de azia e gastrite
  • Para combater a fraqueza e a debilidade física e mental
  • Para combater o estresse
  • Na senilidade
  • Contra o envelhecimento precoce
  • Em casos de inflamação
  • Para memória fraca
  • Em casos de desnutrição
  • Em quadros de doenças degenerativas e doenças  cardiovasculares
  • Em quadros de colesterol e triglicerídeos elevados

Essa alto é de fácil digestibilidade e possui um alto índice de absorção, o que decorre do seu sistema de desintegração da parede celular, que vem a ocorrer durante o processo de secagem pela qual é submetida.

chlorela-green-gem-pó

É contraindicada em casos de hipersensibilidade aos componentes do produto

Possíveis efeitos colaterais:

Em pessoas que tenham sensibilidade ela pode ocasionar diarreia leve e/ou erupções, mas, via de regra, não é necessário suspender o uso já que em pouco tempo o estado tende a se normalizar.

Informações Extras

  • É indicado no período gestacional e na lactação para prevenir a anemia, mas deve ser receitado por um médico.
  • Para ajudar em quadros de emagrecimento recomenda-se o seu consumo 30 minutos antes das refeições.
  • Dosagem e modo de usar: ingerir  300 mg de de chlorella/dose ou a critério médico, 3 a 4 vezes ao dia.
  • A melhora geral do organismo ocorre em pouco tempo, mas é preciso que tenha continuidade no uso.
  • Pode ser usado por crianças, idosos e adolescentes, mas sempre com indicação médica.
  • O consumo é seguro, mas deve-se ter muito cuidado com a procedência dessa alga, já que existem muitas falsificações.
  • Essa alga é tida como um alimento completo e foi por isso que serviu de suplemento durante a Segunda Guerra Mundial, sendo utilizada atualmente como  suplemento nutricional pelos astronautas da NASA em viagens espaciais.

Dá pra perceber que essa algo é extremamente importante para o nosso organismo, não é mesmo? Quem a consome com regularidade costuma declarar que há uma melhora substância em todo o organismo, o que a torna um tônico geral.

Entretanto, como costumamos ressaltar aqui, é preciso ter cuidado com o consumo, pois mesmo sendo um fitoterápico, só deve ser consumida com indicação de um profissional de saúde, que é quem vai poder indicar a dosagem correta para cada caso.

A chlorella pode ser encontrada facilmente em casas de produtos naturais e também em farmácias, e não costuma ter um preço elevado. O valor fica na “casa” das 30 Dilmas por 60 cápsulas de 300 mg cada.

Alguém aqui consome?

 

Benefícios da Chlorella no Emagrecimento
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Deixe seu comentário

Comentários